Connect with us

Hi, what are you looking for?

Artigos

Bateria viciada no celular: o que fazer

steve johnson f gxmsZlj9c unsplash - Bateria viciada no celular: o que fazer

A bateria viciada do celular na verdade não é algo tão comum. Há algum tempo as baterias são feitas de Lítio, um material que não fica “viciado” como os de antigamente. Mesmo assim, as baterias mais atuais vem com um número certo de ciclos a serem feitos, o que pode acabar diminuindo sua performance depois de certo tempo.

Pensando nessa perda da performance, fizemos uma lista para te ajudar a diminuir a queda de desempenho da bateria. Veja só:

1 – O problema pode ser o carregador

Primeiro, é importante checar se o problema não está no carregador. Se o utilizado não for original, ele pode ser uma das causas da baixa duração da bateria. Para se certificar que o problema não está nele, utilize outros tipos de cabo, de preferência originais, e veja se a bateria dura mais ao longo do dia.

2 – problemas no conector de carga

Outra parte importante a ser observada é o conector de carga do celular. Normalmente só é possível saber se o problema é ele ou a bateria consultando uma atendimento especializado. Mas um conector com problema também pode causar um “mau-carregamento” e ocasionar em uma carga pouco durável.

Em alguns casos, apenas uma limpeza do conector é necessária. Com o tempo, essas entradas podem acumular poeira, e acabar perdendo a facilidade na conexão com o cabo. Neste vídeo é possível ver como a limpeza é rápida, e pode até mesmo ser feita em casa.

3 – Carregue a bateria sempre até 100%

O ideal é deixar que a bateria carregue com o celular desligado. Assim você evita sobrecarregá-la e forçar o aparelho na hora da carga. Caso não seja possível, vale utilizar apps menos pesados, que não exijam a reprodução de vídeos e fotos durante muito tempo. 

O melhor é deixar que o celular complete a carga todas as vezes que conectado ao carregador. Dessa maneira a bateria concluí o ciclo e garante maior durabilidade.

4 – Faça o teste da bateria

Para ter certeza que sua bateria está mantendo a carga, siga as instruções do 3º item, deixando seu aparelho carregar até 100%. Em seguida, desligue o celular por 1 minuto e ligue novamente para se certificar de que a bateria permanece completa.

Caso ela tenha perdido uma porcentagem da carga durante o processo, repita-o até que o celular esteja com a bateria calibrada. No entanto, se depois de algumas tentativas você perceber que ele não mantém a carga máxima, o ideal é repor a bateria, porque aquela está mesmo danificada.   

5 – É hora de repor a bateria?

Atenção! Caso você perceba que o seu aparelho esquenta muito na parte debaixo enquanto carrega, que a parte de trás está inchada, ou que ele apresenta ruídos que não vem de nenhum app ou notificação, você provavelmente precisa trocar a bateria. Nestes casos, ela corre sério riscos de causar danos maiores ao seu celular, ou até explodir enquanto carrega. Esses são sinais sérios que devem ser reparados imediatamente.

Se você quiser economizar, mas ainda assim garantir uma manutenção de qualidade, conheça nossos Guias de Manutenção de Celular. Eles são totalmente gratuitos e ensinam passo-a-passo como trocar a bateria de diversos modelos de aparelho.

Neste post nós separamos algumas formas de ajudar a aumentar a vida útil de uma bateria “viciada” depois de algum tempo de uso. Mas aqui, você descobre também pode descobrir como aumentar a duração da carga durante o dia.

 

Gostou do post? Conta pra gente nos comentários qual outro assunto merece destaque aqui no Blog Empório!

E acompanhe nosso Instagram para encontrar as melhores dicas de cuidados e manutenção com seu aparelho.

21 Comments

21 Comments

  1. Gabriela Telesforo Oliveira

    7 de novembro de 2018 at 10:00

    Se ficar mexendo enquanto carrega vicia a bateria?

  2. Carla Tanaka

    8 de novembro de 2018 at 10:22

    Oi, Gabriela. As baterias mais modernas não ficam mais viciadas, só diminuem a durabilidade caso o uso seja inadequado. Mexer enquanto carrega pode prejudicar sim.
    Confira essa e outras dicas na nossa postagem específica para cuidados com a bateria:

    https://emporiodocelular.com.br/blog/como-aumentar-a-durabilidade-da-bateria-do-seu-celular/

    Obrigada (:

  3. Maria Raquel

    8 de novembro de 2018 at 13:26

    Me ajudou bastante na decisão de trocar a bateria, inclusive também li o outro artigo para auxiliar a fazer isso em casa. Obrigada!

    • Wemerson

      25 de outubro de 2021 at 10:52

      AMINHA bateria não está a
      Seitando choque.o que devo fazer

  4. Gabriel Freitas

    8 de novembro de 2018 at 21:35

    Nossa, sofri muito com bateria. Vou tentar seguir essas dicas pra não ter tanto problema.

  5. Ana Júlia Ribeiro da Silva

    24 de junho de 2019 at 16:37

    Meu celular estava normal, eu fui em um show e passei a noite toda usando ele, filmando algumas partes do show e etc. No outro dia pela manhã quando ele foi descarregando normalmente, chegou em 5% a bateria ficou como se fosse em contagem regressiva, 5…4…3…2..1.., e quando carrego normal ela, ela diminui porcentagem mesmo eu sem mexer, tipo passa uns minutos e baixa 1%, meu celular tem 9 meses de uso.

    • Daniel konig Barbosa

      11 de junho de 2021 at 17:38

      O meu tmb é assim Ana Júlia. Mesmo se eu carrego ele fica no 1% e dps desliga e dps de uns 3 min ele volta ao normal aí fica uns 2% aí vai indo. Mas tmb tem um problema quando jogo em jogos por exemplo mesmo se for 12 MB ele baixa muuuuiito a bateria. Mas vou fazer isso pra ver como fica 😀😀😀😀😀😀. DPS eu comento aqui 😉😉😉😉😉😉

      • Glória

        12 de setembro de 2021 at 00:19

        Meu celular desliga quando chega em 20%. Ele não fala “Bateria restante: 0%” ou “Desligar: Encerrando…”. Ele simplesmente apaga. Se ele tiver 21% ou 20% quando apaga, eu conecto o carregador e ele volta com essa porcentagem. Mas se ele consegue chegar em 19%, ele zera a bateria. E se eu desligar o celular ou reiniciar perto dos 30%, ele só vai ligar novamente se estiver conectado ao carregador. Ele também carrega na velocidade da luz, exemplo: Conecto ele com 32%. Se passam 10 minutos e agora ele tem 78%.

        Ele só tem exatamente um ano de uso, tenho um antivírus e não deixo apps abertos. A parte de trás dele está inchada, mas não é embaixo, é no meio. Uso o carregador original ( Asus ) e uso o brilho mínimo sempre.

        Alguém me ajuda??

        • Geysi

          7 de janeiro de 2022 at 01:06

          Meu caso ☹️☹️

        • Ricardo

          23 de abril de 2022 at 14:37

          O meu também glória,se eu estiver usando meu celular com a porcentagem da bateria perto de 20% ele começa a travar e a se mexer sozinho, aí quando cheia 20 ele descarrega,mas eu não uso o carregador original.( E ele esquenta muito)

    • Marcos

      19 de julho de 2021 at 19:32

      Nunca use a carga total da bateria tenha um power bank em eventos como esse.
      Se for filmar deixe no modo avião pra poupar a bateria pra camera. Não faça transmissão ao vivo ou upload sem um carregador.

  6. Sara

    29 de julho de 2019 at 11:24

    Nossa. No site do meu celular diz pra nunca deixar carregar té 100% nem deixar chegar a menos de 20% mas sempre carregar entre 20 a 60% até 80%, pra não desgastar a bateria pq quanto mais ciclos de carga completos, menos vida útil a bateria tem..

  7. Thais priscilla gomes soares

    26 de setembro de 2019 at 21:32

    O que fazer quando a bateria e imbutida para descobrir se esta viviada

  8. Danieli

    28 de setembro de 2019 at 19:30

    A bateria do meu celular viciou, depois eu comprei outra por 100 reais e o celular continuou viciada e só durou 5 mês! E inchou.

  9. geovana

    21 de maio de 2020 at 02:44

    O meu celular descarega muito rapido a bateria esta viciada

    • Daniel konig Barbosa

      11 de junho de 2021 at 17:40

      O meu tmb é assim Ana Júlia. Mesmo se eu carrego ele fica no 1% e dps desliga e dps de uns 3 min ele volta ao normal aí fica uns 2% aí vai indo. Mas tmb tem um problema quando jogo em jogos por exemplo mesmo se for 12 MB ele baixa muuuuiito a bateria. Mas vou fazer isso pra ver como fica 😀😀😀😀😀😀. DPS eu comento aqui 😉😉😉😉😉😉

  10. Renan

    11 de setembro de 2021 at 19:22

    Olá, a minha bateria não dura mais de uma hora e isso me atrapalha bastante quando preciso fazer uma pesquisa para o colégio e tal, quando eu ponho meu celular no carregador a bateria vai até uns 20% e pula direto para 100%, mas mesmo assim não dura quase nada, eu comprei uma bateria nova a contínuo do mesmo jeito, eu não sei oq fazer e no momento não tenho condições d comprar outro celular, vcs sabem como me ajudar? Seria muito bom pq não tenho idéia do que fazer, obg.

  11. Bruno

    21 de setembro de 2021 at 08:40

    Meu celular e da positivo compensa trocar a bateria

  12. [email protected]

    27 de setembro de 2021 at 19:41

    Aqui diz que somente os celulares mais antigos vaciava a baterias, quando vocês falando de celulares que não vicia mais a baterias, vcs estão falando de quais celular…????
    Exemplo meu celular é o A20s, e ela tá tendo muito pouco durabilidade de bateria!! Ele vicia???

  13. isabela

    30 de setembro de 2021 at 14:55

    mecher enquando carrega vicia por que a bsteria acaba rapido

  14. Emily

    25 de novembro de 2022 at 10:05

    Como desvicia a bateria

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

You May Also Like

Artigos

O fim de ano chegou e mais do que nunca tá na hora de planejar a viagem. Mas se você é daqueles que não...

Artigos

Será que vale a pena comprar um iphone? O aparelho da Apple é um dos celulares mais populares do mundo. Não importa qual das...

Artigos

As ferramentas necessárias para começar no ramo da manutenção de celulares sempre geram um pouco de dúvida. O que realmente é preciso para realizar...

Artigos

Se você se importa com ter um celular cada vez mais organizado e dinâmico, está no lugar certo. Aqui no blog já demos várias...

Dicas

Tirar uma selfie perfeita não é tão difícil quanto parece. Aliás, ao contrário do que muita gente pensa, tirar uma selfie significa tirar uma...

Apps

Colocar senha no Google Drive é uma novidade que agradou muita gente. Pra quem ainda não conhece, ele funciona como uma nuvem de arquivos....

Celular

O iPhone de vitrine tem sido uma opção para quem quer economizar na hora de comprar um celular. O aparelho não é usado, mas...

Artigos

Não é a primeira vez que a gente fala de bateria aqui no blog. Mas agora precisamos conversar sobre um problema grave que acontece...

Empório do celular .Todos os direitos reservados.