Connect with us

Artigos

5 dicas para a manutenção do celular em casa

22 - 5 dicas para a manutenção do celular em casa

Fazer a manutenção do celular em casa pode ser um pouco arriscado, no entanto, com alguns cuidados é possível realizar um reparo seguro e eficaz. Pensando nisso, criamos uma lista de precauções que você deve ter se pretende consertar o celular em casa. Confira abaixo:

Identifique o problema

O primeiro passo é o mais importante, porque antes de qualquer coisa é preciso entender o que deve ser consertado no aparelho. Além disso, identificar os componentes responsáveis pelo problema é essencial para não criar inconvenientes ainda maiores. Você pode começar consultando nossos Guias totalmente gratuitos para ter certeza do que precisa arrumar e como vai fazer isso. 

Tenha os equipamento certos

Essa dica é bem importante porque muita gente acha que ao fazer uma manutenção em casa é possível utilizar facas de cozinha e outros acessórios parecidos. No entanto, esse tipo de utensílio pode causar danos ainda maiores em seu aparelho, e fazer com seja muito mais difícil e caro repará-lo depois. A boa notícia é que ao comprar uma peça na loja da Empório você recebe as ferramentas necessárias de brinde. Desse jeito, não é preciso se preocupar com esse tópico.

Depositphotos 182956324 l 2015 1024x683 - 5 dicas para a manutenção do celular em casa

Use equipamentos de segurança

Outra recomendação importante é utilizar luvas de látex enquanto manuseia os componentes. Ela evita que o suor ou sujeira das mãos entrem em contato com as peças e causem algum estrago. Vale lembrar também de retirar anéis, relógios e qualquer outro acessório que você esteja utilizando. O uso de óculos de proteção também é recomendado nesse caso, já que pequenos componentes podem acabar atingindo os olhos.

Guarde as peças de maneira estratégica

Enquanto desmonta o aparelho é importante que você memorize, ou organize de maneira estratégica, os componentes sendo retirados. Mais tarde, eles precisarão ser recolocados no local exato de onde saíram. Por isso, pense na melhor maneira de não confundir na hora de montar tudo de novo.

O principal problema é que um parafuso longo, por exemplo, quando encaixado num lugar menor que deveria pode danificar até mesmo a placa do celular. E quando colocado num lugar maior, pode acabar não fixando corretamente tudo no seu devido espaço. Então lembre-se sempre que esse é um passo importante.

A nossa indicação é fazer pequenos “rolinhos” com fita adesiva, e grudar os parafusos do mesmo tamanho nele. Isso garante que os componentes ficarão juntos e não se perderão.

 

Você sabia?

Nosso corpo pode acumular um tipo de eletricidade chamada de “energia estática”. Ela é a causadora de choques acidentais quando você encosta em outra pessoa ou em algum objeto. No entanto, quando seu corpo está carregado desse tipo de energia ele pode danificar componentes eletrônicos que são mais sensíveis. Por isso, em locais especializados em assistência técnica são utilizadas ferramentas que impedem essa energia de chegar ao aparelho. Infelizmente, é difícil fazer o mesmo com ferramentas caseiras, e isso pode trazer problemas na hora da manutenção em casa.

 

Descarregue a bateria

Ao realizar a manutenção é MUITO importante que você descarregue a bateria. Em alguns casos, quando em contato com outros tipos de metal ela pode entrar em combustão, e quando perfurada ela pode até mesmo explodir. Confira neste post quais outros perigos esse componente oferece. E para evitar esse tipo de acidente, tenha certeza de que seu aparelho está sem carga na hora de abri-lo.

Você ainda pode conferir o vídeo da Empório sobre reparo dos aparelhos. Nele você encontra as melhores dicas pra manutenção gratuita do aparelho, sem precisar sair de casa. Confira:

 

Ah, e não esqueça: você ainda pode consultar o passo-a-passo para o conserto de celulares nos Guias Empório. Lá você encontra tutorias de manutenção pra troca de várias peças em diferentes modelos de aparelho. E claro que é tudo gratuito.

Lembre-se que essas dicas são básicas e essenciais para manutenção do celular em casa. Caso você tenha dificuldade em seguir alguma delas o indicado é levar a um especialista capaz de lidar com o problema de forma profissional.

Mais dicas e notícias você confere no Blog Empório.

14 Comments

14 Comments

  1. Maria Raquel

    8 de novembro de 2018 at 13:22

    Eu não fazia ideia do risco que corria ao mexer no celular sem descarregar a bateria. Muito legal a parte do você sabia, também!

  2. Gabriel Freitas

    8 de novembro de 2018 at 21:38

    Vocês podiam fazer um vídeo tutorial explicando passo a passo pra gente como consertar, ia ajudar bastante.

  3. André

    16 de abril de 2019 at 21:55

    Ótimo conteúdo e de muito informação relevante. Vou continuar acompanhado e compartilhando.

  4. rogerio

    7 de maio de 2019 at 15:20

    muito bom artigo

  5. Sandro silva

    22 de junho de 2019 at 17:07

    Existe um a pulseira que descarrega essa energia estática do corpo. Ser perito nessa área o bom mesmo é um bom curso técnico de manutenção em celulares. Muito legal essas dicas.

  6. Sandro silva

    22 de junho de 2019 at 17:09

    Existe uma pulseira que descarrega essa energia estática do corpo. Para ser perito nessa área o bom mesmo é um bom curso técnico de manutenção em celulares. Muito bom esse artigo.

  7. Nivea

    8 de agosto de 2019 at 19:35

    Muito bom esse artigo!
    Interessante saber sobre a energia estática,dicas excelentes.

  8. Leonardo

    5 de outubro de 2019 at 10:05

    Interessante. Se tivesse lido antes não teria estragado a câmara do meu lgk10 quando tentei trocar a tela. Ela apagou devido entrada de água

  9. Linecell WR

    15 de março de 2020 at 18:26

    Comecei assim, mexendo em meus aparelhos as vezes sem saber o que estava fazendo. Mas foi assim que me tornei um técnico e hoje vivo disso!

  10. luciana Santana

    18 de março de 2020 at 12:30

    Excelente artigo bem explicado gostei muito!

  11. Edson Bezerra

    2 de agosto de 2020 at 23:13

    Ótimo,muito bem espricado parabéns tirou muitas dúvidas minhas obrigado

  12. Evolução Smart

    12 de setembro de 2020 at 21:24

    Excelente conteúdo, as vezes muitos se arriscam a mexer no celular sem o devido conhecimento e não imaginam o risco que estão correndo. Fica a dica !

  13. Pingback: Como trocar a bateria do celular em casa - Blog Empório

  14. Baterista profissional mp

    13 de outubro de 2020 at 20:23

    Nossa se eu não lesse esse artigo eu não saberia sobre a energia estática. Seu artigo é muito bom obrigado por compartilhar!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

You May Also Like

Artigos

Você com certeza já ouviu falar em “bateria viciada”, né? Depois de um tempo de uso, quando a bateria começa a durar menos, já...

Artigos

O fim de ano chegou e mais do que nunca tá na hora de planejar a viagem. Mas se você é daqueles que não...

Artigos

Será que vale a pena comprar um iphone? O aparelho da Apple é um dos celulares mais populares do mundo. Não importa qual das...

Artigos

Não é a primeira vez que a gente fala de bateria aqui no blog. Mas agora precisamos conversar sobre um problema grave que acontece...

Dicas

Tirar uma selfie perfeita não é tão difícil quanto parece. Aliás, ao contrário do que muita gente pensa, tirar uma selfie significa tirar uma...

Artigos

As redes sociais nunca estiveram tão em alta. O instagram virou quase o nosso cartão de visitas e quem usa sempre sabe como é...

Artigos

Se você se importa com ter um celular cada vez mais organizado e dinâmico, está no lugar certo. Aqui no blog já demos várias...

Artigos

Com a quase extinção dos celulares que não são touch screen, cada vez mais precisamos cuidar da tela do celular. No mercado há uma...

Empório do celular .Todos os direitos reservados.