Blog Empório

Leias nossos artigos e novidades

6 dicas para evitar a Black Fraude

Por: Gabriela Vilhena
Em: 25 de novembro de 2019

Não adianta, assim que começa novembro a gente não pensa em outra coisa a não ser nas promoções da Black Friday. Nesse ano ela acontece no dia 29, mas desde já muitas empresas começam a anunciar seus descontos.

 Mas com essa fama de preços lá embaixo, muitas lojas acabam se aproveitando e fazendo a conhecida “Black Fraude”. É preciso ter cuidado pra que os super descontos não sejam mentirosos, e você acabe saindo no prejuízo. A pergunta é: Dá pra evitar cair num golpe que é tão comum nessa época do ano? Fizemos essa lista pra mostrar que com alguns cuidados você pode fazer uma compra muito segura e aproveitar os preços. Confira: 

 

  • Monitore os preços

Se você já encontrou uma ótima oferta é só seguir os passos abaixo. Mas se ainda está procurando por uma, pode achar um desconto real. Pra fazer isso dá pra usar sites como o Já Cotei e o Black Friday de Verdade. Esses dois são exemplos de plataformas que comparam preços num intervalo de tempo. Desse jeito, você pode saber se o preço da Black Friday realmente está mais baixo em relação aos outros dias. 

Uma outra dica legal é usar as ferramentas de alguns sites de compras, como o Buscapé, que comparam a variação de preços dentro do próprio site. Essa é uma forma interessante já que normalmente são vários vendedores com preços bem diferentes. . 

 

  • Pesquise a confiabilidade do site

Depois que você pesquisa determinado produto na internet é normal que apareçam vários anúncios dele em suas redes sociais. No entanto, às vezes a gente acaba clicando sobre eles e sendo direcionado para lojas que não conhecemos.

Pode valer a pena dar uma chance para uma nova loja, mas é importante pesquisá-la antes no Reclame Aqui. Procure por avaliações de outros compradores, e caso veja que a maioria é bem positiva, aplique os nossos outros passo e continue com a compra.

 

  • Cuidado com ofertas boas demais

Essa pode parecer óbvia, mas a gente sempre acaba caindo em tentação com as ofertas muito boas. Aquela televisão por menos da metade do preço, ou então um celular muito barato podem ser uma cilada, hein?! 

Antes de pesquisar muito bem a empresa não insira os seus dados no site, e não finalize a compra caso não ache nada sobre ela na internet. Empresa pouco conhecida com oferta muito boa? Tem cara de enganação!

Caso o site seja conhecido, verifique também a URL. Trocar o L por um i maiúsculo é um golpe comum, e que pode resultar no roubo dos seus dados. Fique sempre atento.

 

  • Cuidado com promoções por email

Criar um email falso é muito fácil até pra quem não entende muito de internet. Por isso, cuidado com os email de ofertas, ou cupons de descontos muito altos. Caso você receba um e-mail informando uma grande promoção, se atente às duas dicas anteriores. Primeiro certifique-se de que o email veio realmente da loja conhecida. O ideal é visitar o site oficial é buscar lá a oferta que lhe foi oferecida. 

Outro método que pode ser um pouco mais difícil é identificar se o e-mail é realmente da loja. Normalmente as empresas disponibilizam seus contatos no fim da página inicial. Vale dar uma checada por lá. 

 

  • Use o cartão de crédito

Parece até loucura dar essa dica já que tanta gente tem o cartão clonado por aí. Mas na verdade é muito mais fácil reaver o dinheiro em caso de fraude quando a compra é feita no cartão de crédito. Isso porque no caso do cartão você negocia diretamente com o banco, e tem as provas do pagamento ali no extrato. Já no boleto, por exemplo, fica muito mais difícil reaver qualquer quantia. 

Obs: Caso você use o app do seu banco pode criar um Cartão Virtual com o valor correspondente ao produto. Desse jeito, caso haja algo errado com a segurança do site, nenhum valor a mais poderá ser cobrado a partir dos dados inseridos. 

 

  • Condições de Troca 

Essa é quase um dica extra e que não é obrigatória para todos os casos. Mas se você for comprar roupas ou calçados, principalmente, deve se atentar às condições de troca do produto. Pode ser que ele não sirva, ou que simplesmente não seja como você imaginou, então é melhor saber se é possível trocar antes de finalizar a compra.

 

]E aí, gostou das nossas dicas? Não se esqueça de usá-las mesmo nos sites mais conhecidos pra evitar ter problemas nessa época do ano. Você já passou por algum desconto que na verdade era fraude? Conta pra gente nos comentários.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *