Os tipos de lentes de câmeras dos celulares podem parecer um pouco confusos a primeira vista. No entanto, eles são bem mais simples do que parecem, e conhecer alguns deles pode ajudar muito na hora de escolher um novo aparelho.
A princípio, vale dizer que um celular não precisa ter muitas lentes pra ser completo. Na maioria das vezes, uma maior quantidade de câmeras faz diferença na gama de funções disponíveis, e não no resultado final da imagem.
Agora sim, vamos aos tipos de lentes e as diferentes utilidades de cada uma delas:
Grande angular (wide)
A lente grande-angular normalmente é uma das mais populares quando pensamos em uma segunda lente nos celulares. Ela é a responsável pelo efeito de foto mais “aberta”, ou com um ângulo maior. Com ela os aparelhos conseguem captar uma imagem mais distante, o que acaba facilitando na hora de tirar de mais pessoas ou paisagens, e ainda adiciona um efeito bem legal.
Ultra wide
A ultra wide é um pouco menos popular que a anterior, mas como o nome indica ela dá um ângulo ainda maior que a grande angular. Depois de ser inserida no iPhone 11 Pro ela ficou ainda mais conhecida, porque é capaz de produzir fotos com um distanciamento grande. Então, mesmo que o “fotógrafo” não esteja necessariamente longe do objeto ou paisagem ela dá a sensação de abertura maior.
Macro
A lente macro está presente em poucos aparelhos, por enquanto, mas o objetivo principal dela é garantir um bom foco e qualidade boa de imagens bem próximas ou pequenas. O funcionamento aqui é parecido com o das câmeras profissionais.
Aparelhos como o Galaxy S10 Lite e o Motorola One Macro são exemplos dos que têm essa lente e garantem uma boa qualidade nas imagens desse tipo.
Teleobjetiva (telefoto)
Também chamada de telefoto, a lente teleobjetiva é responsável por dar um zoom com qualidade bem superior ao da lente normal. Em alguns modelos de celular ela consegue aumentar a imagem em até 100 vezes e ainda assim ter uma qualidade.
Um exemplo de aparelho com essa tecnologia é o Samsung S10 que até agora funciona muito bem com o zoom extra disponível.
Profundidade
Como o próprio nome deixa bem claro, a lente de profundidade ajuda a criar mais “camadas” na fotografia. Isso pode adicionar aquele efeito de fundo desfocado nas imagens, e também dar mais detalhes à parte de trás das fotos captadas sem necessariamente ter essa diferença.
Vale ressaltar, que essa lente é diferente do sensor Tof. Neste caso, ela entrega um pouco menos de qualidade que o outro sensor no desfoque e na profundidade, mas em compensação é bem mais barata que ele.
Sensor monocromático
Por último, o sensor monocromático é um dos que menos vemos em aparelhos de uso cotidiano. Como é possível imaginar, o sensor monocromático tira fotos em preto e branco com uma qualidade bem superior e é ótimo para os celular que tem uso mais profissional.
Um bom aparelho que tem esse sensor a mais é o Honor Magic 2.
Por último, a gente reforça que não é necessário ter todos esses tipos de lentes de câmeras dos celulares num mesmo aparelho. Somente dois ou três já melhoram muito a qualidade do próprio dispositivo e das fotografias captadas.
Ficou com alguma dúvida? Comenta aqui embaixo que a gente te ajuda.
Mais dicas e notícias você confere no Blog Empório.