Connect with us

Câmeras

6 tipos de lentes de câmeras dos celulares e suas funções

Conheças os principais tipos de lentes de câmeras e suas utilidades nos aparelhos.
O iPhone 11 Pro tem 3 lentes, entre elas a ultra-wide.

Os tipos de lentes de câmeras dos celulares podem parecer um pouco confusos a primeira vista. No entanto, eles são bem mais simples do que parecem, e conhecer alguns deles pode ajudar muito na hora de escolher um novo aparelho.

A princípio, vale dizer que um celular não precisa ter muitas lentes pra ser completo. Na maioria das vezes, uma maior quantidade de câmeras faz diferença na gama de funções disponíveis, e não no resultado final da imagem.

Agora sim, vamos aos tipos de lentes e as diferentes utilidades de cada uma delas:

Grande angular (wide)

A lente grande-angular normalmente é uma das mais populares quando pensamos em uma segunda lente nos celulares. Ela é a responsável pelo efeito de foto mais “aberta”, ou com um ângulo maior. Com ela os aparelhos conseguem captar uma imagem mais distante, o que acaba facilitando na hora de tirar de mais pessoas ou paisagens, e ainda adiciona um efeito bem legal.

Ultra wide

A ultra wide é um pouco menos popular que a anterior, mas como o nome indica ela dá um ângulo ainda maior que a grande angular. Depois de ser inserida no iPhone 11 Pro ela ficou ainda mais conhecida, porque é capaz de produzir fotos com um distanciamento grande. Então, mesmo que o “fotógrafo” não esteja necessariamente longe do objeto ou paisagem ela dá a sensação de abertura maior. 

149317 phones feature apple iphone 11 pro cameras explained image6 lqcfp3mtqe - 6 tipos de lentes de câmeras dos celulares e suas funções

Demonstração das lentes do iPhone 11 Pro Max durante seu lançamento. (Imagem: Apple)

Macro 

A lente macro está presente em poucos aparelhos, por enquanto, mas o objetivo principal dela é garantir um bom foco e qualidade boa de imagens bem próximas ou pequenas. O funcionamento aqui é parecido com o das câmeras profissionais.

Aparelhos como o Galaxy S10 Lite e o Motorola One Macro são exemplos dos que têm essa lente e garantem uma boa qualidade nas imagens desse tipo.

Teleobjetiva (telefoto)

Também chamada de telefoto, a lente teleobjetiva é responsável por dar um zoom com qualidade bem superior ao da lente normal. Em alguns modelos de celular ela consegue aumentar a imagem em até 100 vezes e ainda assim ter uma qualidade. 

Um exemplo de aparelho com essa tecnologia é o Samsung S10 que até agora funciona muito bem com o zoom extra disponível. 

Profundidade

Como o próprio nome deixa bem claro, a lente de profundidade ajuda a criar mais “camadas” na fotografia. Isso pode adicionar aquele efeito de fundo desfocado nas imagens, e também dar mais detalhes à parte de trás das fotos captadas sem necessariamente ter essa diferença.

Vale ressaltar, que essa lente é diferente do sensor Tof. Neste caso, ela entrega um pouco menos de qualidade que o outro sensor no desfoque e na profundidade, mas em compensação é bem mais barata que ele. 

Sensor monocromático

Por último, o sensor monocromático é um dos que menos vemos em aparelhos de uso cotidiano. Como é possível imaginar, o sensor monocromático tira fotos em preto e branco com uma qualidade bem superior e é ótimo para os celular que tem uso mais profissional. 

Um bom aparelho que tem esse sensor a mais é o Honor Magic 2.

Por último, a gente reforça que não é necessário ter todos esses tipos de lentes de câmeras dos celulares num mesmo aparelho. Somente dois ou três já melhoram muito a qualidade do próprio dispositivo e das fotografias captadas. 

 

Ficou com alguma dúvida? Comenta aqui embaixo que a gente te ajuda.

Mais dicas e notícias você confere no Blog Empório.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

You May Also Like

Artigos

Você com certeza já ouviu falar em “bateria viciada”, né? Depois de um tempo de uso, quando a bateria começa a durar menos, já...

Artigos

O fim de ano chegou e mais do que nunca tá na hora de planejar a viagem. Mas se você é daqueles que não...

Artigos

Será que vale a pena comprar um iphone? O aparelho da Apple é um dos celulares mais populares do mundo. Não importa qual das...

Dicas

Tirar uma selfie perfeita não é tão difícil quanto parece. Aliás, ao contrário do que muita gente pensa, tirar uma selfie significa tirar uma...

Artigos

As redes sociais nunca estiveram tão em alta. O instagram virou quase o nosso cartão de visitas e quem usa sempre sabe como é...

Artigos

Não é a primeira vez que a gente fala de bateria aqui no blog. Mas agora precisamos conversar sobre um problema grave que acontece...

Artigos

Se você se importa com ter um celular cada vez mais organizado e dinâmico, está no lugar certo. Aqui no blog já demos várias...

Artigos

Com a quase extinção dos celulares que não são touch screen, cada vez mais precisamos cuidar da tela do celular. No mercado há uma...

Empório do celular .Todos os direitos reservados.