O Android 12 foi um dos grandes anúncios desta tarde (18) no evento da Google. Chamado de Google I/O 2021, o lançamento ainda trouxe diversas outras novidades da empresa e explorou principalmente o sistema operacional atualizado.
Design diferenciado
Uma das mudanças mais fáceis de ser notada é o design do sistema que mudou bastante. Entre os pontos mais notáveis estão o player de música, ícones de wi-fi, volume, bluetooth e outras funcionalidades.
Além disso, os aparelhos com Android ainda receberão uma novidade para as cores do sistema. Assim que o usuário muda o papel de parede, toda a interface se adapta para cores que combinam com a nova imagem de fundo. Claro que é possível desativar a função, mas ela é uma das novidades deste ano.
A barra de ferramentas superior também ganhou algumas mudanças. Ela se tornou mais clean e tem menos ícones quando é puxada apenas uma vez. Ainda é possível editá-la, mas agora os ícones disponíveis “à primeira vista” não são tantos.
Google Assistente mais fácil
Outra atualização do Android 12 é a possibilidade de ativar a assistente virtual pelo botão home. A função, que antes já podia ser configurada em alguns celulares topo de linha, agora será padrão em todos modelos que contarem com o sistema.
Neste caso, a expectativa era de que a empresa conseguisse trazer o toque na parte de trás do aparelho para ativar a função, assim como acontece no iPhone. No entanto, parece que essa deve ser uma medida a ser adotada somente em alguns anos para a empresa.
Mais privacidade no Android 12
Além das alterações na aparência, o Android também ganhou mudanças que ajudam na privacidade do usuário.
Entre elas, agora os aparelhos passarão a mostrar um ícone no topo da tela que avisa o usuário quando a câmera ou microfone estão sendo utilizados por um app. A função já existe no iOS, e serve para que o usuário sempre tenha controle dos recursos sendo utilizados em seu celular.
Outra mudança de privacidade é a localização mais personalizável. Os usuários poderão optar por compartilhar sua localização exata ou aproximada com os aplicativos. Ainda será possível fazer a decisão em cada app individualmente para que, mais uma vez, o usuário consiga ter o controle sobre quais informações estão sendo acessadas por cada aplicativo.
Outras melhorias no sistema
Por fim, o sistema ainda recebeu melhorias nas configurações de acessibilidade, e melhorou sua integração com os demais dispositivos que funcionam com Android.
Por enquanto, o Android 12 está em seu período de testes. Ele deve ser liberado para os celulares Pixel, produzidos pela própria Google, e para algumas outras marcas que estão cadastradas para receber o sistema. No entanto, ainda funciona na versão Beta para desenvolvedores, e terá a versão oficial liberada somente no segundo semestre de 2021.
Mais dicas e notícias sobre o mundo tech você confere no Blog Empório.