Connect with us

Hi, what are you looking for?

Android

Android 12: conheça as novidades do sistema operacional

google android 12 telas - Android 12: conheça as novidades do sistema operacional

O Android 12 foi um dos grandes anúncios desta tarde (18) no evento da Google. Chamado de Google I/O 2021, o lançamento ainda trouxe diversas outras novidades da empresa e explorou principalmente o sistema operacional atualizado. 

Design diferenciado

Uma das mudanças mais fáceis de ser notada é o design do sistema que mudou bastante. Entre os pontos mais notáveis estão o player de música, ícones de wi-fi, volume, bluetooth e outras funcionalidades.

1. android 12 keyword header.max 1000x1000 - Android 12: conheça as novidades do sistema operacional

Nova interface do Android 12 (Imagem: Divulgação/Google)

Além disso, os aparelhos com Android ainda receberão uma novidade para as cores do sistema. Assim que o usuário muda o papel de parede, toda a interface se adapta para cores que combinam com a nova imagem de fundo. Claro que é possível desativar a função, mas ela é uma das novidades deste ano.

A barra de ferramentas superior também ganhou algumas mudanças. Ela se tornou mais clean e tem menos ícones quando é puxada apenas uma vez. Ainda é possível editá-la, mas agora os ícones disponíveis “à primeira vista” não são tantos.

captura de tela 2021 05 18 as 15.21.05 - Android 12: conheça as novidades do sistema operacional

Barra de ferramentas do Android ficou mais “clean” e tem cores que se adaptam automaticamente. (Imagem: Divulgação/Google)

Google Assistente mais fácil

Outra atualização do Android 12 é a possibilidade de ativar a assistente virtual pelo botão home. A função, que antes já podia ser configurada em alguns celulares topo de linha, agora será padrão em todos modelos que contarem com o sistema. 

Neste caso, a expectativa era de que a empresa conseguisse trazer o toque na parte de trás do aparelho para ativar a função, assim como acontece no iPhone. No entanto, parece que essa deve ser uma medida a ser adotada somente em alguns anos para a empresa.

Mais privacidade no Android 12

Além das alterações na aparência, o Android também ganhou mudanças que ajudam na privacidade do usuário.

gsmarena 004 - Android 12: conheça as novidades do sistema operacional

ícone na parte superior vai mostrar quando câmera ou microfone estão sendo utilizados no aparelho. (Imagem: Divulgação/Google)

Entre elas, agora os aparelhos passarão a mostrar um ícone no topo da tela que avisa o usuário quando a câmera ou microfone estão sendo utilizados por um app. A função já existe no iOS, e serve para que o usuário sempre tenha controle dos recursos sendo utilizados em seu celular. 

Outra mudança de privacidade é a localização mais personalizável. Os usuários poderão optar por compartilhar sua localização exata ou aproximada com os aplicativos. Ainda será possível fazer a decisão em cada app individualmente para que, mais uma vez, o usuário consiga ter o controle sobre quais informações estão sendo acessadas por cada aplicativo.

Outras melhorias no sistema

Por fim, o sistema ainda recebeu melhorias nas configurações de acessibilidade, e melhorou sua integração com os demais dispositivos que funcionam com Android. 

Por enquanto, o Android 12 está em seu período de testes. Ele deve ser liberado para os celulares Pixel, produzidos pela própria Google, e para algumas outras marcas que estão cadastradas para receber o sistema. No entanto, ainda funciona na versão Beta para desenvolvedores, e terá a versão oficial liberada somente no segundo semestre de 2021.

 

Mais dicas e notícias sobre o mundo tech você confere no Blog Empório.

 

FONTE

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

You May Also Like

Artigos

A bateria viciada do celular na verdade não é algo tão comum. Há algum tempo as baterias são feitas de Lítio, um material que...

Artigos

O fim de ano chegou e mais do que nunca tá na hora de planejar a viagem. Mas se você é daqueles que não...

Artigos

Será que vale a pena comprar um iphone? O aparelho da Apple é um dos celulares mais populares do mundo. Não importa qual das...

Artigos

As ferramentas necessárias para começar no ramo da manutenção de celulares sempre geram um pouco de dúvida. O que realmente é preciso para realizar...

Artigos

Se você se importa com ter um celular cada vez mais organizado e dinâmico, está no lugar certo. Aqui no blog já demos várias...

Dicas

Tirar uma selfie perfeita não é tão difícil quanto parece. Aliás, ao contrário do que muita gente pensa, tirar uma selfie significa tirar uma...

Apps

Colocar senha no Google Drive é uma novidade que agradou muita gente. Pra quem ainda não conhece, ele funciona como uma nuvem de arquivos....

Celular

O iPhone de vitrine tem sido uma opção para quem quer economizar na hora de comprar um celular. O aparelho não é usado, mas...

Empório do celular .Todos os direitos reservados.