Connect with us

Hi, what are you looking for?

Artigos

Baterias de celular: o que você precisa saber sobre elas

tudo sobre baterias - Baterias de celular: o que você precisa saber sobre elas

Baterias são a principal fonte energia de aparelhos eletrônicos atualmente. É claro que não é diferente com os celulares, eles também são alimentados por essas dispositivos recarregáveis. Com o passar dos anos, as baterias foram evoluindo junto com a tecnologia. Se antes, elas eram perigosas e com baixa durabilidade, hoje em dia elas são muito mais confiáveis. 

Neste post, a gente te explica tudo sobre o tema. Depois de ler toda nossa seleção de conteúdos, você com certeza não terá mais dúvidas sobre como funcionam, e até mesmo como substituir sua própria bateria. Vamos lá?

Do que são feitas as baterias?

Atualmente, as baterias de celular são feitas a partir do elemento Lítio. O metal de difícil extração é uma das melhores opções para os equipamentos eletrônicos. Ele possui uma alta capacidade de armazenamento de energia, e ainda consegue liberar a carga aos poucos, sendo ideal para as necessidades de diversos equipamentos tecnológicos. 

O Lítio ainda é um opção interessante porque é mais seguro e não “vicia”, como as bateria feitas de Níquel. O que acontece com o uso desse elemento somado a inteligência dos celulares é uma capacidade elevada de perceber os níveis de bateria, e se adaptar para que ela seja usada da melhor maneira.

pexels tyler lastovich 719399 1024x748 - Baterias de celular: o que você precisa saber sobre elas

O que afeta a duração?

A duração da bateria significa o tempo em que ela consegue alimentar o aparelho sem precisar de uma nova carga. Essa quantidade muda muito de um celular para outro, e pode variar até num mesmo dispositivo. Os principais fatores que influenciam no período de duração são as funções habilitadas ao mesmo tempo. A tela costuma ser a maior responsável pelo uso da carga, no entanto, bluetooth, rede móvel, e a falta de sinal da operadora podem fazer uma grande diferença na quantidade de bateria gasta.

Para garantir uma maior duração da carga, você pode experimentar desativar algumas dessas funções, ou até mesmo fechar as janelas e apps que não estão sendo utilizados. 

O que é mAh?

A sigla mAh significa miliampere-hora. Isto é, a quantidade de energia que a bateria é capaz de reter durante este período de tempo. Essa medida é sempre utilizada para falar sobre baterias dos mais diversos tipos, incluindo a de outros componentes eletrônicos. 

No entanto, mesmo que as bateria hoje em dia cheguem a números bem altos, como 5.000mAh, não é somente ele que determina a duração da carga. Fatores como o processador, e até o tipo de uso do aparelho são importantes para chegar a um resultado sobre a duração. 

Bateria fica viciada?

Como dissemos no tópico sobre a composição das baterias, elas atualmente são feitas de Lítio, um material que faz com que esses componentes não fiquem “viciados”. O que pode acontecer é o perda de desempenho da carga ao longo do tempo, devido ao uso incorreto, ou ao desgaste natural dos materiais.

Para evitar que essa perda de qualidade gradual aconteça de forma acelerada, é possível tomar alguns cuidados com o celular. No entanto, mesmo dessa maneira, a bateria tende a perder sua produtividade depois de um certo tempo de uso. 

cell phone 3595372 1920 1024x683 - Baterias de celular: o que você precisa saber sobre elas

E se a bateria inchar?

Uma bateria inchada é um sinal de que ela já está bem danificada e precisa ser substituída rapidamente. O mesmo vale para a parte de trás do seu aparelho esquentando muito, ou até mesmo para componentes que fazem ruídos de uma hora para outra.

Pra evitar essa situação bem perigosa, você pode seguir algumas medidas simples, mas que impedem que sua bateria seja danificada. A mais fácil é evitar utilizar carregadores não originais. Eles podem acabar sobrecarregando o celular, e causando acidentes.

Quais os perigos que a bateria oferece?

Qualquer adversidade presente em uma bateria pode representar perigo. Ela estando com uma temperatura que não é comum, formato alterado ou ruídos – mesmo que baixos, pode significar um sinal de alerta bem grande.

É necessário lembrar que a bateria é uma fonte de energia e, ainda que a quantidade de carga seja baixa, as vezes causa acidentes sérios. Por isso, dormir com o celular muito próximo, carregá-lo de forma inadequada, e algumas outras práticas podem acarretar em danos físicos e materiais. 

Sempre que notar algo diferente com sua bateria, o ideal é buscar uma assistência especializada, ou substituí-la.

Como trocar a bateria?

Depois de vários pontos a se levar em consideração sobre a bateria dos aparelhos, é possível que você tenha chegado a conclusão de que realmente precisa trocar a bateria do seu celular. Para fazer isso, você pode visitar uma assistência técnica, ou ainda seguir os nossos Guias Empório e realizar a troca sem sair de casa. 

Vale lembrar, que caso você decida fazer a troca em casa é necessário seguir algumas dicas de segurança, e utilizar ferramentas apropriadas para o reparo. Como já dissemos, a bateria apresenta perigos caso não seja manuseada de maneira correta. 

Ficou faltando algum tema sobre as baterias que você gostaria de ver por aqui? Conta pra gente nos comentários.

 

Mais dicas e notícias sobre o mundo tech você encontra no Blog Empório.

1 Comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

You May Also Like

Artigos

A bateria viciada do celular na verdade não é algo tão comum. Há algum tempo as baterias são feitas de Lítio, um material que...

Artigos

O fim de ano chegou e mais do que nunca tá na hora de planejar a viagem. Mas se você é daqueles que não...

Artigos

Será que vale a pena comprar um iphone? O aparelho da Apple é um dos celulares mais populares do mundo. Não importa qual das...

Artigos

As ferramentas necessárias para começar no ramo da manutenção de celulares sempre geram um pouco de dúvida. O que realmente é preciso para realizar...

Artigos

Se você se importa com ter um celular cada vez mais organizado e dinâmico, está no lugar certo. Aqui no blog já demos várias...

Dicas

Tirar uma selfie perfeita não é tão difícil quanto parece. Aliás, ao contrário do que muita gente pensa, tirar uma selfie significa tirar uma...

Apps

Colocar senha no Google Drive é uma novidade que agradou muita gente. Pra quem ainda não conhece, ele funciona como uma nuvem de arquivos....

Celular

O iPhone de vitrine tem sido uma opção para quem quer economizar na hora de comprar um celular. O aparelho não é usado, mas...

Empório do celular .Todos os direitos reservados.