As câmeras sob a tela tem se tornado uma opção cada vez mais viável para substituir o notch ou câmeras pop-up. O que era distante em 2012, quando as primeiras ideias pra essa nova tecnologia começaram a surgir, agora já é real e pode chegar logo ao mercado.
As câmeras sob a tela funcionam da seguinte maneira: a camada superior do display fica transparente na região do sensor assim que ele é ativado, permitindo que a luz entre por ali e chegue até as lentes. Para isso, é necessário ter uma tela com vidro menos reflexivo que o comum, já que caso haja muita reflexão da luz, a câmera pode não conseguir captar as imagens.
Dessa forma, a camada superior, ou catódica, do display é a responsável por deixar a luminosidade passar. Ela fica desativada nesta pequena região fazendo com que a luz transpasse ao invés de refletir na tela, formando assim as imagens.
Qualidade das imagens
Um dos desafios enfrentados para a produção deste tipo de tela é a porção extra de vidro que fica sobre a lente da câmera. Como o próprio nome indica, as câmeras ficam embaixo do display, o que causa uma perda na qualidade final das imagens captadas. Principalmente por conta da grande densidade de pixels que os aparelhos atuais tem, é muito difícil fazer com as lentes funcionem bem por baixo desta camada. Outro ponto que pode ser um empecilho, no entanto este na comercialização, é o preço desta tecnologia. Como todas inovações recentes no mercado, essa pode ser bem mais cara e utilizada somente em aparelhos topo de linha. No entanto, com certeza deve se popularizar caso seja aprovada pelo público.
Problemas com notch e pop-up
Na realidade essa tecnologia tem sido necessária porque as telas ficam cada vez maiores e ocupam mais espaço na frente dos aparelhos. O problema do notch, por exemplo, é que ele ainda demanda um certo espaço no display para que todos os sensores e câmeras sejam acomodados. Além disso, grande parte dos usuários, não gosta da estética que o “entalhe” traz, e tanto o modelo gota quanto o mais tradicional recebem muitas críticas.
Já quando falamos na tecnologia pop-up, como é o caso do Samsung Galaxy A80, ela ainda é cara e pouco funcional. Se pensarmos na velocidade da ativação de uma câmera deste tipo em relação às câmeras frontais, a deslizável é muito lenta. Esse tipo de tecnologia também pode apresentar problemas mecânicos em seu funcionamento.
Expectativas para o mercado de câmeras sob tela
Por enquanto, ainda não há previsão destas telas no mercado, já que marcas como a Xiaomi, que vem trabalhando nesta tecnologia, ainda não conseguiram driblar os empecilhos que este display oferece. A marca inclusive já anunciou um vídeo promocional da inovação, mas ainda precisa trabalhar mais para que esses aparelhos possam ser comercializados sem maiores problemas.
E você, acha que as câmeras sob a tela são uma boa ideia para o futuro? Dê sua opinião nos comentários. E se tiver alguma dúvida, pode escrever que a gente te ajuda.
Mais dicas e notícias sobre o mundo tech você confere no Blog Empório.