Connect with us

Android

Como funcionam as telas touch screen

Descubra quais são os diferentes tipos de tela touch screen

Já não resta dúvidas de que as telas touch screen são uma parte muito importante da vida atual. Cada vez mais elas substituem os botões físicos, e aumentam a praticidade da maioria dos equipamentos tecnológicos. Desde os caixa eletrônicos, até os smartphones que usamos o tempo todo, podemos dizer que quase tudo que envolve tecnologia fica a um toque de distância. Inclusive, esse toque fica cada vez mais rápido e responsivo, trazendo ainda mais simplicidade ao uso. 

Basicamente, temos dois tipos principais de telas touch screen: resistivas e capacitivas. Ambas funcionam com a sensibilidade ao toque, obviamente, mas costumam ter aplicações diferentes na prática. 

Telas resistivas 

Pra exemplificar, as telas resistivas são comumente utilizadas em caixas eletrônicos, e equipamentos menos portáteis. Esse tipo de tela é mais simples e costuma ter uma vida útil maior do que as outras. No entanto, elas são um pouco menos responsivas que as capacitivas, e funcionam com menos precisão.

As telas resistivas são compostas principalmente por duas camadas, uma resistiva e outra condutiva. Entre as duas camadas passa uma corrente elétrica constante que “preenche” o espaço entre elas. Assim que esse tipo de tela é pressionada, a corrente é interrompida, e o software consegue identificar aquela ação como um toque. 

Você já deve ter notado que no caso dos caixas de banco, por exemplo, é necessário fazer um pouco mais de força sobre a tela para que ela identifique o toque. Isso acontece exatamente porque é preciso quebrar a corrente elétrica que divide as camadas para que a tela identifique a ação em determinado lugar. 

Um ponto negativo pra essas telas é que elas não funcionam bem com uma grande luminosidade. Elas costumam ser mais escuras que as telas de smartphones, por exemplo. Além disso, elas só conseguem identificar um toque por vez, por isso não é possível dar um zoom ou realizar ações muito complexas.

750xNxtouch1.jpg.pagespeed.ic.d365821206 - Como funcionam as telas touch screen

Diferença entre a sensibilidade das telas resistiva e capacitiva.

Telas capacitivas

As telas touch screen capacitivas estão presentes na maior parte dos smartphones e tem uma resposta muito mais rápida e precisa ao toque. Esse tipo de tela tem duas variações: projetivas e de superfície. No caso das projetivas, elas têm sensores por toda a tela, enquanto as de superfície tem sensores somente nos cantos. 

No entanto, de modo geral, as telas capacitivas funcionam a partir da perda de carga. Assim que tocamos na tela, a corrente elétrica que fica em sua camada superior transfere um pouco de carga para nossa mão. Dessa forma, o software identifica essa perda e entende como um toque na tela. 

Caso você esteja se perguntando se a gente não deveria, então, sentir essa carga saindo da tela direto para os dedos, calma. Essa corrente é na verdade bem pequena e não pode ser percebida por nós. Mas saber disso explica, por exemplo, porque não é possível usar as telas de celular com luvas ou canetas. Quando você tenta utilizar um objeto a corrente elétrica não é atraída, e por isso o touch não funciona. Já no caso das telas molhadas é exatamente o contrário. A água é um condutor elétrico muito melhor que o nosso corpo, e quando a tela está molhada o aparelho não consegue identificar de onde exatamente vem o toque. 

pexels the lazy artist gallery 1752179 1024x683 - Como funcionam as telas touch screen

As telas capacitivas são usadas nos smartphones e registram mais de um movimento por vez, o que possibilidade dar zoom nas fotos ou imagens

A vantagem dessas telas é que elas são exatamente o contrário das resistivas. Além de funcionarem bem em ambientes com muita luz, ainda é possível realizar diversas ações com diferentes tipos de toque. 

Outras telas touch screen

Além desses dois tipos principais de telas touch screen ainda temos outros com tecnologias diferentes. As telas infravermelhas tem raios infravermelhos sobre todo o display, e assim que posicionamos o dedo, um desses raios é interrompido e o aparelho identifica o toque. Esses displays são bem comuns nos e-readers, por exemplo. 

Outra tecnologia touch screen é a de ondas acústicas de superfície. Como o nome deixa claro, sobre a tela o aparelho emite ondas acústicas que são imperceptíveis aos ouvidos humanos, mas que identificam quando um objeto ou dedo tocam a tela. Por último, a tecnologia “near field imaging”  tem o uso militar bem comum, e reconhece o toque na tela por diferentes objetos através do campo elétrico do dispositivo. Assim que algo toca no display, essa tecnologia consegue notar a alteração no campo e classifica como um toque.

Ainda ficou com alguma dúvida sobre as telas touch screen? Comenta aqui embaixo que a gente te ajuda.

 

Mais dicas e notícias sobre o mundo tech você encontra no Blog Empório.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

You May Also Like

Artigos

Você com certeza já ouviu falar em “bateria viciada”, né? Depois de um tempo de uso, quando a bateria começa a durar menos, já...

Artigos

O fim de ano chegou e mais do que nunca tá na hora de planejar a viagem. Mas se você é daqueles que não...

Artigos

Será que vale a pena comprar um iphone? O aparelho da Apple é um dos celulares mais populares do mundo. Não importa qual das...

Dicas

Tirar uma selfie perfeita não é tão difícil quanto parece. Aliás, ao contrário do que muita gente pensa, tirar uma selfie significa tirar uma...

Artigos

As redes sociais nunca estiveram tão em alta. O instagram virou quase o nosso cartão de visitas e quem usa sempre sabe como é...

Artigos

Não é a primeira vez que a gente fala de bateria aqui no blog. Mas agora precisamos conversar sobre um problema grave que acontece...

Artigos

Se você se importa com ter um celular cada vez mais organizado e dinâmico, está no lugar certo. Aqui no blog já demos várias...

Artigos

Com a quase extinção dos celulares que não são touch screen, cada vez mais precisamos cuidar da tela do celular. No mercado há uma...

Empório do celular .Todos os direitos reservados.