Connect with us

Hi, what are you looking for?

bateria

Do que são feitas as baterias de celular?

do que são feitas baterias - Do que são feitas as baterias de celular?
Celular aberto mostrando a bateria e o restante das peças do interior

As baterias de celulares e computadores atualmente são feitas de Lítio, em sua maioria, daí vem o nome bateria Íon-lítio. O elemento substitui os dispositivos alcalinos que eram conhecidos por “viciar” depois de certo tempo de uso.

O lítio se tornou tão popular entre as baterias por conta de sua alta capacidade de condução de energia elétrica. Além disso, ele é o metal mais leve da Terra, ficando atrás somente de elementos fabricados em laboratório. Uma combinação ideal para dispositivos portáteis.

A grande capacidade de armazenar e liberar a energia aos poucos somada à leveza do material fazem com que ele seja a alternativa mais viável para a produção de baterias atualmente. Mesmo que a extração do metal seja difícil e ele ofereça alguns riscos, a estabilidade que ele oferece vale a pena.

18s8mt3r8rvfejpg - Do que são feitas as baterias de celular?
Extração de Lítio (Imagem: Reprodução/Gizmodo)

Mais segurança para as baterias de celular

As baterias dos primeiros celulares eram feitas de “Níquel Cádmio”. Mesmo que elas tivessem uma maior duração em alguns casos, tinham uma durabilidade menor. Ou seja, uma carga podia durar mais tempo, mas a vida útil da bateria era curta. 

Foi por conta delas que surgiu o medo das baterias “viciadas“. Hoje em dia, com os dispositivos de íon-lítio não acontece o mesmo, mas no caso das versões antigas, quando você realizava uma carga e o aparelho não estava descarregado, a bateria poderia criar uma resistência depois de algum tempo e perder a sua alta duração.

Outro risco que corríamos com esse modelo passado eram os acidentes com o carregador. Em casos específicos de perfuração da bateria de lítio, ela também pode oferecer riscos, mas era mais comum com as de Níquel Cádmio já que essas não tinham a mesma capacidade e desempenho das baterias atuais.

Origem do Lítio

O Lítio é uma material de difícil extração. Como já dissemos, ele ainda é a principal alternativa para produção de baterias, mas algumas usinas levam até 180 dias para extrair completamente o material do solo.

O metal é encontrado principalmente em desertos de sal e em regiões próximas a vulcões. Um local que abriga uma grande de Lítio é o Salar de Uyuni, na Bolívia. O país ainda não extrai o elemento, mas o deserto de sal é considerado um dos maiores depósitos de lítio do planeta, cerca de 70% de toda a reserva fica concentrada lá. Dentro das áreas que atualmente exploram o minério podemos destacar Chile e Argentina como os maiores produtores, seguidos por Austrália e China, e chegando finalmente aos EUA e Rússia, que detém a menor quantidade do elemento.

salt lake 594609 1920 1024x682 - Do que são feitas as baterias de celular?

O Salar de Uyumi, na Bolívia, é umas maiores reservas de Lítio do mundo.

Assim que o processo de extração termina, o Lítio tem a aparência parecida com o amido de milho. Depois de misturado com outras substâncias, ele é prensado e adquire a forma de lâminas metálicas bem finas. O material precisa ser misturado com propileno para evitar que seu aspecto “grudento” desfaça as lâminas. Finalmente, o Lítio fica pronto para ser dobrado e inserido nas células de bateria.

Além dos celulares e computadores, o metal também é utilizado para a fabricação de baterias de carros elétricos e outros dispositivos mais modernos. Alguns outros elementos já são estudados para garantir que não haja o monopólio, mas o Lítio ainda é a melhor opção e aposta para o futuro da tecnologia.

Gostou do nosso post? Se ainda ficou com alguma dúvida sobre a composição das baterias comenta aqui que a gente te ajuda.

Mais dicas e notícias sobre o mundo tech você pode conferir no Blog Empório.

 

 

Fonte: Tecmundo, Gizmodo

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

You May Also Like

Artigos

A bateria viciada do celular na verdade não é algo tão comum. Há algum tempo as baterias são feitas de Lítio, um material que...

Artigos

O fim de ano chegou e mais do que nunca tá na hora de planejar a viagem. Mas se você é daqueles que não...

Artigos

Será que vale a pena comprar um iphone? O aparelho da Apple é um dos celulares mais populares do mundo. Não importa qual das...

Artigos

As ferramentas necessárias para começar no ramo da manutenção de celulares sempre geram um pouco de dúvida. O que realmente é preciso para realizar...

Artigos

Se você se importa com ter um celular cada vez mais organizado e dinâmico, está no lugar certo. Aqui no blog já demos várias...

Dicas

Tirar uma selfie perfeita não é tão difícil quanto parece. Aliás, ao contrário do que muita gente pensa, tirar uma selfie significa tirar uma...

Apps

Colocar senha no Google Drive é uma novidade que agradou muita gente. Pra quem ainda não conhece, ele funciona como uma nuvem de arquivos....

Celular

O iPhone de vitrine tem sido uma opção para quem quer economizar na hora de comprar um celular. O aparelho não é usado, mas...

Empório do celular .Todos os direitos reservados.