Connect with us

Hi, what are you looking for?

Artigos

Ferramentas necessárias para assistência de celulares

Depositphotos 63335611 xl 2015 1 scaled - Ferramentas necessárias para assistência de celulares
Close-up Of Human Hand Repairing Cellphone With Screwdriver On Desk

As ferramentas necessárias para começar no ramo da manutenção de celulares sempre geram um pouco de dúvida. O que realmente é preciso para realizar os consertos, e o que pode ser deixado para depois? Nós consultamos os nossos técnicos especializados, e reunimos aqui os acessórios que são essenciais para os mais completos tipos de reparo. Com esse kit inicial, a Empório garante que você terá as ferramentas necessárias para sua assistência de celulares e para realizar os consertos com eficiência e segurança. Confira:

Luvas ou manta anti-estática

Entre as opções de proteção contra a energia estática, as luvas e a manta são as melhores opções. Você não precisa utilizar as duas, somente uma delas já ajuda a neutralizar a energia elétrica que fica acumulada no nosso corpo, e pode acabar danificando componentes metálicos da placa, principalmente. 

Estação de ar quente

D NQ NP 923660 MLB40970986983 032020 O - Ferramentas necessárias para assistência de celulares

Na maioria das vezes, a estação de ar quente é acoplada com a estação de solda.

A estação de ar quente é utilizada para descolar peças profissionalmente. Para abrir um aparelho, por exemplo, é necessário descolar a tela da carcaça, e somente com um desses você garante que isso seja feito da maneira mais correta possível. 

Além disso, a estação de ar quente ainda pode ser usada para soltar conectores e outros acessórios que são fixados ao aparelho com cola ou solda. 

Kit de Chaves de precisão

6123LTL aeL. AC SX569  - Ferramentas necessárias para assistência de celulares

Um bom kit de chaves é também indispensável para a manutenção de celular. Além de ter tipos variados, você precisa ter certeza de que elas são de boa qualidade e não vão te abandonar nos momentos de maior precisão. Invista num kit de chaves completo e durável para garantir uma boa assistência.

Multímetro Digital

Multimetro Digital Profissional  titanium 46051 - Ferramentas necessárias para assistência de celulares

Com o multímetro é possível identificar possíveis curtos na placa, e medir a tensão e voltagem da bateria. Ele serve como um bom equipamento para diagnóstico do problema do aparelho, e a partir disso você pode planejar qual a melhor solução de reparo.

Pinças

Um dos materiais mais importantes para qualquer tipo de manutenção, as pinças garantem mais precisão durante o conserto. Seja para retirar ou reposicionar componentes, elas servem também para evitar a oleosidade das mãos tocando constantemente o aparelho. 

Álcool isopropílico

O álcool isopropílico é utilizado para higienizar e retirar excesso de cola, além de outros resíduos que podem estar no celular. Durante a manutenção é imprescindível ter um desses para garantir que o aparelho esteja bem limpo, e sem sujeiras quando você terminar. 

Cuba (ou banheira) ultrassônica

D NQ NP 714180 MLB31207392472 062019 O - Ferramentas necessárias para assistência de celulares

A cuba ultrassônica é um equipamento utilizado para retirar as impurezas e resíduos que acabam entrando embaixo da placa. Para ser utilizada, ela precisa do álcool isopropílico, e em apenas alguns minutos o aparelho sai de lá com uma limpeza que somente a cuba pode proporcionar. 

Cola b7000

cola b7000 50ml1 cb36d13a8a0a91bdc615331346395107 640 0 - Ferramentas necessárias para assistência de celulares

A cola b7000 é utilizada para colar pequenos componentes, peças maiores e até a carcaça do celular. O seu uso nos dispositivos faz com que ele fique protegido contra a entrada de poeira e outros elementos. Por isso, garanta um pequeno estoque dela sempre a mão. 

Separadora de touch e telas frontais

A separadora de touch cria um vácuo assim que a tela é posicionada sobre ela, e isso facilita muito a separação do display do restante do aparelho. O mesmo pode ser feito com a estação de ar, mas a separadora agiliza o trabalho e garante mais segurança já que oferece a quantidade de calor ideal para a separação.

Prendedores de pressão para colagem de tela OU elástico

D NQ NP 697182 MLB31205775263 062019 V - Ferramentas necessárias para assistência de celulares

Neste caso, temos duas opções porque ambas funcionam para o mesmo propósito. Ao colar uma tela com a cola b7000 já citada por aqui, é necessário que ela seja fixada também por um objeto que faça pressão até que a cola seque. 

Para isso, você pode utilizar um prendedor de pressão, sempre com muito cuidado para evitar que a tela seja danificada novamente. Mas além dele, os elásticos comuns também servem muito bem para garantir que a tela não se mova. Esses são aqueles elásticos simples, normalmente usados para dinheiro. No entanto, na manutenção eles podem prender os displays no local sem maiores problemas, e ainda são uma opção muito mais prática e acessível. 

Fonte de bancada (5 amperes)

A Fonte de bancada, além de medir a voltagem da bateria, também dá o famoso “choque” nas cargas fazendo com que elas funcionem novamente. Ela é bem útil para diagnosticar o problema do aparelho que muitas vezes está relacionado à voltagem. 

Estação de solda regulável

Quem começa no ramo de conserto de celulares sabe que a solda é um ponto essencial para um bom reparo. É por isso que uma estação de solda é muito eficaz e necessária se você planeja ter seu próprio negócio. Ao contrário do ferro de solda comum, a estação regulável esquenta mais rápido, é mais durável e ainda tem a temperatura ajustável, o que pode facilitar muito o trabalho. 

Estanho 0.5mm

1832980945 2GG - Ferramentas necessárias para assistência de celulares

O Estanho é utilizado principalmente para solda nos aparelhos. Ele precisa ter uma espessura bem pequena para não danificar nenhum componente do dispositivo.

Pasta de solda

A pasta de solda prepara a placa para receber a solda. Além disso, ela garante uma segurança maior no momento de fazer o reparo, além de centralizar o trabalho somente no componente que você deseja consertar. 

Gostou do nosso post? Se tiver alguma dúvida, ou se percebeu que faltou alguma ferramenta nessa lista é só escrever aqui nos comentários.

 

Mais dicas e notícias sobre o mundo tech você confere no Blog Empório.

5 Comments

5 Comments

  1. José Carlos

    10 de outubro de 2021 at 08:52

    Gostei, comentários muito técnicos e muito importantes .

  2. Josiel

    11 de novembro de 2021 at 12:49

    Muito bom me ajudou muito obrigado gostei.

  3. José Carlos Marinho

    28 de novembro de 2021 at 20:02

    Adorei as dicas, esta de parabéns!!! Me da uma dica por favor, qual tido de lupa ou óculos para melhor visualização da peças minusculas dos celulares? Desde já agradeço pela atenção. Um abraço e tudo dw bom em sua vida.

  4. Alexandre

    18 de abril de 2022 at 15:28

    Gostei muito e pretendo seguir mais essas dicas.

  5. Renato Carlos dos Santos Peres

    23 de abril de 2022 at 16:32

    Boa tarde…
    Nossa…,adorei as dicas dadas aqui e peço ppr favor uma linha de contato direto a fim de trocarmos informações e conhecimento a respeito ..
    Aproveito o ensejo para perguntar o que voces me indicam para que eu possa visualizar melhor os minusculos componentes das placas de celulares:
    – Lupa de que tipo ou tamanho
    – Microscópio? Mas…,qual???

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

You May Also Like

Artigos

A bateria viciada do celular na verdade não é algo tão comum. Há algum tempo as baterias são feitas de Lítio, um material que...

Artigos

O fim de ano chegou e mais do que nunca tá na hora de planejar a viagem. Mas se você é daqueles que não...

Artigos

Será que vale a pena comprar um iphone? O aparelho da Apple é um dos celulares mais populares do mundo. Não importa qual das...

Artigos

Se você se importa com ter um celular cada vez mais organizado e dinâmico, está no lugar certo. Aqui no blog já demos várias...

Dicas

Tirar uma selfie perfeita não é tão difícil quanto parece. Aliás, ao contrário do que muita gente pensa, tirar uma selfie significa tirar uma...

Apps

Colocar senha no Google Drive é uma novidade que agradou muita gente. Pra quem ainda não conhece, ele funciona como uma nuvem de arquivos....

Celular

O iPhone de vitrine tem sido uma opção para quem quer economizar na hora de comprar um celular. O aparelho não é usado, mas...

Artigos

Não é a primeira vez que a gente fala de bateria aqui no blog. Mas agora precisamos conversar sobre um problema grave que acontece...

Empório do celular .Todos os direitos reservados.