O setor de celulares da LG anunciou o encerramento de suas atividades nesta semana. Se você acompanha alguns portais, já deve saber disso e também que a empresa vai continuar atuando na área de tecnologia, mas com foco em sistemas de inteligência artificial e veículos elétricos.
Na prática, isso significa que a produção de celulares da empresa já começa a diminuir, e para completamente até a metade do ano. Novidades, como o aparelho de tela expansível anunciado pela marca, provavelmente não chegarão efetivamente ao mercado.
Como isso afeta os usuários da LG
No entanto, se você já tem um aparelho da LG ainda vai receber o suporte da empresa. Ao menos durante alguns meses, ela continuará com seu serviço de atendimento ao cliente para a linha mobile. Em seu comunicado oficial, a marca não especificou o tempo de duração dessa cobertura, mas, sim, que haverá alguma. Além disso, ela ainda deve manter sua assistência por alguns anos, até encerrar de vez o segmento.
Os usuários dos celulares LG, além da assistência, ainda receberão todas as atualizações de sistema que já estavam previstas. A marca confirmou, inclusive, que diversos usuários terão o Android 12 nos modelos mais novos.
O que pode não ser uma boa ideia, por enquanto, é investir em celulares da marca. O preço dos aparelhos deve diminuir, mas ao mesmo tempo a revenda dos dispositivos vai ficar bem difícil e desvalorizada. Além disso, como já dissemos, as peças de reposição devem parar de ser produzidas em breve, o que tornará qualquer manutenção bem difícil.
O fim dos celulares da LG
Até chegarem à decisão mais drástica de encerrar as atividades do setor mobile da empresa, os executivos tentaram salvá-la. Desde 2015, os prejuízos acumulados somam mais de US$4,1 bilhões somente neste segmento.
Nos últimos meses, a tentativa era vender a maior parte das ações para que a empresa pudesse continuar com a produção, mas as negociações acabaram não avançando. A LG é uma das marcas mais tradicionais no mercado de celulares, e tem incontáveis modelos icônicos e conhecidos por sua durabilidade e qualidade.
Agora, o foco da marca é investir na produção de tecnologias smart, e também apostar no mercado crescente de veículos elétricos.
Mais dicas e notícias sobre o mundo tech você confere no Blog Empório.