As câmeras sob tela realmente são uma grande aposta para 2021, e a Google parece estar trabalhando na sua própria versão delas. O próximo Google Pixel conta com a novidade, mas de um jeito ainda não visto nos aparelhos.
Um dos grandes problemas para as câmeras sob tela é a qualidade da imagem que pode sofrer bastante com uma camada extra de vidro. A maior dificuldade até agora é fazer com que as imagens continuem com a resolução altíssima, já que esse tem sido o foco dos celulares há alguns anos.
Google Pixel e câmera sob tela
Pensando em resolver exatamente este problema, a Google parece ter criado um jeito completamente diferente de acabar com o notch, mas não perder tanta qualidade. O posicionamento de um espelho dentro do aparelho deve refletir as imagens que vem de fora e também as que são reproduzidas pela tela. Isso cria uma ilusão de ótica para o usuário, e impede que o aparelho perca qualidade de imagem. Veja abaixo na animação criada pelo portal Lets Go Digital:
Como é possível perceber, o prisma espelhado posicionado ao meio reflete as imagens de um lado e outro, fazendo com que a câmera consiga captar o que é recebido, e com que a tela interna também seja refletida.
Já a parte rosa, chamada de “Janela sob a tela” deve ser bem mais fina que o restante do display. Assim, ela não atrapalha a entrada de luz, mas consegue refletir as imagens e funcionar como uma tela enquanto a câmera não é utilizada.
Quando acontece o lançamento
Para o portal Lets Go Digital, o lançamento do aparelho pela Google já é um certeza mas ainda não se sabe se ele chega no fim de 2021, ou somente em 2022.
Ainda segundo eles, outras marcas como Xiaomi, Samsung e Oppo estão produzindo suas versões de câmeras sob a tela, e deve anunciar em breve os aparelhos sem o notch.
Mais dicas e notícias sobre o mundo tech você confere no Blog Empório.