Se você está pensando em comprar o iPhone 11 em 2023 vale a pena pensar em alguns pontos. Com diversos lançamentos, o modelo de 2019 ainda pode ser uma boa escolha, mas é preciso ficar atento.
Design
Uma das vantagens do iPhone 11 é o design mais atualizado. Mesmo que o aparelho tenha as bordas arredondadas e as câmeras não estejam na diagonal, ele faz parte desta geração de lentes em um módulo quadrado. Isso faz com que o aparelho seja mais atualizado, e conte com recursos importantes como o Face ID, um notch menor e a tela que ocupa toda a frente do aparelho.
Atualizações
Os iPhones, assim como a maior parte dos aparelhos mais recentes, tem uma quantidade limitada de atualizações. No caso dos modelos da Apple são cerca de 6 anos, contando a partir do lançamento, para que um modelo deixe de ter novas versões do iOS disponíveis.
Este é um dos pontos menos positivos ao comprar um iPhone 11. Ele completa 4 anos de lançamento em 2023 e, por isso, deve ter cerca de mais 2 ou 3 anos de atualizações do iOS disponíveis. Depois disso, vale a pena substituir novamente o aparelho, já que ele ficará mais vulnerável e com apps menos seguros.
Câmeras
Um aspecto muito observado por quem busca iPhone em 2023 são as câmeras. No caso do iPhone 11, ele não tem a melhor versão possível, mas ainda assim conta com as lentes maiores e mais espaçadas desta última geração da marca.
O iPhone já tem a lente ultra wide 0,5, Modo Retrato e alguns outros recursos interessantes e mais novos da Apple. Mesmo assim, fica devendo quando o assunto é alta qualidade observada nos iPhones 13 e 14, por exemplo.
Funções
Grande parte das funcionalidades do iPhone está ligada aos recursos disponíveis no próprio aparelho. A compatibilidade com o carregamento MagSafe, Modo noturno das câmeras e Face ID, por exemplo, dependem dos componentes físicos do celular.
Neste quesito, o iPhone 11 não fica muito pra trás. Claro que ele ainda não conta com todas as especificações de última linha, mas entrega bastante quando falamos em qualidade e novidades trazidas pela Apple para os aparelhos mais recentes.
Aqui, vale avaliar as funcionalidades que importam mais no seu dia-a-dia para escolher uma boa alternativa.
Preço (custo-benefício)
Por fim, um dos pontos mais interessantes sobre o iPhone 11 em 2023 é o preço. As versões usadas podem ser encontradas por cerca de R$1.500, enquanto as novas custam até R$3.000.
A maior indicação é ficar de olho na memória, o ideal é que o aparelho tenha bastante espaço para suportar as próximas atualizações e rodar bem todos os novos recursos que podem ser lançados.
Então, o iPhone em 2023 vale a pena?
A opinião da Empório é que ainda vale a pena sim ter um iPhone 11 se você busca um aparelho com boa usabilidade. É preciso saber que ele não é mais um aparelho topo de linha com as melhores especificações do mercado, mas ainda entrega uma boa qualidade de câmeras, um bom sistema operacional e um design atualizado.
Por fim, caso você procure um aparelho usado, o ideal é ter certeza de que ele tenha utilizado peças de boa qualidade em possíveis manutenções. Isso é essencial para manter o aparelho com a qualidade original.
Gostou do post? Siga a gente no Instagram para não perder nenhuma novidade!
Mais dicas e notícias sobre o mundo tech você confere aqui no Blog Empório.
