A LG encerrou oficialmente ontem (31) a produção de smartphones em todo o mundo. A empresa já havia anunciado a sua saída do mercado de celulares em abril, mas ainda levou alguns meses para finalizar de vez as operações no ramo e terminar os aparelhos que já estavam em processo de fabricação.
Em um anúncio oficial, a marca declarou que a fábrica do Vietnã, principal responsável pelos dispositivos da marca, será utilizada para a produção de eletrodomésticos a partir de agora. Os funcionários foram realocados em novas funções, ou em novas unidades da fabricante para que não houvesse uma demissão em massa no país.
Fábrica da LG no Brasil
Por aqui, a fábrica que fica localizada em Taubaté-SP será fechada em agosto. Depois de um acordo entre a LG e o sindicato dos trabalhadores da empresa, a marca deve pagar R$37,5 milhões em indenizações aos cerca de 700 funcionários demitidos.
Além dos celulares, a fábrica no estado de São Paulo ainda produz notebooks, monitores e outros produtos. No entanto, toda essa demanda será transferida para a sede da empresa que fica em Manaus, na região norte do país.
Suporte da LG continua
Apesar de ter encerrado a produção dos smartphones em todo o mundo, a empresa ainda continuará oferecendo suporte aos consumidores. Peças de reposição ainda devem estar disponíveis durante algum tempo, e diversos aparelhos seguem recebendo atualizações. Inclusive, representantes da marca afirmaram que alguns dispositivos chegarão a ter o Android 13, lançado somente em 2022.
O fim dos celulares empresa
Desde 2015, a LG acumulou um prejuízo de mais de US$4,1 bilhões somente no segmento de smartphones. Antes de decidir encerrar as atividades, os executivos da empresa ainda tentaram vender as ações, mas sem sucesso por conta do valor baixo oferecido.
Mesmo sendo uma das marcas mais tradicionais no mercado, parece que a LG deixou de acompanhar os concorrentes já há alguns anos, e acabou “ficando pra trás”. Os aparelhos da marca continuam em circulação, mas a partir de agora já não serão produzidos, a empresa deve focar nos outros segmentos de tecnologia.
Mais dicas e notícias sobre o mundo tech você confere no Blog Empório.