Connect with us

Hi, what are you looking for?

Dicas

Mudanças na conta Google: saiba o que vai mudar no armazenamento

Mudanças na conta Google: saiba o que vai mudar no armazenamento

No ano passado, diversas mudanças na conta Google foram anunciadas. O armazenamento da plataforma mudou, e se antes era possível ter um limite bem alto de memória no Google Fotos e Drive, agora contas inativas serão suspensas, e arquivos que ultrapassam essa quantidade poderão ser excluídos.

As novas medidas entram em vigor a partir de 1º de junho de 2021, e a gente explica quais serão as mudanças efetivas na nuvem. Também te ensinaremos a revisar seus arquivos para não perder nada armazenado lá.

Quais as mudanças na Conta do Google

A principal mudança na plataforma é sobre o Google Fotos. Até 1º de junho, é possível ter armazenamento ilimitado com qualidade alta dentro da nuvem. No entanto, a partir da metade do ano, as fotos armazenadas também fazem parte dos 15 GB gratuitos disponíveis para os usuários. Então, considerando Google Fotos, Drive, Gmail etc, o usuário terá no total 15GB para utilizar sem nenhum custo adicional. 

Outra mudança é que os arquivos editados dentro dessas plataformas também passarão a ocupar espaço dentro das nuvens. Dessa forma, caso o usuário exceda o limite, não poderá carregar mais imagens, textos e outros tipo de arquivos, e ainda não conseguirá enviar ou receber emails pela plataforma Gmail.

Caso sua conta tenha arquivos que ultrapassam o limite de 15 GB, você tem até 2 anos para revisá-los, ou comprar uma nova quantidade de armazenamento. Outra opção sugerida pela própria Google é fazer o backup destes arquivos no seu PC e excluí-los da nuvem. Cerca de 3 meses antes do prazo terminar, a empresa deve enviar avisos para o usuário de que todo seu conteúdo pode ser excluído das nuvens caso ele não escolha uma das opções citadas.

Mais uma atualização é que se a conta estiver sem nenhum tipo de atividade pelo período de 2 anos, o usuário corre o risco de perder seus arquivos. Neste caso, a Google envia notificações antes de fazer qualquer alteração na conta, mas basta que as atividades sejam retomadas para que ela não corra o risco de exclusão total dos dados armazenados. 

Por isso, a recomendação é sempre manter ativas as nuvens vinculadas à conta Google, e checar com certa frequência a quantidade de armazenamento restante.

Como checar seu armazenamento

Pensando exatamente nos usuários que poderiam ficar confusos com a nova política de armazenamento, a empresa oferece a plataforma Google One. Através deste site, você pode checar como seu armazenamento está sendo utilizado, e manter um monitoramento frequente das atividades.

Vale lembrar que, por enquanto, o Google Fotos não utiliza nenhum espaço porque tem armazenamento ilimitado. No entanto, a partir de 1º de junho é importante verificar se suas imagens salvas não excedem o limite gratuito.

Através dessa mesma plataforma, também é possível comprar mais armazenamento do Google. Basta escolher um dos planos disponíveis que tem o pagamento mensal a partir de R$6,99.

Outra ferramenta interessante produzida pela própria Google é a que prevê o tempo que o limite gratuito do usuário deve durar. Por ela, é possível também verificar quanto de espaço do Google Fotos você já utilizou e ter uma previsão de como deve ficar seu limite a partir de 1º de junho.

Vale ressaltar que antes de qualquer alteração ou exclusão nas contas, a Google deve enviar diversas notificações e oferecer um prazo grande para que o usuário possa tomar as medidas necessárias. A partir de 1º de junho é necessário ter atenção ao seu limite, mas caso alguma mudança seja necessária na sua conta, você será notificado.

 

Mais dicas e notícias sobre o mundo tech você confere no Blog Empório.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

You May Also Like

Artigos

A bateria viciada do celular na verdade não é algo tão comum. Há algum tempo as baterias são feitas de Lítio, um material que...

Artigos

O fim de ano chegou e mais do que nunca tá na hora de planejar a viagem. Mas se você é daqueles que não...

Artigos

Será que vale a pena comprar um iphone? O aparelho da Apple é um dos celulares mais populares do mundo. Não importa qual das...

Artigos

As ferramentas necessárias para começar no ramo da manutenção de celulares sempre geram um pouco de dúvida. O que realmente é preciso para realizar...

Artigos

Se você se importa com ter um celular cada vez mais organizado e dinâmico, está no lugar certo. Aqui no blog já demos várias...

Dicas

Tirar uma selfie perfeita não é tão difícil quanto parece. Aliás, ao contrário do que muita gente pensa, tirar uma selfie significa tirar uma...

Apps

Colocar senha no Google Drive é uma novidade que agradou muita gente. Pra quem ainda não conhece, ele funciona como uma nuvem de arquivos....

Artigos

Não é a primeira vez que a gente fala de bateria aqui no blog. Mas agora precisamos conversar sobre um problema grave que acontece...

Empório do celular .Todos os direitos reservados.