Connect with us

Dicas

Mudanças na conta Google: saiba o que vai mudar no armazenamento

Mudanças na conta Google: saiba o que vai mudar no armazenamento

No ano passado, diversas mudanças na conta Google foram anunciadas. O armazenamento da plataforma mudou, e se antes era possível ter um limite bem alto de memória no Google Fotos e Drive, agora contas inativas serão suspensas, e arquivos que ultrapassam essa quantidade poderão ser excluídos.

As novas medidas entram em vigor a partir de 1º de junho de 2021, e a gente explica quais serão as mudanças efetivas na nuvem. Também te ensinaremos a revisar seus arquivos para não perder nada armazenado lá.

Quais as mudanças na Conta do Google

A principal mudança na plataforma é sobre o Google Fotos. Até 1º de junho, é possível ter armazenamento ilimitado com qualidade alta dentro da nuvem. No entanto, a partir da metade do ano, as fotos armazenadas também fazem parte dos 15 GB gratuitos disponíveis para os usuários. Então, considerando Google Fotos, Drive, Gmail etc, o usuário terá no total 15GB para utilizar sem nenhum custo adicional. 

Outra mudança é que os arquivos editados dentro dessas plataformas também passarão a ocupar espaço dentro das nuvens. Dessa forma, caso o usuário exceda o limite, não poderá carregar mais imagens, textos e outros tipo de arquivos, e ainda não conseguirá enviar ou receber emails pela plataforma Gmail.

Caso sua conta tenha arquivos que ultrapassam o limite de 15 GB, você tem até 2 anos para revisá-los, ou comprar uma nova quantidade de armazenamento. Outra opção sugerida pela própria Google é fazer o backup destes arquivos no seu PC e excluí-los da nuvem. Cerca de 3 meses antes do prazo terminar, a empresa deve enviar avisos para o usuário de que todo seu conteúdo pode ser excluído das nuvens caso ele não escolha uma das opções citadas.

Mais uma atualização é que se a conta estiver sem nenhum tipo de atividade pelo período de 2 anos, o usuário corre o risco de perder seus arquivos. Neste caso, a Google envia notificações antes de fazer qualquer alteração na conta, mas basta que as atividades sejam retomadas para que ela não corra o risco de exclusão total dos dados armazenados. 

Por isso, a recomendação é sempre manter ativas as nuvens vinculadas à conta Google, e checar com certa frequência a quantidade de armazenamento restante.

Como checar seu armazenamento

Pensando exatamente nos usuários que poderiam ficar confusos com a nova política de armazenamento, a empresa oferece a plataforma Google One. Através deste site, você pode checar como seu armazenamento está sendo utilizado, e manter um monitoramento frequente das atividades.

Vale lembrar que, por enquanto, o Google Fotos não utiliza nenhum espaço porque tem armazenamento ilimitado. No entanto, a partir de 1º de junho é importante verificar se suas imagens salvas não excedem o limite gratuito.

Através dessa mesma plataforma, também é possível comprar mais armazenamento do Google. Basta escolher um dos planos disponíveis que tem o pagamento mensal a partir de R$6,99.

Outra ferramenta interessante produzida pela própria Google é a que prevê o tempo que o limite gratuito do usuário deve durar. Por ela, é possível também verificar quanto de espaço do Google Fotos você já utilizou e ter uma previsão de como deve ficar seu limite a partir de 1º de junho.

Vale ressaltar que antes de qualquer alteração ou exclusão nas contas, a Google deve enviar diversas notificações e oferecer um prazo grande para que o usuário possa tomar as medidas necessárias. A partir de 1º de junho é necessário ter atenção ao seu limite, mas caso alguma mudança seja necessária na sua conta, você será notificado.

 

Mais dicas e notícias sobre o mundo tech você confere no Blog Empório.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

You May Also Like

Artigos

Você com certeza já ouviu falar em “bateria viciada”, né? Depois de um tempo de uso, quando a bateria começa a durar menos, já...

Artigos

O fim de ano chegou e mais do que nunca tá na hora de planejar a viagem. Mas se você é daqueles que não...

Artigos

Será que vale a pena comprar um iphone? O aparelho da Apple é um dos celulares mais populares do mundo. Não importa qual das...

Artigos

Não é a primeira vez que a gente fala de bateria aqui no blog. Mas agora precisamos conversar sobre um problema grave que acontece...

Dicas

Tirar uma selfie perfeita não é tão difícil quanto parece. Aliás, ao contrário do que muita gente pensa, tirar uma selfie significa tirar uma...

Artigos

Se você se importa com ter um celular cada vez mais organizado e dinâmico, está no lugar certo. Aqui no blog já demos várias...

Artigos

As redes sociais nunca estiveram tão em alta. O instagram virou quase o nosso cartão de visitas e quem usa sempre sabe como é...

Artigos

Com a quase extinção dos celulares que não são touch screen, cada vez mais precisamos cuidar da tela do celular. No mercado há uma...

Empório do celular .Todos os direitos reservados.