Notch, traduzido como entalhe, é um diferencial na tela do celular que aumenta o espaço ocupado pelo display. Eles podem ser em forma de gota, um ponto pequeno ou ter um formato mais alongado, mas sempre são cercados pela tela
Apesar de ser muito comum e cada vez mais presente nos aparelhos, muitos usuários não gostam do notch. Alguns reclamam da aparência, enquanto outros acham que ele atrapalha a usabilidade do dispositivo. De qualquer forma, quase todos os celulares desde 2019 tem o entalhe, e fica difícil fugir dessa nova moda.
Como surgiu o notch
Muita gente acredita que o iPhone X foi pioneiro na presença de um notch, mas na realidade o Essential Phone foi o primeiro aparelho a ter um desses. O modelo, criado pelo “Pai do Android”, Andy Rubin, tem apenas um entalhe central em formato de gota. Diferente da versão da Apple, ele abriga somente a câmera frontal.
Mesmo que o Essential Phone tenha criado a tendência, foi a Apple que tornou o entalhe mais popular. Apelidado de “franja”, o notch do iPhone é maior porque abriga todos os sensores frontais, além da câmera de selfie. Inclusive, esse é um dos formatos mais criticados já que acaba não economizando tanto espaço, e ficando “por cima” de vários aplicativos.
Depois do lançamento do iPhone X em 2018, várias empresas seguiram o mesmo caminho da Apple, e começaram a criar suas próprias versões do entalhe. No entanto, a Samsung é um exemplo de marca que não gosta muito da tendência. A empresa chegou a afirmar que jamais iria utilizar o entalhe em seus aparelhos, mas finalmente cedeu, e hoje utiliza as versões menores dele.
O notch não é definitivo
A verdade é que apesar de os notches estarem muito populares no mundo mobile, eles são um dispositivo de transição para os aparelhos. A tendência é que o display ocupe toda a parte da frente do celular, mas enquanto não é possível colocar sensores e câmeras sob a tela ainda é necessário utilizar uma solução que fica no meio do caminho.
Dessa forma, o notch não ocupa tanto espaço quanto as bordas superiores, mas também não resolve completamente o problema da tela. Podemos encarar a presença do entalhe nos aparelhos como uma ponte até chegarmos nos modelos completamente sem obstruções na parte frontal.
Pra quem não gosta do entalhe
Por enquanto, a melhor opção para evitar o notch nos celulares são os modelos pop-up. Aparelhos como o Galaxy A80 e o Xiaomi Mi 9T são exemplos dos que ocupam toda a parte da frente com display sem a necessidade do notch. No entanto, ambos utilizam um dispositivo mecânico que faz com que a câmera frontal fique disponível.
A má notícia é que essa tecnologia ainda é bastante cara tanto para compra quanto para manutenção. Então se você não planeja gastar muito, mas também não quer um aparelho com notch, pode optar por um modelo um pouco mais antigo que tenha as bordas maiores.
A verdade é que mesmo que o entalhe seja uma tendência temporária ainda deve durar um bom tempo nos aparelhos. Qual sua opinião sobre ele? Ainda ficou com alguma dúvida sobre o tema? Comenta aqui embaixo que a gente te ajuda.
Mais dicas e notícias você confere no Blog Empório.