Blog Empório

Leias nossos artigos e novidades

Novo sistema operacional da Huawei, Harmony OS, já começa a ser utilizado

Por: Gabriela Vilhena
Em: 3 de setembro de 2019

Depois de se envolver em polêmicas com o Governo dos EUA e com a Google, a Huawei resolveu investir numa nova aposta: Um sistema operacional próprio. Chamado de Harmony OS, o sistema foi lançado no início de agosto depois de alguns rumores que já previam isso.

Por enquanto, ele será utilizado somente em carros, smart tvs e relógios inteligentes, sendo que a Smart Tv da Honor foi o primeiro produto lançado rodando 100% com o sistema. O Harmony é compatível com os apps desenvolvidos para Android, mas terá, também, seus próprios aplicativos disponíveis no AppGallery. 

Resultado de imagem para harmony os

 

Impacto Econômico

Muito tem se falado sobre o impacto que esse novo sistema operacional terá sobre outras empresas, como a Google, por exemplo. A Huawei é umas das maiores vendedoras de smartphones no mundo, e só no primeiro semestre de 2019, vendeu 100 milhões de aparelhos. Além disso, estima-se que caso todos os smartphones da marca sejam obrigados a migrar para o novo sistema operacional, o Android perca aproximadamente 800 milhões de usuários.

No entanto, até agora a empresa não planeja usar o sistema operacional nos celulares. Mas, segundo Richard Yu, CEO da empresa, eles poderiam instalar o sistema rapidamente nos aparelhos caso tivessem problemas com a Google novamente. 

 

Entenda o caso

Em maio deste ano o Presidente Trump adicionou a Huawei a uma “lista negra” de comércio. Segundo ele, a empresa oferecia risco ao país e poderia facilitar a espionagem chinesa dos celulares norte-americanos. Em seguida, o uso do sistema da Google também foi proibido em grande parte dos produtos Huawei, e somente algumas lojas nos EUA poderiam realizar seu comércio.

Em junho, o presidente voltou atrás da decisão e deu uma autorização especial que garante à gigante chinesa mais tempo de funcionamento dentro do país.

 

E você, acha que o sistema da Huawei vai cair nas graças dos consumidores, ou que o Android ainda tem muito tempo nos celulares da marca?


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *