Blog Empório

Leias nossos artigos e novidades

Perdi o celular, e agora?

Por: Gabriela Vilhena
Em: 3 de dezembro de 2018

     Se você acabou de perder o celular, calma que a gente te ajuda a seguir todos os passos necessários para proteger o seu aparelho e suas informações que estavam nele. Confira:

  • Fazer o b.o e tentar localizar o aparelho

Em casos de roubo é sempre importante fazer o b.o antes de qualquer outra coisa. Com ele você consegue seguir os passos abaixo sem nenhuma dificuldade (Se você estiver no estado de SP, você pode fazer seu b.o online clicando aqui). Mas em casos de perda, tente refazer os seus passos durante o dia, e procurar o achados e perdidos dos lugares pelos quais você passou.

Nos dois casos, se o celular não foi recuperado, você pode se conectar por um computador à sua conta google logada ao celular, caso você tenha um celular com sistema android. Lá você escolhe o próximo passo, inclusive localizar o celular. Veja abaixo:

perdeu 2 1024x556 - Perdi o celular, e agora?

localizar telefone 1024x555 - Perdi o celular, e agora?

 

Deste modo, você sabe exatamente onde encontrar o aparelho. Mas atenção: Caso ele se encontre em um lugar onde você não se lembra de ter passado no mesmo dia, acione a polícia e espere que ela tome as medidas necessárias para a situação. Outro ponto importante desta opção é que o recurso só funciona se a localização do aparelho estiver ativada, e se ele estiver conectado a uma rede de internet.

Caso seu aparelho seja um modelo iPhone, acesse imediatamente a sua conta no iCloud, lá o sistema oferece diversas maneiras de encontrar o celular. A partir dai, é possível ativar o Modo Perdido no aparelho. Neste modo ele mantém a tela bloqueada e exibe uma mensagem que você mesmo digita. O ideal é informar que o celular foi perdido e disponibilizar aí um número de telefone ou outra forma de contato.

O dispositivo ainda pode ser localizado e transmitir sua localização em tempo real e, caso sua internet esteja desligada, ele se reconecta por alguns instantes para transmitir a localização.

Mas atenção: essas funções só são ativadas automaticamente quando o modo Encontrar iPhone foi ativado previamente no aparelho. Caso você perca o celular com ele desativado, todas as ações feitas à distância só funcionarão quando ele estiver novamente conectado à internet.

 

  • Deslogar as contas e/ou trocar as senhas

Logo após procurar o telefone, o próximo passo é deslogar seu e-mail do aparelho. A conta google normalmente está relacionada a várias outras, sem contar as fotos, vídeos e contatos que salva automaticamente. Então, sempre se lembre de retirar o acesso do telefone para que sua privacidade não entre em jogo. Caso você ache o celular depois, basta conectá-la ao aparelho novamente.

Neste caso, se você tem um iPhone, basta mudar sua senha do ID Apple. Dessa maneira o celular automaticamente se desconecta da sua conta e retira todos seus arquivos do celular.

Ainda pelo computador, você pode se deslogar do Facebook e Twitter. Basta acessar as configurações e escolher quais dispositivos você deseja desvincular da sua conta. Já outras redes sociais não oferecem essa opção, o Instagram, por exemplo. Neste caso, basta mudar a senha pelo computador, e os outros aparelhos serão automaticamente desconectados. Mais uma vez, em qualquer um desses casos, basta conectar novamente com a senha correta para continuar a usar as redes sociais no dispositivo.

 

  • Bloqueie o chip

Como nem só de redes sociais é feito o celular, é importante bloquear as outras funcionalidades dele também. O seu chip, por exemplo, está ligado ao seu CPF e pode acabar num problema bem chato caso caia nas mãos erradas.

Para bloqueá-lo, basta ligar na sua operadora e fornecer o número IMEI. Eles normalmente pedem seus dados e boletim de ocorrência (lembra do primeiro passo?), e com essa informações em mãos o processo costuma ser bem simples.

 

      Como conseguir seu número IMEI:

Caso você ainda tenha o celular em mãos, basta discar *#06# e seu número IMEI aparecerá automaticamente. Deixe ele guardado em um lugar seguro, ou envie para algum amigo de confiança. Dessa maneira, se algo acontecer, fica mais fácil de descobri-lo.

Mas se você já está sem o celular, calma que ainda tem jeito. Normalmente a gente  guarda a nota fiscal por motivos de troca, garantia etc. Se você a tem guardada em algum lugar essa é a hora de encontrá-la. Na própria nota o seu número vem escrito. Aí é só seguir o tutorial e ter uma preocupação a menos.

 

  • Bloquear o aparelho

Neste passo é preciso ter muita cautela. Ele só deve ser utilizado se você já perdeu todas as esperanças de encontrar seu aparelho. Ele serve, principalmente, para desestimular o roubo de celular, já que uma vez bloqueado ele não pode mais ser recuperado.

Caso você realmente queira fazer isso, vá até a página google mais uma vez e selecione a opção “Bloquear aparelho”. Feito isso, seu celular não pode mais ser utilizado por ninguém. No entanto, você perde todos os arquivos que estavam lá dentro.

E mais uma vez, se você tem iPhone, o seu celular já está bloqueado desde que o Modo Perdido foi ativado. Então basta aguardar que ele seja encontrado, ou seguir para o próximo passo.

 

  • Apagar os dados do celular

Ainda na conta google, há a opção “Apagar dados do celular”. Clicando nela, você apaga tudo dele. Mas mais uma vez tenha cautela! Apagando tudo relacionado à conta google, você perde, também, as chances de localizá-lo.

No iPhone também é possível apagar todas suas informações do celular caso você não tenha mais esperanças de encontrá-lo, basta Apagar o telefone no Modo perdido do aparelho, mas lembre-se que essa é uma medida irreversível, e por isso só deve ser adotada quando não houver mais esperanças.

 

Caso você ache que perdeu o celular dentro de casa, ainda na conta google ou no Modo perdido você pode fazer com que ele toque por cerca de 5 minutos, mesmo se estiver no modo silencioso. Esta é uma dica importante para quem sempre esquece onde deixou o aparelho.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *