O Pix começa a funcionar hoje (3) para uma parcela dos usuários já cadastrados. De acordo com o Banco Central, o recurso está sendo instalado aos poucos e, por esse motivo, pode apresentar instabilidades nesse período inicial. Além disso, os horários para transações também serão limitados por enquanto. As transferências estarão disponíveis somente de segunda a sexta, entre 9h e 22h.
Para a fase inicial de operações restritas, somente 5% dos usuários será selecionado para testar a novidade. Essa pessoas serão escolhidas pela própria instituição financeira, e devem ser correspondentes com seu tipo de público.
A partir do dia 8 de novembro esse número começa a aumentar gradativamente, até alcançar os 100% assim que ele for lançado, no dia 16 de novembro.
Início das operações
Dessa forma, para a maioria dos clientes, o Pix só estará disponível a partir do dia 16 de novembro. Mas durante essa fase de testes é possível checar se você faz parte do grupo selecionado ao tentar realizar uma operação. Se ela não se confirmar, ainda é possível entrar em contato com sua instituição financeira para descobrir se faz parte dos 5%. Se não, será necessário esperar até que ele seja lançado oficialmente para testar o novo recurso.
O que é o Pix
O Pix foi anunciado neste ano pelo Banco Central e deve substituir todos os outros tipos de transações bancárias. Ao contrário do TED, por exemplo, ele não tem taxas para outros bancos. Além disso, a partir de 16 de novembro será possível completar as operações em qualquer horário e dia, e não somente em dias úteis durante o horário comercial.
Já o cadastro no Pix é feito diretamente no app ou agência da sua instituição. O ideal é cadastrar uma chave em cada banco para garantir que você tenha várias opções. Essa chave, inclusive, pode ser o número do CPF, de telefone, e-mail ou o que você preferir. É a partir dessa informação cadastrada que as transações serão feitas por e para você.
Gostou do nosso post? Não esqueça de compartilhar com os amigos que ainda não sabem dessa novidade.
Mais dicas e notícias sobre o mundo tech você confere no Blog Empório.