Muita gente se pergunta porque o iPhone é tão caro. O celular da Apple vai lançar sua 15º edição em 2023, e segue sendo um dos modelos com preço mais alto do mercado. No entanto, além do valor de marca, outros motivos podem justificar esse preço alto.
Manutenção simples e facilitada
Grande parte das assistências técnicas prefere trabalhar com iPhone. A construção do aparelho é diferente das outras marcas e facilita o acesso aos conectores e componentes menores. No vídeo abaixo, gravado na assistência técnica da Empório do Celular, é possível ver como funciona um iPhone por dentro.
Os conectores tem blindagens que são fixadas por parafusos, o que facilita na hora da manutenção. A maior parte dos aparelhos de outras marcas tem peças coladas, que podem acabar sofrendo dano durante um conserto.
Desse jeito, a construção do aparelho acaba justificando o preço um pouco mais alto, porque ele poderá passar por mais manutenções e ter uma durabilidade muito maior.
Sistema não customizável
Se você tem um aparelho Android, já deve ter visto suas centenas de opções de customização. Conseguimos mudar fontes, temas, baixar ícones e fazer várias outras modificações. Enquanto isso, até a última atualização do iOS não era possível fazer nenhuma mudança de visual no iPhone. Agora, conseguimos executar alterações, mas que ainda são bem limitadas quando comparadas a outros sistemas.
A verdade é que apesar de serem bem atrativas, essas mudanças acabam sobrecarregando o sistema e fazendo com que o aparelho funcione de uma maneira menos “limpa”. Um sistema que pode ser menos modificado pelo usuário, mantém uma comunicação mais direta entre si, e acaba durando mais tempo, além de ter um desempenho bem melhor.
Impostos altos deixam o iPhone caro
O Brasil deixou de ser o país com o iPhone mais caro do mundo, mas continua tendo preços bem altos. Isso se deve bastante à quantidade de impostos aplicados sobre o produto. Então, mesmo que o iPhone seja considerado caro até nos EUA, ele acaba tendo o preço ainda mais elevado quando é vendido por aqui.
Atualização e correção de bugs mais rápidas
Outro ponto responsável por deixar o iPhone ainda mais caro são as atualizações constantes e correções de bugs. Ambos são essenciais para a manter a segurança do usuário, um dos pontos principais do aparelho, e a marca consegue entregar novas versões do sistema por alguns anos até que o celular perca esse benefício.
Outro ponto importante são as correções de bugs, que acontecem quase mensalmente para os usuários de iOS. A maior parte dos problemas de sistema dos aparelhos da Apple costuma ter uma solução rápida, com atualizações que chegam para todas as linhas do aparelho.
O ecossistema Apple funciona
Por fim, a Apple foi capaz de construir uma grande quantidade de produtos que funcionam bem entre si. Falando em AirPods, Apple Watch, Macbooks, Homepod e alguns outros dispositivos, todos eles tem uma ótima comunicação. Com uma conta Apple você é capaz de acessar esses aparelhos de diversas formas, e de um jeito bem facilitado. Assim, o usuário acaba pagando um pouco mais por esses facilitadores no dia-a-dia.
Mais dicas e notícias sobre o mundo tech você confere no Blog Empório.