Assistentes virtuais, como a Alexa, tem ficado cada vez mais populares e até mais acessíveis. Apesar de alguns problemas com privacidade apontados, elas têm ganhado mais espaço no mercado e quase todas as marcas tech tem uma opção para oferecer. Mas você conhece a real utilidade delas? No post de hoje a gente te mostra qual é a melhor opção se você planeja investir em uma.
Pra que serve a Alexa?
Assim como qualquer assistente virtual, a Alexa é uma inteligência artificial que tem como objetivo facilitar as tarefas do dia a dia. Ela é ativada por comando de voz e é capaz de ajustar alarmes, executar músicas ou podcasts, informar o clima e até a situação do trânsito, ler notícias etc. Basta dizer a palavra que ativa a sua versão da caixinha, e pedir que ela faça alguma tarefa. Essas assistentes ainda podem ter acesso a outros objetos inteligentes da sua casa, e avisar quando uma porta foi aberta, por exemplo.
Algumas versões mais novas, como é o caso da HomePod Mini, da Apple, até reconhecem vozes diferentes e conseguem marcar compromissos em várias agendas apenas com a voz.
Falando especificamente da Alexa, ela é fabricada pela Amazon e por isso é capaz de fazer compras no site somente com o comando de voz.
Quanto custa uma assistente virtual?
É possível encontrar assistentes virtuais como a Alexa e o Nest Mini, da Google, por pouco mais de R$200. Mas a partir deste preço são várias opções que chegam a até os R$1.000 dependendo do modelo e funções disponíveis na caixinha.
A Alexa é segura?
Um caso famoso sobre a perda de privacidade com o uso da Alexa aconteceu com um casal nos EUA. Após uma confusão de palavras feitas pela assistente virtual, uma conversa entre eles foi gravada e enviada para um colega de trabalho. Depois que o caso se tornou público, a Amazon pediu desculpas e ofereceu uma indenização ao casal, além de garantir que trabalharia em melhorias na assistente para evitar que a situação ocorra novamente.
Pensando em um dispositivo que é ativado por voz, pode ser que situações como essas ocorram. Mas falando em ataques de hackers ou problemas do tipo, todas as marcas garantem que suas “smart speakers” são muito seguras e confiáveis.
Qual assistente comprar?
A melhor opção é testar as versões mais baratas pra entender se as assistentes virtuais se encaixam bem no seu dia a dia. Antes de comprar só vale checar se a caixinha é compatível com o sistema dos aparelhos que você deseja conectar. Mas escolha a melhor opção para você e faça um teste pra ver se seu dia a dia não ficará muito mais simples.
Mais dicas e notícias sobre o mundo tech você confere no Blog Empório.