Já faz alguns anos desde que os celulares começaram a ter 2, 3, 4… sensores para fotografia. Mas afinal, a quantidade de câmeras no celular faz diferença na foto? Será que a imagem realmente melhora de acordo com o aumento das lentes?
Pra responder essa dúvida de maneira completa, reunimos várias informações sobre o funcionamento do conjunto dessas câmeras. Continue lendo para entender como as câmeras duplas, tão comuns hoje em dia, mudaram completamente a forma como pensamos as fotografias em celulares.
Por que ter mais de uma câmera?
Com o passar do tempo, os celulares foram reunindo as principais ferramentas que necessitamos no dia a dia. Não foi diferente com a presença da câmera nesses dispositivos, sendo que elas ficaram cada vez mais modernas.
No entanto, por uma questão de espaço físico, era difícil igualar as imagens de um celular às de outras captadas por lentes maiores. A solução foi adicionar sensores, sendo que esses segundos, ou terceiros etc, funcionam como complemento à câmera principal.
A qualidade da fotografia muda com mais câmeras?
Normalmente, sim. A qualidade das imagens tende a melhorar com mais lentes disponíveis, e algumas a vezes a quantidade de câmeras no celular faz diferença. É interessantes pensar, por exemplo, que uma segunda lente pode ajudar com um foco melhor, já a terceira pode servir para a melhoria da qualidade do zoom, e assim por diante.
Quando trabalham em conjunto, as lentes conseguem entregar, na maioria das vezes, um resultado bem melhor do que apenas uma lente de celular entregaria.
Quanto mais câmeras melhor?
Depende. Como já dissemos, as lentes podem sim trabalhar em conjunto e resultar numa ótima imagem final. No entanto, em alguns casos, elas tem funções separadas. O que significa que cada uma é ativada em um “modo de câmera”, e não necessariamente usada em conjunto com todas as outras. Isso afeta bastante o resultado final, e pode até gerar certa piora na foto.
Como escolher a quantidade de câmeras?
Mais uma vez, depende do que você busca em um aparelho. Falando em qualidade fotográfica pode ser que compense investir em um iPhone 12 Pro com 3 lentes, ou um Galaxy S20 com 4. Isso porque mesmo que esses celulares não tenham um número absurdo de sensores, tem um sistema que as integra e resulta numa imagem muito boa. Falando ainda em 4 lentes, o Redmi Note 9 e o Galaxy A9 também são ótimas opções, por um preço um pouco mais baixo.
Mas como dissemos, o importante é pesquisar o aparelho e descobrir se ele realmente tem qualidade em todas as lentes oferecidas, ao invés de quantidade.
Gostou do nosso post? Você ainda pode conferir nossa seleção de melhores celulares com câmera dupla pra comprar. E não esqueça de compartilhar esse post com os amigos.
Mais dicas e notícias sobre o mundo tech você confere no Blog Empório.