Connect with us

Hi, what are you looking for?

bateria

Quais os perigos da bateria de celular?

bateria explodindo - Quais os perigos da bateria de celular?

Os perigos da bateria de celular são sérios, mas muitas vezes desconhecidos. Certas situações podem levar a explosão da carga e a acidentes bem graves. Vale dizer, que as circunstâncias relatadas aqui são mais extremas. Se você faz o uso normal e consciente do seu aparelho, certamente só precisa se preocupar quando notar um dos sinais citados. 

Quais são os riscos do Lítio

Atualmente as baterias têm como principal componente o Lítio. Esse elemento é capaz de armazenar uma grande quantidade de energia, mas também oferece riscos. Quando o Lítio é separado em lâminas para ser inserido na bateria ele se torna extremamente perigoso. Em contato com o ar ou água, essa substância gera combustão, e é por isso que as baterias são seladas e não devem ser abertas em hipótese alguma. 

No entanto, durante a manutenção, ou até mesmo num acidente, as baterias podem acabar sofrendo perfurações. No caso do conserto dos aparelhos, o ideal é tomar todos os cuidados para que a bateria não seja atingida de maneira alguma. Já em circunstâncias imprevisíveis não é possível evitar a situação, mas vale o alerta de que o risco existe.  Abaixo é possível ver a partir de 0:09 o que acontece quando uma bateria sofre danos durante a manutenção.

Quais são os mecanismos de segurança

Neste momento, você pode se questionar sobre o uso do Lítio nas baterias já que ele é tão perigoso. Para entender melhor sobre o assunto nós temos uma matéria completa no Blog, mas ainda vale dizer que além da selagem total da bateria, ela ainda conta com tecnologias que evitam acidentes.

Cada vez mais, esses dispositivos são produzidos com mecanismos inteligentes que interrompem seus circuitos quando existe uma situação adversa. Por exemplo, se há uma sobrecarga ou um superaquecimento, o seu aparelho deve exibir um aviso de que está sobrecarregado e precisa desligar, ou ainda, a bateria simplesmente para de funcionar porque desativa todos os seus circuitos.

Tanto essas notificações, quanto a suspensão automática da bateria são utilizadas para prevenir uma explosão. Quando o dispositivo atinge o limite de segurança, ele recorre ao desligamento para evitar acidentes graves. 

No entanto, algumas situações diárias também podem causar o mau funcionamento dessas ferramentas de segurança. Uma queda do aparelho, por exemplo, pode danificar componentes internos e fazer com que a “inteligência” da carga seja alterada. Nestes casos, é fácil perceber que a bateria não está em perfeitas condições porque apresenta sinais como mudança no seu formato, altas temperaturas e ruídos. 

Se você notou alguma dessas alterações no seu celular o ideal é buscar uma assistência o mais rápido possível. Uma bateria com essas características provavelmente já perdeu seus mecanismos de segurança e pode causar acidentes graves. 

pexels tyler lastovich 719399 2 1024x748 - Quais os perigos da bateria de celular?

Como se proteger

Como dissemos, a bateria em condições perfeitas oferece todos os recursos para que não haja nenhum acidente. O ideal é que ao notar qualquer sinal listado aqui você procure ajuda especializada. Vale dizer, ainda, que não expor o aparelho como um todo a situações extremas ajuda a manter seu bom funcionamento. Não exponha o celular à luz direta do sol por muito tempo, e tenha um cuidado especial em ambientes como praia e piscina, mesmo que o dispositivo seja a prova d’água. 

Outro ponto importante é não utilizar carregadores de segunda linha. Os carregadores originais oferecem a quantidade de carga ideal para a bateria do aparelho, usar um modelo paralelo pode superaquecer a bateria e causar uma explosão. Em casos menos graves, os cabos diminuem consideravelmente a vida útil da bateria. 

 

Esse post serve unicamente para informar sobre os possíveis riscos das baterias de celular. Não é necessário ter medo de utilizar os aparelhos, porque como já dissemos, eles são cada vez mais seguros desde que utilizados corretamente.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre os perigos das cargas de celular comenta aqui que a gente te ajuda.

 

Mais dicas e notícias sobre o mundo tech você confere no Blog Empório

 

Fonte: Makeuseof

1 Comment

1 Comment

  1. Raimundo mota

    25 de fevereiro de 2023 at 12:23

    Caso eu tenha contato com a bateria com a proteção rasgada o que devo fazer

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

You May Also Like

Artigos

A bateria viciada do celular na verdade não é algo tão comum. Há algum tempo as baterias são feitas de Lítio, um material que...

Artigos

O fim de ano chegou e mais do que nunca tá na hora de planejar a viagem. Mas se você é daqueles que não...

Artigos

Será que vale a pena comprar um iphone? O aparelho da Apple é um dos celulares mais populares do mundo. Não importa qual das...

Artigos

As ferramentas necessárias para começar no ramo da manutenção de celulares sempre geram um pouco de dúvida. O que realmente é preciso para realizar...

Artigos

Se você se importa com ter um celular cada vez mais organizado e dinâmico, está no lugar certo. Aqui no blog já demos várias...

Dicas

Tirar uma selfie perfeita não é tão difícil quanto parece. Aliás, ao contrário do que muita gente pensa, tirar uma selfie significa tirar uma...

Apps

Colocar senha no Google Drive é uma novidade que agradou muita gente. Pra quem ainda não conhece, ele funciona como uma nuvem de arquivos....

Celular

O iPhone de vitrine tem sido uma opção para quem quer economizar na hora de comprar um celular. O aparelho não é usado, mas...

Empório do celular .Todos os direitos reservados.