Connect with us

Hi, what are you looking for?

Android

Quais são os tipos de telas de celular

LCD, IPS, OLED, AMOLED, Super AMOLED e Retina: vejas os principais tipos de telas dos smartphones
Você conhece os diferentes tipos de telas, e sabe como eles funcionam? Entre LCD, IPS, OLED, AMOLED, Super AMOLED e Retina pode haver bastante diferença.

As telas de celular recebem diferentes nomes. Você já deve ter reparado nisso ao procurar um aparelho e se deparar com uma variedade deles. Basicamente, são 6 tipos de telas: LCD, IPS, OLED, AMOLED, Super AMOLED e Retina. Essa diferenciação é feita com base nas tecnologias aplicadas em cada uma. Vale dizer, que alguns desses nomes não se diferem muito na prática, mas em outros casos faz toda a diferença saber qual tipo de tela escolher na hora da compra. 

Neste post você entende como cada uma delas funciona e descobre quais são as vantagens e desvantagens dos modelos.

LCD

As telas LCD (Liquid Crystal Display, ou Display de Cristal Líquido em português) são com certeza os modelos mais populares. Já conhecido há bastante tempo, esse tipo de tela é também o que tem o preço mais acessível, e normalmente faz parte de aparelhos de entrada e intermediários. 

Os displays LCD funcionam com pequenas moléculas de cristal líquido. As células recebem uma luz de fundo que precisa ficar acesa o tempo todo para que a tela funcione. Essa luz é chamada de backlight e acaba sendo a responsável pelo gasto maior de bateria de alguns aparelhos, essa é uma das desvantagens desse tipo de display.

Apesar de parecerem uma opção ruim já que gastam mais bateria, as telas de LCD são na verdade a versão mais fiel à realidade. O único problema em relação às cores que essas telas tem são os tons mais escuros. Por conta da luz de fundo sempre acesa, cores como preto tendem a ficar um pouco mais claras, e o contraste em geral acaba sendo menor também. Mesmo assim, a saturação, brilho e outros atributos da imagem tendem a ficar muito mais realista nas telas LCD.

IPS LCD

Na verdade as telas IPS LCD são bem parecidas com as LCD comuns. A maior diferença é que as células de cristal líquido nessa versão ficam mais “organizadas”. Isso acaba gerando um ótimo efeito no resultado final, e aumenta muito a qualidade das imagens do aparelho. 

P setting fff 1 90 end 500 - Quais são os tipos de telas de celular

Asus Zenfone 5 tem tela IPS LCD

OLED

A sigla OLED significa Organic Light Emitting Diode, em português Diodo Emissor de Luz Orgânica. Ele se diferencia dos outros tipos de telas porque é constituído por pequenas células orgânicas que emitem luz própria assim que uma corrente elétrica passa por elas. 

Como esses displays não precisam de uma luz de fundo acesa o tempo todo eles gastam bem menos energia. Além disso, nos locais da tela em que a cor preta deve aparecer os pixels simplesmente se desligam, e dessa forma garantem o tom mais escuro possível. Outra vantagem é que com a tecnologia OLED as empresas conseguem trabalhar com telas cada vez mais finas.

Uma desvantagem nesse caso é que esse tipo de display pode ser um pouco mais caro que os de LCD. O reparo e a reposição total nos aparelhos com essa tela podem acabar não compensando. 

AMOLED e Super AMOLED

Claramente esses dois modelos são derivados das telas OLED. Eles funcionam basicamente da mesma forma, mas o AMOLED, por exemplo, tem uma resposta melhor ao toque e oferece uma qualidade de imagem levemente melhor em relação ao seu antecessor.

smartphone xiaomi mi note 10 128gb versao global verde 1501660451 - Quais são os tipos de telas de celular

Xiaomi Mi Note 10 tem tela AMOLED

Já as telas Super AMOLED são na verdade uma invenção da Samsung. A marca conseguiu juntar os display AMOLED à camada touchscreen fazendo com que não só a resposta ficasse mais ágil, como a qualidade da imagem bem melhor, uma vez que essa tecnologia retirou uma camada extra de vidro. Esse tipo de tela é utilizado na maioria dos aparelhos intermediários e tops de linha da Samsung, e ainda pela Apple a partir do iPhone X.

MicroLED (MLED)

As telas MicroLED foram anunciadas há cerca de 2 anos e ainda não fazem parte de nenhum aparelho. Esses displays são também uma variação dos modelos OLED, sendo que oferecem melhorias bem grandes.

Pra começar é preciso lembrar que as telas OLED e AMOLED utilizam componentes orgânicos em sua formação. Dessa maneira, cada célula precisa ser encapsulada e ainda contar com uma camada de polarização. Já a tecnologia microLED trabalha com substâncias inorgânicas que não precisam de nenhuma dessas camadas extras.

Essa diferença pode parecer pequena, mas na verdade resulta em telas muito mais finas, mais sensíveis e com resposta mais rápida ao toque. Elas ainda têm maior durabilidade e gasto de bateria até 50% menor. A desvantagem é que com certeza essas novas telas devem chegar com um preço pouco acessível nos celulares. Mas em alguns anos provavelmente já contaremos com essa tecnologia em vários aparelhos.

 

Ficou com alguma dúvida sobre os tipos de telas? Comenta aqui embaixo que a gente te ajuda.

Mais dicas e notícias você confere no Blog Empório.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

You May Also Like

Artigos

A bateria viciada do celular na verdade não é algo tão comum. Há algum tempo as baterias são feitas de Lítio, um material que...

Artigos

O fim de ano chegou e mais do que nunca tá na hora de planejar a viagem. Mas se você é daqueles que não...

Artigos

Será que vale a pena comprar um iphone? O aparelho da Apple é um dos celulares mais populares do mundo. Não importa qual das...

Artigos

As ferramentas necessárias para começar no ramo da manutenção de celulares sempre geram um pouco de dúvida. O que realmente é preciso para realizar...

Artigos

Se você se importa com ter um celular cada vez mais organizado e dinâmico, está no lugar certo. Aqui no blog já demos várias...

Dicas

Tirar uma selfie perfeita não é tão difícil quanto parece. Aliás, ao contrário do que muita gente pensa, tirar uma selfie significa tirar uma...

Apps

Colocar senha no Google Drive é uma novidade que agradou muita gente. Pra quem ainda não conhece, ele funciona como uma nuvem de arquivos....

Celular

O iPhone de vitrine tem sido uma opção para quem quer economizar na hora de comprar um celular. O aparelho não é usado, mas...

Empório do celular .Todos os direitos reservados.