Para saber qual iPhone comprar em 2022 é preciso analisar alguns pontos bem importantes e a Empório te ajuda nesta tarefa. Em meio a tantos lançamentos da Apple, será que vale a pena investir no último iPhone, ou dá pra comprar uma versão mais antiga?
Design
Um ponto que com certeza mudou muito de uns tempos para cá é o design dos aparelhos da Apple. Faz cerca de 3 anos que os celulares começaram a ter bordas mais finas, ou quase invisíveis. Além disso, eles perderam o botão frontal, e tem até um notch menor.
Esse pode não ser um fator decisivo, mas é interessante observar a aparência do aparelho ao fazer sua escolha. O ideal é priorizar os modelos a partir do iPhone X, que já não contam com o Touch ID, e sim com o Face ID, que desbloqueia o aparelho através do rosto do usuário.
Atualizações
Se você tem pesquisado qual iPhone comprar em 2022, já deve saber que esses aparelhos tem uma quantidade de atualizações do sistema limitada. Isso porque depois de cerca de 4 anos, ele deixa de suportar as novidades trazidas pelo iOS. O maior problema é que a falta de atualizações pode acabar deixando o celular mais vulnerável.
Para evitar qualquer problema com sua segurança, ou até que você não possa acompanhar as atualizações de apps e funcionalidades, o nosso conselho é escolher uma versão mais atual do iPhone. Modelos lançados a cerca de 2 anos são o ideal para ter certeza de que está fazendo um bom investimento.
Câmeras
Um dos pontos mais importantes dos celulares da Apple são as câmeras. Elas também evoluíram bastante com o tempo, e cresceram no tamanho. Quanto maiores, mais complexas elas se tornam, e mais passagem de luz elas permitem, o que faz com que as fotos sejam melhores.
Pensando nessas câmeras maiores, nossa indicação também é investir em modelos a partir do iPhone X, ou, de preferência, a partir do iPhone 11. A cada ano, elas foram se tornando maiores, e sendo capazes de reproduzir imagens com mais qualidade. Atualmente, o iPhone 13 tem lentes bem grandes e que ocupam quase metade da traseira, o que pode trazer um resultado melhor na hora dos cliques.
Funções
As funções do iPhone normalmente estão relacionadas ao sistema ou ao próprio aparelho. Por exemplo, a compatibilidade com o sistema de carregamento Magsafe, a possibilidade de conectar um cartão de crédito ao celular, e o modo noturno são vantagens que os iPhones mais novos oferecem.
Por isso, essa é uma dica que une as anteriores. Vale ficar de olho em quais funções são importantes pra você na hora de fazer a escolha.
Preço (custo-benefício)
Por fim, o ponto mais decisivo na hora de comprar um iPhone, já que esses aparelhos costumam ser mais caros do que a média. Caso este não seja um problema pra você, a resposta mais simples é que vale a pena investir nas últimas versões como o iPhone 13 Pro ou Pro Max.
No entanto, se esse não é o seu caso, você pode querer escolher modelos com um valor mais acessível, mas com bons recursos e durabilidade. A nossa indicação é investir em um iPhone 12, que não chega a ser o modelo mais novo, mas tem boas especificações, 2 lentes grandes, uma bateria durável e ainda alguns anos de atualizações pela frente.
Uma segunda opção é o iPhone SE 2022. Apesar do design menos atual, ele tem o mesmo sistema do 12, por um preço mais baixo. Vale a pena ter um aparelho que vai durar bastante tempo, sem precisar gastar muito.
Gostou do post? Siga a gente no Instagram para não perder nenhuma novidade!
Mais dicas e notícias sobre o mundo tech você confere no Blog Empório.