Connect with us

Artigos

Retrospectiva do mundo tech em 2020

restrospec - Retrospectiva do mundo tech em 2020

Como já relembramos na nossa retrospectiva de melhores celulares de 2020, este ano foi bem agitado. Dessa vez a gente relembra os maiores acontecimentos do universo tech, sem deixar escapar nenhuma polêmica que fez sucesso.

Impactos da Covid-19

Não dá pra falar de 2020 de outro jeito senão lembrando do coronavírus. Especialmente no ramo da tecnologia, a doença teve grande impacto na produção mundial, e até chegou a diminuir em mais de 30% as vendas de celulares aqui no Brasil.

Seja por falta de matéria-prima, ou pela necessidade de ficar em casa gerada pela quarentena, com certeza foi possível notar os efeitos do vírus no mercado tecnológico. 

iPhone 12 atrasado

Falando nos efeitos da COVID-19 pelo mundo, não dá pra esquecer do atraso inédito no lançamento dos iPhones. Neste ano, os smartphones da Apple chegaram em Outubro, cerca de 1 mês depois da data tradicional da empresa. De acordo com a própria marca, a demora se deu, principalmente, pela falta de materiais e funcionários gerados pela pandemia. Como esses acontecimentos não puderam ser previstos, o iPhone 12 acabou chegando um pouco atrasado. 

iPhone sem carregador e fones

Falando em lançamento da Apple, esse com certeza fez muito barulho, mas não foi de uma maneira positiva, né? O que era boato ainda no início do ano, e parecia bem difícil de acreditar, se concretizou no dia 13 de Outubro, e os aparelhos realmente chegaram ao mercado sem incluir carregador e fones na caixinha.

A justificativa da marca ainda durante o evento de lançamento foi a necessidade de produzir menos lixo, uma vez que a maioria dos seus usuários já tinha os dois acessórios. No entanto, essa explicação não convenceu muita gente, e ainda traz bastante polêmica para a empresa.

Aqui no Brasil, inclusive, o Procon de SP e de SC entraram com uma medida que pretende obrigar a Apple a dar os acessórios para os usuários que solicitarem. Por enquanto, ainda não há um desfecho para a história, mas pode deixar que em 2021 a Empório continuará a acompanhar essa saga.

Celulares dobráveis

É verdade que os celulares dobráveis não foram lançados em 2020. No entanto, neste ano, eles com certeza ganharam muito mais credibilidade e espaço no mercado. Seja com o Razr 2020, da Motorola, ou com o Z Flip, da Samsung, o que não faltou foi assunto sobre esse tipo de aparelho.

30112934524267 - Retrospectiva do mundo tech em 2020

Foram diversos testes feitos, inovações planejadas e, principalmente, muita expectativa para que tenhamos ainda mais novidades do tipo em 2021. 

iPhone 11 é o mais vendido do ano

Ainda no primeiro semestre já era possível ver que o iPhone 11 estava sempre no topo das listas de mais vendidos. Agora que chegamos ao fim do ano, é possível declarar o aparelho como campeão de vendas de 2020. Mesmo sendo lançado no ano passado, o celular conseguiu ter um ótimo desempenho no mercado, e garantir  a liderança de vendas da marca. 

TikTok vs. E.U.A

Foram tantas polêmicas em apenas um ano, que parece que a briga entre o aplicativo TikTok e o governo dos Estados Unidos tem muito mais tempo. Só que foi ainda em 2020 que o app chegou bem perto de ser banido do país norte-americano.

Até então, essa é outra polêmica que não teve desfecho definido. Principalmente por conta das eleições que aconteceram por lá, o banimento ou não do aplicativo acabou sendo adiado.

Vale lembrar que o motivo pelo qual o ex-presidente Trump planejava proibir o app no país seria o suposto roubo de dados e espionagem chinesa. Porém mesmo com a comprovação de que a rede social tem problemas de segurança, as acusações não foram comprovadas. 

Lives

Não dá pra chamar as lives de polêmica, mas é impossível não as incluir nesta retrospectiva. No início da quarentena, principalmente, elas eram parte certa dos fins de semana em casa. De todos os tipos e durações possíveis, com certeza depois deste ano elas serão um lembrete forte do que aconteceu em 2020.

 

Gostou da nossa lista? O que você acha que ficou faltando aqui? Conta pra gente nos comentários, e aproveita pra mandar esse post pra um amigo e relembrar tudo junto com ele.

 

Mais dicas e notícias sobre o mundo tech você confere no Blog Empório

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

You May Also Like

Artigos

Você com certeza já ouviu falar em “bateria viciada”, né? Depois de um tempo de uso, quando a bateria começa a durar menos, já...

Artigos

O fim de ano chegou e mais do que nunca tá na hora de planejar a viagem. Mas se você é daqueles que não...

Artigos

Será que vale a pena comprar um iphone? O aparelho da Apple é um dos celulares mais populares do mundo. Não importa qual das...

Dicas

Tirar uma selfie perfeita não é tão difícil quanto parece. Aliás, ao contrário do que muita gente pensa, tirar uma selfie significa tirar uma...

Artigos

Não é a primeira vez que a gente fala de bateria aqui no blog. Mas agora precisamos conversar sobre um problema grave que acontece...

Artigos

As redes sociais nunca estiveram tão em alta. O instagram virou quase o nosso cartão de visitas e quem usa sempre sabe como é...

Artigos

Se você se importa com ter um celular cada vez mais organizado e dinâmico, está no lugar certo. Aqui no blog já demos várias...

Artigos

Com a quase extinção dos celulares que não são touch screen, cada vez mais precisamos cuidar da tela do celular. No mercado há uma...

Empório do celular .Todos os direitos reservados.