Trocar produtos comprados online é muito mais comum a cada dia. Principalmente depois do Natal, a demanda pela substituição demanda fica ainda maior por conta dos vários presentes que são uma tradição da época.
No entanto, é necessário conhecer os seus direitos e deveres na hora de fazer uma troca. É por isso que no post de hoje reunimos dicas simples pra que você consiga substituir um produto sem problemas e dor de cabeça. Veja só:
Verifique as condições de troca
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, uma marca só é obrigada a trocar um produto caso ele apresente defeito. Se este for o seu caso, então, saiba que você poderá exigir que um produto danificado ou com mau-funcionamento seja substituído imediatamente pela loja.
Agora, se o problema é o tamanho, cor, ou até mesmo o tipo da compra, você deverá checar quais são as regras próprias da marca para a substituição. Vale dar uma olhada pelo site, e até mandar uma mensagem para saber se é possível trocar o produto. A boa notícia é que a maioria das lojas garante esse direito, então você provavelmente não terá problemas com isso.
Não utilize o produto
Essa dica pode parecer óbvia, mas a não ser que se trate de um defeito que surgiu com pouco tempo de uso, a maioria dos produtos não pode ser trocado caso já tenha sido utilizado. Por isso, verifique bem as condições antes de começar a utilizar, e tenha certeza de que vai ficar com ele para não acabar perdendo a chance de substituí-lo.
Respeite os prazos
Se você consultou as condições de troca da loja, já deve saber qual é o prazo máximo para a devolução do produto. Por isso, atente-se a ele, e prefira até fazer todo o procedimento antes do prazo final. Isso pode evitar contratempos, e fazer com que você não acabe ficando sem o objeto.
Até 30 dias para desistir do produto
Uma regra nova do código do consumidor e que pouca gente conhece é a dos 30 dias depois da compra. Neste período, você pode desistir de qualquer produto e devolvê-lo para a empresa, recebendo 100% do valor de volta.
No entanto, você só poderá devolver o produto caso ele esteja em perfeito estado, e não tenha sido utilizado nenhuma vez, ok?
Mantenha as embalagens e acessórios
Muita gente tem o costume de se desfazer da embalagem assim que recebe algo em casa. A dica aqui é tentar manter o pacote ao menos por alguns dias, para ter certeza de que gostou do produto, e de que ele não apresentará nenhum defeito.
Sobre compras que vem com diversos acessórios, o ideal é ter bastante cuidado com eles, porque caso você precise fazer a devolução, fica muito mais fácil se todas as partes estiverem conservadas.
Pague o frete, se necessário
Nas compras online, você precisa pagar o frete do produto para recebê-lo em casa e no caso das trocas não é diferente. Na maioria das vezes você terá que arcar com os custos de reenvio do produto caso queira substituí-lo, além disso, será preciso levá-lo aos correios ou à transportadora da empresa.
Aqui fica o destaque para as compras com defeito. Se o objeto não funciona, ou tem problemas de fabricação, a própria empresa deve arcar com todos os valores, e não o consumidor. Mesmo assim, você provavelmente precisará postar o objeto para que ele seja enviado.
Analise bem o produto
Essa dica vale tanto para a hora de comprar um produto novo, ou para escolher outro para a substituição. Analise bem as medidas, a cor, material e tempo de garantia. Nas compras online pode ser um pouco mais difícil ter a noção do tamanho. Por isso, vale utilizar régua, uma fita métrica e até outros objetos parecidos. Tenha certeza do que está comprando, para evitar futuros problemas ou o trabalho de precisar substituir algo pela segunda vez.
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