Connect with us

Artigos

Trocar produtos comprados online: 7 dicas para saber antes

troca - Trocar produtos comprados online: 7 dicas para saber antes

Trocar produtos comprados online é muito mais comum a cada dia. Principalmente depois do Natal, a demanda pela substituição demanda fica ainda maior por conta dos vários presentes que são uma tradição da época.

No entanto, é necessário conhecer os seus direitos e deveres na hora de fazer uma troca. É por isso que no post de hoje reunimos dicas simples pra que você consiga substituir um produto sem problemas e dor de cabeça. Veja só:

Verifique as condições de troca

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, uma marca só é obrigada a trocar um produto caso ele apresente defeito. Se este for o seu caso, então, saiba que você poderá exigir que um produto danificado ou com mau-funcionamento seja substituído imediatamente pela loja. 

Agora, se o problema é o tamanho, cor, ou até mesmo o tipo da compra, você deverá checar quais são as regras próprias da marca para a substituição. Vale dar uma olhada pelo site, e até mandar uma mensagem para saber se é possível trocar o produto. A boa notícia é que a maioria das lojas garante esse direito, então você provavelmente não terá problemas com isso.

Não utilize o produto

Essa dica pode parecer óbvia, mas a não ser que se trate de um defeito que surgiu com pouco tempo de uso, a maioria dos produtos não pode ser trocado caso já tenha sido utilizado. Por isso, verifique bem as condições antes de começar a utilizar, e tenha certeza de que vai ficar com ele para não acabar perdendo a chance de substituí-lo. 

Respeite os prazos

Se você consultou as condições de troca da loja, já deve saber qual é o prazo máximo para a devolução do produto. Por isso, atente-se a ele, e prefira até fazer todo o procedimento antes do prazo final. Isso pode evitar contratempos, e fazer com que você não acabe ficando sem o objeto.

Até 30 dias para desistir do produto

Uma regra nova do código do consumidor e que pouca gente conhece é a dos 30 dias depois da compra. Neste período, você pode desistir de qualquer produto e devolvê-lo para a empresa, recebendo 100% do valor de volta.

No entanto, você só poderá devolver o produto caso ele esteja em perfeito estado, e não tenha sido utilizado nenhuma vez, ok?

Mantenha as embalagens e acessórios

Muita gente tem o costume de se desfazer da embalagem assim que recebe algo em casa. A dica aqui é tentar manter o pacote ao menos por alguns dias, para ter certeza de que gostou do produto, e de que ele não apresentará nenhum defeito.

Sobre compras que vem com diversos acessórios, o ideal é ter bastante cuidado com eles, porque caso você precise fazer a devolução, fica muito mais fácil se todas as partes estiverem conservadas.

Pague o frete, se necessário

Nas compras online, você precisa pagar o frete do produto para recebê-lo em casa e no caso das trocas não é diferente. Na maioria das vezes você terá que arcar com os custos de reenvio do produto caso queira substituí-lo, além disso, será preciso levá-lo aos correios ou à transportadora da empresa.

Aqui fica o destaque para as compras com defeito. Se o objeto não funciona, ou tem problemas de fabricação, a própria empresa deve arcar com todos os valores, e não o consumidor. Mesmo assim, você provavelmente precisará postar o objeto para que ele seja enviado.

Analise bem o produto

Essa dica vale tanto para a hora de comprar um produto novo, ou para escolher outro para a substituição. Analise bem as medidas, a cor, material e tempo de garantia. Nas compras online pode ser um pouco mais difícil ter a noção do tamanho. Por isso, vale utilizar régua, uma fita métrica e até outros objetos parecidos. Tenha certeza do que está comprando, para evitar futuros problemas ou o trabalho de precisar substituir algo pela segunda vez. 

Gostou das nossa dicas? Se pensou em alguma que ficou faltando por aqui é só comentar, e não esqueça de compartilhar esse post com os amigos.

 

Mais dicas e notícias sobre o mundo tech você confere no Blog Empório.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

You May Also Like

Artigos

Você com certeza já ouviu falar em “bateria viciada”, né? Depois de um tempo de uso, quando a bateria começa a durar menos, já...

Artigos

O fim de ano chegou e mais do que nunca tá na hora de planejar a viagem. Mas se você é daqueles que não...

Artigos

Será que vale a pena comprar um iphone? O aparelho da Apple é um dos celulares mais populares do mundo. Não importa qual das...

Artigos

Não é a primeira vez que a gente fala de bateria aqui no blog. Mas agora precisamos conversar sobre um problema grave que acontece...

Dicas

Tirar uma selfie perfeita não é tão difícil quanto parece. Aliás, ao contrário do que muita gente pensa, tirar uma selfie significa tirar uma...

Artigos

Se você se importa com ter um celular cada vez mais organizado e dinâmico, está no lugar certo. Aqui no blog já demos várias...

Artigos

As redes sociais nunca estiveram tão em alta. O instagram virou quase o nosso cartão de visitas e quem usa sempre sabe como é...

Artigos

Com a quase extinção dos celulares que não são touch screen, cada vez mais precisamos cuidar da tela do celular. No mercado há uma...

Empório do celular .Todos os direitos reservados.