Connect with us

Artigos

Tudo sobre manutenção de celulares

manutenção - Tudo sobre manutenção de celulares

Manutenção de celulares é assunto sério para a Empório do Celular e, por isso, a gente quer garantir que você saiba tudo sobre ele. Seja você um técnico, ou apenas alguém com vontade fazer seu próprio conserto é essencial ter noção sobre os principais riscos e passos de uma manutenção. Vale lembrar que os Guias Empório oferecem tutoriais completamente gratuito pra que você substitua suas peças com a nossa ajuda. 

Agora sim, esse post reúne dicas para iniciantes, fala sobre as principais ferramentas de trabalho, e até te ensina a começar sua própria assistência. Continue lendo e saiba tudo sobre o assunto.

Consertar vs. Comprar um novo

Quando o assunto é consertar ou comprar um novo celular é necessário analisar muitos quesitos. Primeiro você precisa saber qual o tipo de manutenção, e quanto ela custa. Depois que uma média de preço já tiver sido estudada, você pode considerar realizar seu reparo em casa mesmo. Os Guias Empório podem te ajudar já que são completamente gratuitos e ensinam o passo a passo de diversas manutenções. 

Outro ponto importante a ser analisado é o valor de um novo aparelho. Procure por modelos que sejam superiores, ou ao menos equivalentes ao seu e veja se não valeria a pena gastar um pouco mais para ter um aparelho completamente novo. Por último, pense bem sobre a frequência com a qual seu celular precisa de manutenção. Depois de alguns anos de uso, é normal que o aparelho comece a precisar de cada vez mais reparos, o que indica que talvez seja hora de substituí-lo por um novo.

Depositphotos 63335611 xl 2015 1024x683 - Tudo sobre manutenção de celulares

Como fazer a manutenção em casa

Se você optou por fazer sua manutenção em casa precisa saber que deverá tomar cuidados extras. Primeiro, encontre o problema e tenha certeza sobre as peças que precisam ser substituídas. Pra isso, vale muita pesquisa e até procurar fóruns na internet com pessoas que passaram pelo mesmo problema.

Em seguida, certifique-se de ter uma boa peça para reposição, porque em alguns caso substituir aquela quebrada por uma de má qualidade pode ser bem pior e causar mais prejuízos. Por último, tenha em mente quais são os riscos da manutenção em casa, e quais cuidados são imprescindíveis para que tudo ocorra bem e sem nenhum problema grave.

Riscos conserto em casa

Se você planeja fazer sua manutenção em casa, precisa saber que existem alguns riscos que podem sim acontecer. Por exemplo, a bateria oferece perigos e chega a até mesmo explodir caso seja perfurada durante o reparo. Além disso, caso você não tenha certeza sobre qual tipo de manutenção seu aparelho precisa, pode acabar causando ainda mais danos a ele. 

É essencial, ainda, ter cuidado com os pequenos componentes assim que eles são retirados do aparelho. Por seu tamanho, eles podem se perder facilmente e fazer com que todo o seu trabalho vá por água abaixo. Vale saber que pequenos choques podem acabar acontecendo ao longo da manutenção, eles têm uma intensidade baixa, porém são um risco a se considerar. Mas fica tranquilo, é claro que a Empório também te ajuda nessa, e te ensina a se proteger de todos esses perigos.

Cuidados em casa

Como sempre, a gente começa te lembrando que ao realizar uma manutenção em casa é preciso ter um cuidado extra com a bateria. Lembre-se sempre de descarregá-la antes de iniciar, e tenha muita cautela com as ferramentas utilizadas. Elas não devem ter pontas afiadas, e precisam ser específicas para a manutenção de aparelhos. Só assim, você fica seguro de que bateria não será perfurada e não causará acidentes no meio do conserto.

Outro ponto importante é a organização. Separe uma área específica para realizar o reparo, e mantenha todas as peças separadas por tamanho e tipo. A gente indica que você tenha luvas de látex para manejar os componentes. Elas normalmente são utilizadas por profissionais da saúde, e evitam que a oleosidade das mãos danifique as peças.

Ter um negócio 

Agora sim, se você não vê a hora de começar sua assistência técnica nós temos todas as dicas. Pode parecer desafiador, mas a verdade é que o ramo da assistência de celulares cresce a cada dia com o aumento das vendas de dispositivos. Com certeza ainda há espaço pra muita gente no ramo, no entanto, é necessário que você se especialize e continue sempre praticando se quiser se diferenciar da concorrência e ter sucesso.

Além disso, é claro que você vai precisar ao menos das ferramentas básicas no início. O nosso conselho é que você se especialize em um tipo de manutenção e compre as ferramentas necessárias para ele. Conforme você conseguir trazer de volta o lucro, você reinveste esse dinheiro e assim por diante. Lembre-se que para qualquer tipo de negócio é preciso ter planejamento e organização, dessa forma fica muito mais fácil atingir os objetivos desejados e fazer sua assistência crescer.

Ferramentas necessárias 

Como dissemos, pra começar um negócio atendendo bem os clientes você precisa de ao menos algumas ferramentas. Nós preparamos uma lista completa com os materiais que serão capazes de te ajudar em grande parte das manutenções, mas mesmo assim você pode escolher parte deles pra começar.

Foque na segurança, tanto sua quanto dos aparelhos, e escolha ferramentas que, mesmo sendo básicas, são confiáveis. Algumas vezes investir um pouco a mais no material evita muitos prejuízos com os reparos ao longo do tempo. Fora isso, aprenda como usar corretamente cada ferramenta e, com o tempo, vá encontrando opções melhores e que podem te ajudar a otimizar seu trabalho. 

Especialização 

Abrir uma assistência técnica sem ter ao menos uma formação básica na área pode ser uma grande furada. Apesar de parecer que você está economizando o dinheiro que gastaria em um curso ou materiais teóricos, você pode acabar tendo muitos prejuízos durante os reparos.

Um ponto importante é que uma vez que o cliente realize a manutenção com você e ela cause problemas, dificilmente ele vai voltar depois esperando que você tenha melhorado. O ideal é que você comece ao menos com um curso mais simples, e se especialize em somente uma área. Conforme você tem lucro com aquele tipo de reparo, pode começar a estudar outros e ampliar o seu negócio. Dessa forma, você garante que o seu cliente vai sair satisfeito, e que você não terá nenhum prejuízo com o aparelho de terceiros.

Manutenção da bateria 

A bateria é um dos componentes mais perigosos do celular, mas mesmo assim é possível substituí-la em casa tomando alguns cuidados na hora de fazer isso. O primeiro ponto a se observar é que ela pode explodir quando perfurada, então você precisa descarregá-la antes de iniciar a manutenção, e ainda tomar cuidado com o tipo de ferramenta utilizado ao realizar o reparo.

Outra questão importante são as peças de boa qualidade. Tenha certeza de que a nova bateria tem garantia de funcionamento e é compatível com seu aparelho. Essa ação, além de evitar que você tenha prejuízos pouco tempo depois de realizar a manutenção, ainda previne acidentes graves com um componente que não funciona corretamente.

Depositphotos 42399623 l 2015 1 1024x678 - Tudo sobre manutenção de celulares

Manutenção da tela

O tipo de manutenção mais comum nas telas os celulares é a substituição do próprio vidro que fica mais suscetível à rachaduras e impactos. No entanto, antes de iniciar a troca é interessante ter certeza de que somente a camada superior foi atingida. O que pode ocorrer, por exemplo, é a danificação do touch ou até de componentes internos. Por isso, antes de começar qualquer tipo de reparo veja se ainda consegue utilizar o aparelho normalmente e, caso suspeite de algo mais grave, procure uma assistência técnica.

Agora sim, se você já tem certeza que somente o vidro foi danificado pode começar a troca. O ideal (como sempre ensinamos em nossas Guias) é que você posicione uma fita adesiva sobre todo o vidro, pra que ele não se separe na hora de retirá-lo. Depois de ter certeza de que essa fita já está segurando todo o vidro, posicione uma ventosa e puxe a tela aos poucos. O restante da manutenção você pode conferir nos nossos Guias, mas com certeza ter uma fita adesiva sempre à mão é um ponto importante.

Manutenção da carcaça

Se você planeja trocar a carcaça do seu aparelho, ou então algum componente externo, deve saber que esse é um dos tipos de manutenção mais trabalhosos. Isso porque, provavelmente, será necessário retirar todas as peças de “dentro” do dispositivo e depois reposicioná-las. Dessa forma, nesse tópico é essencial ter uma cuidado a mais com a organização das peças conforme elas são retiradas. 

Além disso, passe por cada etapa com calma e delicadeza. Como você precisará lidar com grande parte dos conectores e cabos do celular é importante que você não os danifique acidentalmente. 

Manutenção de componentes internos

No caso dos componentes menores da parte de dentro do aparelho também é necessário realizar o conserto com calma. Mais uma vez, os Guias Empório podem te ajudar já que oferecem um tutorial com fotos e descrição de diversos tipo de manutenção. Siga sempre as instruções, e não apresse nenhuma etapa. Se achar necessário, você pode filmar ou fotografar o seu reparo enquanto o realiza, para que depois você saiba como fazer o inverso.

Mas atenção: caso o problema do seu aparelho seja na placa, o ideal é que você procure uma assistência técnica. Normalmente esse tipo de reparo precisa de solda e outras ferramentas mais específicas. Fazer algo assim sem o equipamento ou conhecimento necessário pode gerar um prejuízo bem grande, e até acidentes graves.

 

Gostou do nosso post? Se ainda tiver alguma dúvida sobre manutenção de celulares é só escrever aqui nos comentários que a gente te ajuda.

Mais dicas e notícias sobre o mundo tech você confere no Blog Empório.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

You May Also Like

Artigos

Você com certeza já ouviu falar em “bateria viciada”, né? Depois de um tempo de uso, quando a bateria começa a durar menos, já...

Artigos

Será que vale a pena comprar um iphone? O aparelho da Apple é um dos celulares mais populares do mundo. Não importa qual das...

Artigos

As redes sociais nunca estiveram tão em alta. O instagram virou quase o nosso cartão de visitas e quem usa sempre sabe como é...

Artigos

Já tem alguns anos que as selfies estão na moda. E ao contrário do que muita gente pensa, tirar uma selfie significa tirar uma...

Artigos

Não é a primeira vez que a gente fala de bateria aqui no blog. Mas agora precisamos conversar sobre um problema grave que acontece...

Artigos

Se você se importa com ter um celular cada vez mais organizado e dinâmico, está no lugar certo. Aqui no blog já demos várias...

Artigos

Os mapas mentais estão cada vez mais populares entre quem gosta de organizar os pensamentos de uma forma prática. Seja pra uma prova, trabalho...

Artigos

Com a quase extinção dos celulares que não são touch screen, cada vez mais precisamos cuidar da tela do celular. No mercado há uma...

Empório do celular .Todos os direitos reservados.