Connect with us

Hi, what are you looking for?

Android

Tudo sobre telas de celular

pexels noah erickson 404280 scaled - Tudo sobre telas de celular

A tela do celular é provavelmente a característica que mais chama atenção à primeira vista. Quanto mais espaçosas, com boa qualidade, e vivacidade das cores mais um aparelho é considerado “de alto nível”. Mas além do que podemos ver, você sabe do que são feitas as telas dos aparelhos? Sabe quando trocar e como escolher uma peça para reposição?

Neste post você descobre tudo sobre as telas, inclusive as maiores tendências do mercado e em qual vale mesmo a pena ficar de olho. Confira: 

Do que são feitas as telas

Pra começar, podemos falar do básico: as telas de celular são feitas de vidro temperado ou uma espécie de plástico. No caso do segundo, o maior uso é nos aparelhos que tem super resistência à queda, ou até nos modelos dobráveis mais atuais. O restante das telas acaba sendo feito basicamente de vidro, com uma maior diferenciação na parte do funcionamento eletrônico e não na composição em si. 

Tipos de telas

Ao se deparar com a descrição de celulares você já deve ter notado como os aparelhos são associados a um certo tipo de tela. LCD, IPS, OLED, AMOLED, SUPER AMOLED e Retina são variações que podem estar presentes nos dispositivos. 

Hoje em dia, todos os celulares top de linha tem ao menos as telas OLED. Isso porque a tela LCD (Liquid Crystal Display, ou Display de Cristal Líquido) tem uma boa imagem, mas não é muito fiel quando falamos em cores mais escuras. Já as telas que vieram a partir das OLED (Organic Light-Emitting Diode) conseguem lidar melhor com essa variação, e apresentam resultados melhores de contraste e qualidade como um todo. A diferença é que os modelos OLED emitem uma luz própria a partir de combinações elétricas, o que não acontece com a LCD. 

pexels picjumbocom 225232 1024x683 - Tudo sobre telas de celular

Como funciona o touch screen

Em resumo, o touchscreen é um tela sensível ao toque que dispensa o uso de botões para a navegação. O funcionamento desse sistema é mais simples do que parece. Nos dois principais tipos  existentes (resistivas e capacitivas) a tela é constituída por mais de uma camada. Nas resistivas, uma carga elétrica separa duas das camadas da tela, e a partir dessa carga o aparelho consegue perceber quando o dedo é posicionado em determinada área da tela. Já no caso das capacitivas, a carga elétrica fica na superfície da tela. Dessa forma, assim que você encosta no display, sua mão recebe uma carga elétrica imperceptível. Mais uma vez o aparelho identifica de onde saiu a carga e entende a ação como um “clique”.

Resolução das telas

Quando o assunto é resolução HD, Full HD, 4K etc nem sempre é possível entender bem o que essas nomenclaturas significam. No entanto, elas são nada mais nada menos que classificações que informam a quantidade de pixels presentes numa certa tela. Cada um desses nomes representa um padrão que é seguido por grande parte das fabricantes.

Por exemplo, uma tela de celular HD tem 1280 x 720 pixels, ou seja, suas colunas tem 1280 pixels e suas linhas 720 pixels. Já os modelos chamados de 4K, tem 3840 x 2160 pixels, tendo assim uma quantidade bem maior de pixels por polegada e uma qualidade de imagem superior, que é exatamente o que explicamos no próximo tópico. 

Mas antes, vale ressaltar que a Apple é uma das únicas fabricantes que não segue esse padrão. Ela costuma apresentar números variados que não se enquadram nas regras de nomenclatura. Por isso, pode ser um pouco mais difícil “encaixar” o iPhone em uma dessas categorias. 

O que significa PPI

A sigla PPI significa “Pixels per Inch” em inglês, ou seja, pixels por polegada. Esse número normalmente acompanha a resolução da tela e significa a quantidade de pixels existentes nela. Mas para explicar melhor, precisamos entender o que são os pixels. 

A palavra pixel vem da união de picture (imagem) com element (elemento). Em sua definição mais simples, um pixel é a menor parte de uma imagem, ou seja, a junção de vários pixels forma uma figura completa. 

Então, se o PPI significa a quantidade de pixels numa polegada da tela, o tamanho da tela está ligado à qualidade e vice-versa. E desse modo pode parecer que quanto maior o número do PPI melhor a tela, mas na verdade não é bem assim. É claro que com um número muito baixo fica difícil perceber detalhes nas imagens, elas realmente apresentam uma qualidade menor. No entanto, a partir de 300 PPI o olho humano consegue notar pouca ou nenhuma mudança. Então nem sempre ter um número absurdo de pixels por polegada é um bom negócio já que na prática não faz tanta diferença assim. 

defect 4742194 1920 1024x683 - Tudo sobre telas de celular

Gorilla Glass

O Gorilla Glass é a proteção para telas mais popular do mundo. Desenvolvida pela empresa norte-americana Corning, a tecnologia consiste em oferecer a maior resistência possível em uma tela fina e com alta sensibilidade ao toque.  Atualmente, quase todas as marcas do mercado de celulares utilizam o Gorilla Glass. No entanto, mais uma vez a Apple é um dos exemplos de empresa que optou por não aderir à tecnologia.

A última versão anunciada pela Corning, o Gorilla Glass 6, é projetado especialmente para garantir uma maior proteção contra quedas, diminuindo consideravelmente os danos à tela causados por isso. É comum na empresa que cada geração do Gorilla Glass tenha um tipo de proteção específico. 

Cuidados com a tela

Falando em telas é impossível não pensar em todas as vezes em que os celulares já caíram e acabaram quebrando o display. Essa situação é sempre bem inconveniente, mas pode ser evitada caso tenhamos um cuidado extra com o aparelho. Não colocar no bolso de trás é um ótimo exemplo de medida simples mas eficaz contra as quebras. 

Ainda é possível utilizar vários tipos de películas que protegem a tela e garantem uma maior duração do seu aparelho. O uso de cases, ou capinhas protetoras, também é indispensável. Elas mantém não somente a tela segura, mas sim todo o aparelho, inclusive componentes internos. 

Precisamos lembrar que uma tela danificada pode oferecer riscos para quem a utiliza. Além dos cortes acidentais nos dedos que ela pode causar, uma tela muito quebrada acaba afetando a parte interna do aparelho e causando problemas ainda maiores.

Manutenção segura 

Se você acabou tendo problemas com a tela e acha que realmente é a hora de substituí-la pode precisar de algumas dicas. Primeiro, você tem duas opções: realizar a manutenção em casa ou procurar uma assistência técnica. Em ambos os casos é preciso ter certeza de que o material e a peça de reposição são confiáveis e compatíveis com seu aparelho. 

No caso da manutenção em casa você ainda precisa garantir sua própria segurança e a segurança do celular. Por isso, antes de iniciar descarregue a bateria. Assim que começar a desmontar o dispositivo, ainda é necessário que você organize as peças e saiba exatamente qual é o procedimento de troca. Pra isso, você pode visitar nossos Guias de Manutenção totalmente gratuitos e conferir o passo-a-passo de diversos tipos de reparo. 

Caso você opte por procurar uma assistência técnica, a gente reforça que é preciso estar seguro da procedência do material e da qualidade da mão-de-obra. 

Tipos de telas p/ troca

Se você resolveu fazer a sua própria manutenção em casa já deve saber que pode contar com a Empório nessa hora. No entanto, agora é preciso decidir qual tela você utilizará. Aqui nós temos 3 opções: a Standard, Premium e Empório Pro. Todas elas têm garantia de qualidade da Empório, e acompanham o nosso kit de ferramentas para que você tenha tudo o que precisa. Nossos Guias também são completamente gratuitos e apresentam imagens e descrição passo-a-passo para sua manutenção.

estrutura p5 - Tudo sobre telas de celular

As telas na Empório são dividas entre Standard, Premium e Empório Pro

Caso você não opte pelos produtos Empório precisa se certificar da qualidade e garantia da sua nova tela. É importante que ela seja completamente compatível com o seu aparelho e que você siga as instruções do fabricante ao realizar a manutenção.

Notch

Notch, ou em tradução literal “entalhe”, é o lugar reservado à câmera e outros sensores na parte frontal do aparelho. Desde que as telas começaram a precisar de cada vez mais espaço na frente dos celulares, o notch foi uma boa saída para acomodar as câmeras sem nenhum problema. 

Seja no formato de “gota”, no modo tradicional mais alongado ou com apenas um “ponto” na tela, essas áreas costumam ser cercadas pelo display em quase todo seu entorno. Nos celulares mais atuais é quase impossível ver um aparelho que não tenha suas bordas bem reduzidas e um notch central ou posicionado bem próximo a um dos cantos.

Muita gente não gosta do notch esteticamente. Há quem defenda as câmeras pop-up ou até os modelos sob a tela. Mas o notch ainda é uma das opções mais baratas, simples e eficazes para garantir uma boa visualização e pouca poluição na tela dos smartphones.

Câmera sob a tela

Como dissemos, uma das alternativas para garantir uma tela maior é utilizar uma nova tecnologia que permite que a câmera fique por baixo do vidro. Dessa forma, é possível localizar a lente quando a tela não está sendo utilizada, e ela não interfere no funcionamento normal do display.

Para utilizar a câmera nestes casos basta seguir o procedimento normal. Segundo os fabricantes que fizeram testes em aparelhos, assim que a lente frontal é ativada aquele ponto específico da tela fica transparente pra que a lente possa captar as imagens. No entanto, um problema ainda enfrentado pela marcas, como a Xiaomi e Oppo, que já apostam na tendência é a qualidade da imagem. Com uma camada extra de vidro sobre a tela fica mais difícil entregar o mesmo nível dos modelos comuns. 

Telas dobráveis

Os celulares dobráveis chegaram ao mercado em 2019, mas desde então tem poucos modelos disponíveis. Antes de qualquer coisa, vale explicar o que são as telas dobráveis e como elas funcionam. Elas basicamente são formadas a partir de uma tela OLED, mas representam uma superfície bem mais fina e que pode ser dobrada, obviamente. Essa camada costuma ser construída em plástico, mas precisa ser envolta em vidro devido ao superaquecimento dos componentes internos. Atualmente, tecnologias que permitem a menor temperatura na parte de dentro do aparelho já estão sendo desenvolvidas. Dessa forma, deve ser mais fácil utilizar somente o plástico nos aparelhos. 

Apesar de essa tecnologia ser bem atual, ela é aplicada há algum tempo nos modelos de tela infinita como o Galaxy S10+, por exemplo. Neste caso as telas são dobradas para acompanhar as bordas dos aparelhos. O problema maior dos novos celulares dobráveis, então, não é construir uma tela que não seja plana, mas sim garantir que ela seja durável para ter mobilidade entre os modos fechado e aberto.

apagarrr - Tudo sobre telas de celular

Motorola Razr 2020 apresentou problemas sérios com a tela. (Imagem: Raymond Wong / Input)

Um dos problemas relatados por usuários do Motorola Razr 2020 e Galaxy Fold, por exemplo, foi a falta de resistência da tela que precisa ser móvel. As propostas dos dois aparelhos são diferente entre si. Enquanto o Razr fica mais compacto quando fechado, o Fold traz a experiência de um tablet enquanto está aberto. No entanto, em ambos os modelos foram relatados casos de tela “marcada” depois de algumas dobras, e até mesmo o desencaixe total da peça. Parece que a tecnologia ainda precisa amadurecer antes de se tornar popular. 

Telas para gamers

Se você é adepto dos games no celular já deve saber que ter uma imagem boa é essencial. No entanto, como as telas dos aparelhos são pequenas quando comparadas às tvs ou monitores, muitas vezes não faz tanta diferença assim ter um celular super potente. Mais uma vez pensando na qualidade que o olho humano é capaz de processar, uma tela HD ou Full HD é o suficiente para garantir um bom desempenho do game sem deixar você perder nenhum detalhe. Para jogar o que vale mais é investir num bom processador e memória RAM.

Um ponto importante é que as telas com qualidade superior podem até mesmo utilizar mais bateria e diminuir a autonomia geral do aparelho, que precisará de mais esforço para garantir o funcionamento da tela. 

Pixels mortos

Você já teve um aparelho eletrônico em que a tela não deixou de funcionar, mas apenas um pontinho dela ficou preto ou “travado” em certa cor? Isso geralmente significa que o pixel está “morto” ou “travado”. Já adiantamos que um pixel morto não tem conserto, então caso sua tela tenha uma quantidade grande de pontinhos pretos você precisa trocá-la.

Mas a boa notícia é que caso os pontinhos não estejam pretos, e sim com alguma outra cor eles não estão “mortos”, mas sim travados e tem conserto! Alguns vídeos podem ajudar a recuperar os seus eletrônicos e garantir que você não precise repor todo o display. 

 

Ficou com alguma dúvida sobre as telas? É só comentar aqui embaixo que a gente te ajuda.

E para mais dicas e notícias sobre o mundo tech, confira o Blog Empório.

1 Comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

You May Also Like

Artigos

A bateria viciada do celular na verdade não é algo tão comum. Há algum tempo as baterias são feitas de Lítio, um material que...

Artigos

O fim de ano chegou e mais do que nunca tá na hora de planejar a viagem. Mas se você é daqueles que não...

Artigos

Será que vale a pena comprar um iphone? O aparelho da Apple é um dos celulares mais populares do mundo. Não importa qual das...

Artigos

As ferramentas necessárias para começar no ramo da manutenção de celulares sempre geram um pouco de dúvida. O que realmente é preciso para realizar...

Artigos

Se você se importa com ter um celular cada vez mais organizado e dinâmico, está no lugar certo. Aqui no blog já demos várias...

Dicas

Tirar uma selfie perfeita não é tão difícil quanto parece. Aliás, ao contrário do que muita gente pensa, tirar uma selfie significa tirar uma...

Apps

Colocar senha no Google Drive é uma novidade que agradou muita gente. Pra quem ainda não conhece, ele funciona como uma nuvem de arquivos....

Celular

O iPhone de vitrine tem sido uma opção para quem quer economizar na hora de comprar um celular. O aparelho não é usado, mas...

Empório do celular .Todos os direitos reservados.