Connect with us

Hi, what are you looking for?

Artigos

Vale a pena comprar um iPhone? Veja os prós e contras

iphone - Vale a pena comprar um iPhone? Veja os prós e contras

Será que vale a pena comprar um iphone? O aparelho da Apple é um dos celulares mais populares do mundo. Não importa qual das versões seja, o aparelho é conhecido pelo alto desempenho, com um preço proporcional (pelo menos aqui no Brasil).

Se você está pensando em comprar um, ou só quer matar a curiosidade e saber se o investimento vale a pena, vem com a gente. Nesta lista avaliamos diversos aspectos, pra decidir se pagar um pouco mais caro nesses aparelhos, ou até ter uma versão mais antiga é uma boa ideia.

  • Durabilidade

A durabilidade de um aparelho normalmente depende do cuidado que se tem com ele. Mas o mais comum é que os telefones da Apple tenham uma duração bem grande. Se descontarmos a tela, que costuma ser um pouco mais frágil, o restante do aparelho é ótimo, tanto nos aspectos físicos, quanto no que diz respeito ao funcionamento.

Fora isso, os celulares de outras marcas costumam funcionar perfeitamente durante 1 ou 2 anos, depois disso, já perdem muito do desempenho original. Já o iPhone dura muito mais que isso, com um ótimo desempenho.

 

AEMRY72BZAAMR PRD 447 1 - Vale a pena comprar um iPhone? Veja os prós e contras

iPhone XR (imagem: FastShop)
  • Preço

Esse é um dos pontos em que a gente nem precisa falar muito. Os iPhone são incontestavelmente mais caros que outros aparelhos. Mesmo que os modelos da linha S da Samsung estejam chegando a preços bem altos também, eles oferecem inovação tecnológica que justifique isso.

Infelizmente o iPhone perde 1 ponto nesse aspecto, e não há previsão para que o preço desses aparelho fique menor por aqui, já que ele se deve, principalmente, a taxas e impostos.

  • Câmeras

Mais um quesito indiscutível, mas dessa vez com a vitória da Apple. Os celulares da marca normalmente ditam tendências tech com seus lançamentos. Um exemplo disso é o iPhone 7 com 2 câmeras traseiras.

Como a gente fala nesse post, só agora as outras marcas realmente começaram a investir nisso, e a entender a importância de uma câmera boa para o usuário, enquanto a Apple projetou o celular com 2 sensores lá em 2016. A verdade é que a câmera desses celulares é referência de boa qualidade e durabilidade.

  • Desempenho

Pra esse tópico a gente sugere uma avaliação individual do iPhone que você pretende comprar e do modelo concorrente.  Os celulares da Apple costumam ter um bom desempenho por muito tempo, mas se uma versão mais antiga é comparada a um modelo novo de outra marca, pode ser que não compense tanto assim.  Analise bem o que o celular oferece e o compare com a versão do iPhone. Se a diferença for mínima ou até inexistente, vale a pena sim apostar na Apple.

 

AEMN0W2BRACNZ PRD 447 2 - Vale a pena comprar um iPhone? Veja os prós e contras

iPhone 6s (imagem:FastShop)
  • Memória

A memória é algo muito importante de se analisar quando for comprar um aparelho. No caso do iPhone, quanto maior o espaço pra guardar arquivos, mais caro o celular fica. A desvantagem da marca é que só é possível comprar mais espaço no iCloud, e não dá pra inserir cartões de memória ou expansores do tipo.

  • Desvalorização

Uma vantagem dos celulares Apple é o status que eles têm. Um iPhone, mesmo que mais antigo, é sempre bem valorizado, por ser conhecido como uma marca boa e duradoura.

Já modelos alternativos, mesmo que com ótimos componentes, perdem muito seu valor depois de pouco tempo. Como os lançamentos paralelos são muitos, é difícil manter o preço alto. Então caso você pense em revender seu aparelho usado, o iPhone é a melhor opção.

  • Manutenção

Todo celular pode passar por manutenção. Mesmo que você tenha todo cuidado do mundo, ou que a marca seja ótima. Você pode dar o azar de comprar um aparelho com defeito, ou até ter um acidente com seu celular perfeitamente normal.

Pensando assim, o ideal é ter ideia dos custos de manutenção de cada marca ou modelo. Isso pode variar muito, mas quanto mais novo e tecnológico o celular, mais cara fica sua manutenção. O que difere também é o tipo de manutenção, porque enquanto algumas partes são simples e baratas, outras custam muito caro.

Mas de um modo geral, as peças da Apple costumam ser mais exclusivas, e por isso mais caras, enquanto as outras marcas tem mais opções até de peças paralelas. Se você quer entender um pouco mais sobre a importância de uma manutenção confiável no seu aparelho, pode visitar essa matéria.

AEMQ6H2BRAPTA PRD 447 1 - Vale a pena comprar um iPhone? Veja os prós e contras

iPhone 8 (imagem: FastShop)
  • Apps

Além de analisar as questões técnicas do celular, é importante pensar no seu uso também. Ter muitos apps disponíveis é uma preocupação da maioria dos compradores, e a gente te ajuda a analisar esta parte.

Quando falamos em variedade e qualidade de aplicativos, a Apple é ótima, porque garante exclusividade em alguns, e um ótimo layout pensado especialmente pra esse modelo. No entanto, alguns apps gratuitos da Play Store costumam ser pagos na Apple Store, e isso pode ser um ponto negativo.

Mesmo com uma quantidade menor de apps, e menos exclusividade neles, os celulares Android tem a vantagem de vários aplicativos gratuitos disponíveis. Alguns editores de fotos e jogos pagos para os Apple Lovers, são totalmente gratuitos para quem tem celulares de outras marcas.

Resultado:

Depois de analisar todos os tópicos, a escolha fica por sua conta. Mas o que a gente concluiu com tudo isso é que os celulares Apple valem muito a pena, caso não sejam um modelo muito antigo. Pelo desempenho, qualidade do aparelho e até valor de revenda, ele compensa pra quem quer fazer um investimento que dura muito mais.

Mas se você é daqueles que gosta de trocar de celular todo ano, e quer acompanhar as tecnologias gastando menos, o ideal é investir em outras marcas, porque a durabilidade já não importa tanto, se você pretende trocá-lo depois de 1 ou 2 anos.

 

O que você achou? Escreve aqui embaixo se você prefere comprar um iPhone, ou se mudou de ideia depois de ler as nosso post. E caso queira um desse aparelhos ainda em 2020, pode visitar nossa outra matéria pra saber qual mais vale a pena neste ano

Mais dicas e notícias você confere no Blog Empório.

9 Comments

9 Comments

  1. Leidiane

    17 de novembro de 2019 at 13:31

    Adorei, estou querendo comprar um iPhone 7 ou um iPhone 8 para minha filha irei ver o preço mais pelo oq eu vi vale super a pena

    • Amélia Fonseca

      9 de agosto de 2020 at 18:05

      Prefiro comprar um iPhone mas estou indecisa 7/ou 8.Ame

  2. Anna

    19 de novembro de 2020 at 12:38

    Eu tô querendo um iPhone 11s para editar, não sei se vale a pena depois de tudo isso mas vamos ver

  3. JANDERLI ASSIS MIRANDA

    6 de fevereiro de 2021 at 21:57

    Estou cansada de ter que trocar de celular de dois em dois anos pq eles travam, e me matam de raiva…Estou quase me decidindo a ter um iphone…A matéria só confirmou o que quem tem já me falou: a durabilidade e desempenho são incomparáveis. Obrigada!

  4. Cláudia

    10 de abril de 2021 at 00:16

    Obrigada. Me ajudou muito a decidir.

  5. Joyce

    25 de agosto de 2021 at 18:21

    É melhor comprar um celular de outra marca, pois é bem mais barato e ao mesmo tempo com todas a funcionalidades necessárias para a maioria das pessoas. I phone é mais marketing, modinha, um telefone desse valor só vale a pena para quem ganha um salário condizente com esse preço absurdo, o que não é a realidade da maior parte da sociedade Brasileira.. É mais fácil usar esse dinheiro pra investir na educação de uma criança, saúde, entre tantas outras coisas essências. Consumismo irresponsável!

  6. Claudio Arary Cordeiro de Lima

    11 de setembro de 2022 at 10:57

    Pra mim Ifhone é mais grife do que marca, a Motorola tem excelentes Smartphones intermediários e duram muito mais que 2 anos,com ótimos processadores Snapdregon,eu troco em média a cada dois anos porque eu quero,tive um motog5 que dei à um amigo que funciona bem até hoje,tenho um motog8Plus que vou trocar pois já comprei um moto 5g Plus excelente e já faz 2 anos,nunca travou ou deu problemas, também vou doar à um parente,os intermediários são muito bons e satisfazem a necessidade, não precisa ser nem os Premium da Motorola,é loucura pagar 10,12 mil num Ifhone,o Motorola intermediário tem Snapdregon de 765,8 G de ram e 128 GB mais os recursos excelentes do conjunto de câmeras,compra quem quer gastar e mostrar que tem celular de grife e ainda anda sem capinha antishoc pra mostra que é Ifhone!

  7. Rosi Lisboa

    13 de janeiro de 2023 at 07:21

    eu quero um iPhone faz tempoo, mas acho meio ruim pq a maioria dos apps são pagos, e eu n teria condições de ficar comprando apps, mas talvez esse mês eu compre um iPhone 12

  8. Edson

    11 de março de 2023 at 22:55

    Hardware é muito bom, mas o sistema operacional perde muito para o Andróide.
    Utopia, sonho seria um IPhone rodando com o Androide

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

You May Also Like

Artigos

A bateria viciada do celular na verdade não é algo tão comum. Há algum tempo as baterias são feitas de Lítio, um material que...

Artigos

O fim de ano chegou e mais do que nunca tá na hora de planejar a viagem. Mas se você é daqueles que não...

Artigos

As ferramentas necessárias para começar no ramo da manutenção de celulares sempre geram um pouco de dúvida. O que realmente é preciso para realizar...

Artigos

Se você se importa com ter um celular cada vez mais organizado e dinâmico, está no lugar certo. Aqui no blog já demos várias...

Dicas

Tirar uma selfie perfeita não é tão difícil quanto parece. Aliás, ao contrário do que muita gente pensa, tirar uma selfie significa tirar uma...

Apps

Colocar senha no Google Drive é uma novidade que agradou muita gente. Pra quem ainda não conhece, ele funciona como uma nuvem de arquivos....

Celular

O iPhone de vitrine tem sido uma opção para quem quer economizar na hora de comprar um celular. O aparelho não é usado, mas...

Artigos

Não é a primeira vez que a gente fala de bateria aqui no blog. Mas agora precisamos conversar sobre um problema grave que acontece...

Empório do celular .Todos os direitos reservados.