Connect with us

Android

WhatsApp Pay é suspenso no Brasil, entenda o caso.

wpp pay - WhatsApp Pay é suspenso no Brasil, entenda o caso.

O WhatsApp Pay foi anunciado no Brasil na metade de junho, mas nesta semana já teve a autorização de funcionamento suspensa pelo Banco Central e o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

A interrupção ocorreu, segundo o BC, porque o uso do aplicativo para pagamento poderia ser injusto com outros serviços e operadoras. Além disso, um representante do órgão afirmou que seria difícil garantir a segurança das transações do WhatsApp Pay.

 

  •  Como funcionava o app

O WhatsApp Pay já estava disponível no modo Beta do aplicativo, e algumas pessoas chegaram a ter acesso ao sistema. O novo modelo de pagamento estipulava um limite de até 20 transações diárias, sendo que cada usuário poderia receber o valor total máximo de R$5 mil por mês. 

Além desta regra, uma taxa de 3,99% seria aplicada sobre pequenos empreendedores que utilizassem a plataforma para recebimentos, tanto nas compras com débito, quanto no crédito. Inicialmente, somente o Banco do Brasil, Nubank e Sicredi seriam aceitos, e a Cielo seria responsável pelo processamento dos dados.

103218689 822951448113151 8407790007228292338 n.png? nc sid=2fbf2a& nc ohc=5AE 3oVWOcMAX9tFW5y& nc ht=scontent.whatsapp - WhatsApp Pay é suspenso no Brasil, entenda o caso.

Imagem: Reprodução/WhatsApp
  • Porque houve suspensão

A empresa de cartões Cielo já é uma das maiores do mercado brasileiro, sendo responsável por grande parte da máquinas de cartão no país. Com o domínio total sobre este novo tipo de pagamento, a concorrência seria prejudicada, e teria um volume de transações muito menor.

Em entrevista ao portal de notícias Uol, um representante do Cade afirmou: “Tal base (de clientes) seria de difícil criação ou replicação por concorrentes da Cielo, sobretudo se o acordo em apuração envolver exclusividade entre elas”.

Aqui no Brasil, o WhatsApp tem mais de 120  milhões de usuários. Este número seria de difícil equiparação e alcance para as outras operadas. 

 

  • Quando o serviço voltará

O futuro do WhatsApp Pay ainda é incerto por aqui. Na Índia, o serviço passa por estudos já há alguns anos, e nenhum outro país recebeu o mesmo tipo de teste tão direto como no Brasil.

De acordo com órgãos responsáveis, ainda é necessário entender o papel do WhatsApp nas transações e estudar o contrato feito entre as empresas envolvidas.

 

Algumas outras polêmicas, como a facilidade de aplicar golpes no WhatsApp com o novo recurso já tinham surgido. No entanto, com uma análise mais aprofundada do seu uso, o ideal é que a plataforma se torne uma maneira prática e segura de realizar pagamentos.

 

Você chegou a testar a função no WhatsApp Beta? Conta pra gente o que achou! 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

You May Also Like

Artigos

Você com certeza já ouviu falar em “bateria viciada”, né? Depois de um tempo de uso, quando a bateria começa a durar menos, já...

Artigos

O fim de ano chegou e mais do que nunca tá na hora de planejar a viagem. Mas se você é daqueles que não...

Artigos

Será que vale a pena comprar um iphone? O aparelho da Apple é um dos celulares mais populares do mundo. Não importa qual das...

Artigos

Não é a primeira vez que a gente fala de bateria aqui no blog. Mas agora precisamos conversar sobre um problema grave que acontece...

Dicas

Tirar uma selfie perfeita não é tão difícil quanto parece. Aliás, ao contrário do que muita gente pensa, tirar uma selfie significa tirar uma...

Artigos

Se você se importa com ter um celular cada vez mais organizado e dinâmico, está no lugar certo. Aqui no blog já demos várias...

Artigos

As redes sociais nunca estiveram tão em alta. O instagram virou quase o nosso cartão de visitas e quem usa sempre sabe como é...

Artigos

Com a quase extinção dos celulares que não são touch screen, cada vez mais precisamos cuidar da tela do celular. No mercado há uma...

Empório do celular .Todos os direitos reservados.