Connect with us

Hi, what are you looking for?

Android

WhatsApp Pay é suspenso no Brasil, entenda o caso.

wpp pay - WhatsApp Pay é suspenso no Brasil, entenda o caso.

O WhatsApp Pay foi anunciado no Brasil na metade de junho, mas nesta semana já teve a autorização de funcionamento suspensa pelo Banco Central e o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

A interrupção ocorreu, segundo o BC, porque o uso do aplicativo para pagamento poderia ser injusto com outros serviços e operadoras. Além disso, um representante do órgão afirmou que seria difícil garantir a segurança das transações do WhatsApp Pay.

 

  •  Como funcionava o app

O WhatsApp Pay já estava disponível no modo Beta do aplicativo, e algumas pessoas chegaram a ter acesso ao sistema. O novo modelo de pagamento estipulava um limite de até 20 transações diárias, sendo que cada usuário poderia receber o valor total máximo de R$5 mil por mês. 

Além desta regra, uma taxa de 3,99% seria aplicada sobre pequenos empreendedores que utilizassem a plataforma para recebimentos, tanto nas compras com débito, quanto no crédito. Inicialmente, somente o Banco do Brasil, Nubank e Sicredi seriam aceitos, e a Cielo seria responsável pelo processamento dos dados.

103218689 822951448113151 8407790007228292338 n.png? nc sid=2fbf2a& nc ohc=5AE 3oVWOcMAX9tFW5y& nc ht=scontent.whatsapp - WhatsApp Pay é suspenso no Brasil, entenda o caso.

Imagem: Reprodução/WhatsApp
  • Porque houve suspensão

A empresa de cartões Cielo já é uma das maiores do mercado brasileiro, sendo responsável por grande parte da máquinas de cartão no país. Com o domínio total sobre este novo tipo de pagamento, a concorrência seria prejudicada, e teria um volume de transações muito menor.

Em entrevista ao portal de notícias Uol, um representante do Cade afirmou: “Tal base (de clientes) seria de difícil criação ou replicação por concorrentes da Cielo, sobretudo se o acordo em apuração envolver exclusividade entre elas”.

Aqui no Brasil, o WhatsApp tem mais de 120  milhões de usuários. Este número seria de difícil equiparação e alcance para as outras operadas. 

 

  • Quando o serviço voltará

O futuro do WhatsApp Pay ainda é incerto por aqui. Na Índia, o serviço passa por estudos já há alguns anos, e nenhum outro país recebeu o mesmo tipo de teste tão direto como no Brasil.

De acordo com órgãos responsáveis, ainda é necessário entender o papel do WhatsApp nas transações e estudar o contrato feito entre as empresas envolvidas.

 

Algumas outras polêmicas, como a facilidade de aplicar golpes no WhatsApp com o novo recurso já tinham surgido. No entanto, com uma análise mais aprofundada do seu uso, o ideal é que a plataforma se torne uma maneira prática e segura de realizar pagamentos.

 

Você chegou a testar a função no WhatsApp Beta? Conta pra gente o que achou! 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

You May Also Like

Artigos

A bateria viciada do celular na verdade não é algo tão comum. Há algum tempo as baterias são feitas de Lítio, um material que...

Artigos

O fim de ano chegou e mais do que nunca tá na hora de planejar a viagem. Mas se você é daqueles que não...

Artigos

Será que vale a pena comprar um iphone? O aparelho da Apple é um dos celulares mais populares do mundo. Não importa qual das...

Artigos

As ferramentas necessárias para começar no ramo da manutenção de celulares sempre geram um pouco de dúvida. O que realmente é preciso para realizar...

Artigos

Se você se importa com ter um celular cada vez mais organizado e dinâmico, está no lugar certo. Aqui no blog já demos várias...

Dicas

Tirar uma selfie perfeita não é tão difícil quanto parece. Aliás, ao contrário do que muita gente pensa, tirar uma selfie significa tirar uma...

Apps

Colocar senha no Google Drive é uma novidade que agradou muita gente. Pra quem ainda não conhece, ele funciona como uma nuvem de arquivos....

Celular

O iPhone de vitrine tem sido uma opção para quem quer economizar na hora de comprar um celular. O aparelho não é usado, mas...

Empório do celular .Todos os direitos reservados.