O WhatsApp Pay finalmente foi liberado no Brasil. A partir de hoje (05), a função começa a chegar aos poucos para os usuários, e pode ser aproveitada por quem tem conta nos principais bancos e fintechs do país.
Depois de muitas polêmicas, e de ser suspensa pelo Banco Central, a novidade ganhou a autorização para funcionar por aqui. Ela está sendo implementada aos poucos, para que a plataforma tenha um controle maior sobre as movimentações feitas pelo app.
Como funciona o WhatsApp Pay
A nova função permite que o usuário envie dinheiro rapidamente pela própria plataforma de mensagens. Nenhuma taxa extra é cobrada para as transações, mas, por enquanto, só estão autorizadas as transferências entre pessoas físicas.
Todas as transações serão processadas pela Cielo, operadora de cartões, e são de responsabilidade do Facebook Pagamentos.
Para que o usuário possa realizar uma transferência pelo aplicativo, é necessário cadastrar um cartão, que pode ser pré-pago, de crédito ou débito, e também uma senha. O ideal é que o código de 6 dígitos utilizado na plataforma não seja igual à senha do cartão físico. Durante qualquer tipo de transação, o usuário precisará utilizar essa sequência de números, por isso é importante memorizá-la e mantê-la segura.
WhatsApp Pay é seguro?
O WhatsApp e o Facebook Pagamentos garantem a segurança das transações feitas pelo app. Por ter a autorização e certificação do Banco Central, o Facebook Pagamentos é confiável, e está preparado para lidar com possíveis tentativas de golpe.
Além disso, o fato de a senha de 6 dígitos ser necessária em todas as transferências faz com que a segurança aumente bastante. Só vale tomar cuidado para não compartilhar sua senha com ninguém, e nem digitá-la em lugares públicos com muita gente por perto. Mesmo que a plataforma tenha um limite diário, vale tomar muito cuidado, porque os golpes podem aumentar.
Você já testou o WhatsApp Pay? Conta pra gente o que achou, e aproveite pra compartilhar esse post com os amigos.
Mais dicas e notícias sobre o mundo tech você confere no Blog Empório.