O TikTok tem sido cada vez mais alvo de polêmicas na internet. E a rede social que cresceu drasticamente desde o início da quarentena, corre o risco de ser banida por falta de segurança e acesso indevido aos dados de usuários.
As polêmicas ganharam ainda mais força quando a conta do grupo Anonymous publicou um tweet pedindo para que as pessoas desinstalassem o app de seus aparelhos. A publicação veio depois de um usuário do Reddit supostamente vasculhar o código do TikTok e descobrir que o app rouba os seguintes tipos de informações:
- Localização do usuário, sendo que ela é atualizada a cada 30 segundos.
- Lista de todos os apps já baixados no aparelho, inclusive aqueles que foram apagados antes de o TikTok ser instalado.
- Dados de conexão como nome e senha do WI-fi e endereço IP.
- Hardware do aparelho (o que inclui tipo de CPU, dimensões da tela, uso de memória, espaço de disco etc).
- Presença de root ou jailbreak no celular.
A guy on reddit reversed engineered #TikTok
Here’s what he found on the data it collects on you
It’s far worse than just stealing what’s on your clipboard: pic.twitter.com/oqaQyYDXT2
— Dan Okopnyi
(@d1rtydan) June 28, 2020
Ainda é difícil dizer se o aplicativo realmente obtém esse tipo de dados nos aparelhos. Mas vale lembrar que recentemente ele já foi alvo de denúncias por acessar alguns outros dados como o conteúdo do “copiar/colar” dos celulares, além da velocidade de digitação e outros elementos específicos de uso dos dispositivos.
TikTok banido
Ao todo, o TikTok já soma mais de 2 bilhões de downloads, se tornando o aplicativo a ser mais baixado no período de um trimestre em toda história. Somente na Índia, eram 600 milhões de downloads, mas recentemente o app foi banido pelo governo, após ser acusado de coletar dados para a China.
Nos Estados Unidos e na Austrália, o presidente Trump e o Primeiro-Ministro Scott Morrison também estudam banir o app. Ambos líderes levam em consideração a denúncia sobre a venda de dados para o governo chinês, e sentem que o TikTok pode ser uma ameaça.
Sobre essa polêmica, um dos chefes de políticas públicas do aplicativo,Theo Bertram, afirmou em entrevista à BBC que essa insinuação é “completamente falsa”.
O que é o TikTok
O TikTok é um aplicativo de vídeos curtos que ficou bastante popular durante a quarentena. A plataforma disponibiliza filtros, áudios para dublagem e músicas para que seja possível criar diferentes tipos de conteúdo.
Uma tendência dentro do app são os challenges, ou desafios, que envolvem uma certa música ou coreografia. Além disso, a timeline do aplicativo mostra as pessoas que você segue, e outros usuários com base naquilo que você mais interage dentro da plataforma.
Gostou do nosso post? Você confere mais dicas e notícias do mundo tech no Blog Empório.