Desde os primórdios do Brasil a cultura africana ajuda a escrever nossa história. E em homenagem a uma das figuras mais importantes na luta contra a escravidão do país, no dia 20 de novembro comemoramos o Dia da Consciência Negra.
Foi nessa mesma data, no ano de 1695, que morreu Zumbi dos Palmares. Um homem negro que nasceu livre, mas foi escravizado aos 6 anos de idade. Ele representa a luta contra a escravidão do período colonial no Brasil, e até hoje é símbolo do combate ao racismo no país.
Exatamente pela importância da data, o Instagram e o Facebook criaram iniciativas que estimulam a reflexão sobre o assunto. Além da hashtag #ShareBlackStories, que pretende dar visibilidade a histórias de pessoas negras, o Instagram criou figurinhas para os stories.
Ambas foram feitas como uma parceira entre a empresa e influencers da área. Elas estão disponíveis junto aos outros stickers do app.
-
Viva nossa voz
Pra garantir que esse mês realmente sirva pra nos conscientizarmos, e para que isso dure o ano todo, que tal acompanhar alguns influencers que falam sobre e vivem isso na pele diariamente? Entre tanta gente produzindo ótimo conteúdo pela web, selecionamos alguns seguidos pela nossa equipe. Confira:
-
Nátaly Neri (@natalyneri)
O conteúdo da Nátaly é focado não somente na conscientização sobre este tema, no geral ela fala mais sobre cosméticos naturais e atitudes sustentáveis. No entanto, enquanto mulher negra ela aborda temas que são vivenciados por ela no dia-a-dia e, infelizmente, acaba passando pelo racismo. Além de trabalhar como influenciadora digital, a Nataly cursa Ciências Sociais.
-
Mona nunes (@monanunesoficial)
A Mona é médica e dermatologista em formação. Além de ser uma baita inspiração pras meninas negras, ela tá sempre falando de como é ser uma das poucas mulheres negras em seu curso. Fora isso, o lado blogueira dela sempre aparece e ela e dá algumas dicas de produtinhos, looks etc.
-
Samuel Gomes (@samuelgomes)
O Samuel tem se tornado a cada dia uma das figuras mais presentes nos debates anti-racismo no Brasil. Ele não tem medo de se posicionar publicamente, e representa também a comunidade LGBTQ+. Vale a pena visitar o seu perfil pra ver seus vídeos e ler seus textos.
-
Spartakus (@spartakus)
Outra figura bem conhecida dos usuários do Instagram, o Spartakus é influenciador, apresentador do canal Futura, e colunista de algumas revistas. Seus vídeos do IGTV, principalmente, fazem bastante sucesso, sendo que ele fala sobre racismo e outros temas de política e cotidiano.
-
Gabi de Pretas (@gabidepretas)
Uma das maiores influenciadoras na área da beleza aqui no Brasil, a Gabi consegue falar também de empoderamento de uma maneira bem legal. Ela não discute apenas isso, mas também expõem suas vivências diárias e aborda temas que precisam ganhar mais visibilidade.
-
Magá Moura (@magavilhas)
Um grande exemplo de força, a Maga é baiana e veio pra São Paulo bem pequena. Desde então, ela se especializa cada dia mais no mundo da moda, e aprimora seu estilo próprio. Já foi chamada de Barbie Brasileira por algumas revistas, e é uma grande inspiração para outras mulheres negras. Além de influenciadora, ela é embaixadora do festival de cultura negra Afropunk, estreou como apresentadora de televisão e ainda está trabalhando em sua própria marca de roupas.
-
Yuri Marçal (@oyurimarcal)
Será que dá pra fazer humor quando falamos de um assunto tão sério quanto o racismo? O Yuri prova que dá sim! Seus vídeos podem ser controversos pra algumas pessoas, mas ele criou sua própria maneira de combater o preconceito e até rir de quem solta frases intolerantes por aí.
-
Ana Paula Xongani (@anapaulaxongani)
Mulher negra, mãe, apresentadora do GNT e dona de sua própria marca de roupas. Quase não sobra tempo pra Ana fazer outra coisa, mas ela dá um jeito de aparecer nas redes sociais e ainda mostrar todo seu poder. Sem medo de se posicionar, ela tá sempre por lá garantindo risadas, mas muito papo sério também.
-
Neggata (@neggata)
Além de falar de beleza no geral, o canal e instagram da Neggata também estão cheios de empoderamento feminino, opiniões e conteúdo informativo sobre temas políticos. Em meio a toda sua vida compartilhada por stories e vídeos, ela não se esquece de falar sobre suas raízes e resistência diária. Vale a pena seguir.
-
Tássio Santos (@herdeiradabeleza)
Dono do Canal Herdeira da Beleza, o Tássio é especialista em maquiagem para pele negra. Além de ser um maquiador excelente, ele faz resenhas de produtos em seu canal, e analisa sua formulação aplicada em diferentes tons de pele. Vale a pena pra ter um olhar mais crítico sobre a maquiagem no Brasil, e também pra ter dicas de produtos acessíveis e de qualidade.
E você conhece algum outro produtor de conteúdo que deveria entrar pra essa lista? Conta pra gente aqui nos comentários 😉