Não dá pra negar que o covid-19 é uma grande ameaça à nossa saúde. O vírus fez sua primeira vítima fatal no Brasil ontem(16), e a gente precisa se cuidar mais do que nunca. Uma das principais recomendações é sair de casa somente quando muito necessário, e as outras orientações de higiene e cuidados você pode conferir no site do Ministério da Saúde.
A Empório traz aqui um ponto muito importante que às vezes passa despercebido: o celular. Exatamente pelo uso constante no cotidiano, o celular pode se tornar um agente de contágio. Pra que você limpe este e outros aparelhos eletrônicos, a gente reuniu nesta lista as precauções que devem ser tomadas. Confira:
Álcool Isopropílico ou etílico 70
O álcool isopropílico concentração 70 aparece, inclusive, nos nossos guias de manutenção de celulares. Ele é o mais indicado para a limpeza total do aparelho porque não danifica componentes eletrônicos. Já o álcool etílico 70 pode ser usado para o mesmo fim, mas destacamos que sua evaporação é mais demorada que o anterior, o que pode causar danos aos equipamentos.
Não importa qual seja sua escolha, vale lembrar: Não mergulhe o aparelho em nenhum dos tipos de álcool ou outras substâncias líquidas. Também não é aconselhável depositar qualquer um dos dois diretamente sobre o aparelho. Utilize um pano que não solte “fiapos” para higienizar todo o aparelho.
Limpe a capinha do celular
Enquanto protegem os aparelhos, as capinhas também podem acumular uma grande quantidade de sujeira. No caso das cases de silicone, borracha e materiais do tipo, o ideal é higienizá-la com álcool 70 (não precisa ser o isopropílico) sempre que chegar em casa.
Não empreste o aparelho
Além de evitar o contato com outras pessoas, podemos evitar sua forma indireta. Evite emprestar seu aparelho para outras pessoas, e não empreste o de outras pessoas também. Desse jeito,você mantém sua mão e aparelho mais limpos.
Pra finalizar, vale lembrar que colocar preços abusivos em produtos de higiene e alimentação é proibido. Caso você veja algum estabelecimento fazendo isso, denuncie ao Procon para evitar a prática.
É importante ressaltar que devemos sair de casa somente em casos muito indispensáveis. Mesmo não fazendo parte do grupo de risco, podemos acabar levando o vírus para pessoas com saúde mais frágil. O covid-19 é coisa séria, e a gente precisa ter cuidado.