Os golpes da Black Friday são muito comuns nessa época do ano. Além das lojas que acabam se aproveitando e fazendo a famosa “Black Fraude”, alguns sites nem são reis e enganam completamente o consumidor.
Com essa fama de preços lá embaixo, é preciso ter cuidado pra que os super descontos não sejam mentirosos, e você acabe saindo no prejuízo. A pergunta agora é: dá pra evitar cair num golpe que é tão comum nessa época do ano? Fizemos essa lista pra mostrar que com alguns cuidados você pode fazer uma compra muito segura, e ainda aproveitar os melhores preços. Confira:
Monitore os preços
Se você já encontrou uma ótima oferta é só seguir os passos abaixo. Mas se está procurando por uma,ainda pode achar um desconto que valha a pena. Pra fazer isso dá pra usar sites como o Já Cotei e o Black Friday de Verdade. Esses dois são exemplos de plataformas que comparam preços num intervalo de tempo. Desse jeito, é possível saber se o preço da Black Friday realmente está mais baixo em relação aos outros dias.
Uma outra dica legal é usar as ferramentas de alguns sites de compras, como o Buscapé, que comparam a variação de preços dentro do próprio site. Essa é uma forma interessante já que normalmente são vários vendedores com preços bem diferentes.
Pesquise a confiabilidade do site
Depois que você pesquisa determinado produto na internet é normal que apareçam vários anúncios dele em suas redes sociais. No entanto, às vezes a gente acaba clicando sobre eles e sendo direcionado para lojas que não conhecemos.
Pode valer a pena dar uma chance para uma nova loja, mas é importante pesquisá-la antes no Reclame Aqui. Procure por avaliações de outros compradores, e caso veja que a maioria é bem positiva, aplique os nossos outros passos e continue com a compra.
Cuidado com ofertas boas demais
Essa pode parecer óbvia, mas a gente sempre acaba caindo em tentação com as ofertas muito boas. Aquela televisão por menos da metade do preço, ou então um celular muito barato podem ser uma cilada, hein?!
Antes de pesquisar muito bem a empresa não insira os seus dados no site, e não finalize a compra caso não ache nada sobre ela na internet. Uma empresa desconhecida com oferta muito boa? Tem cara de enganação!
Caso o site seja conhecido, verifique também a URL. Trocar o L por um i maiúsculo é um golpe comum, e que pode resultar no roubo dos seus dados. Fique sempre atento.
Cuidado com promoções por e-mail
Criar um e-mail falso é muito fácil até pra quem não entende muito de internet. Por isso, cuidado com os e-mails de ofertas, ou cupons de descontos muito altos. Caso você receba uma mensagem informando sobre uma grande promoção, se atente às duas dicas anteriores. Além disso, certifique-se de que o endereço de e-mail veio realmente da loja conhecida. Normalmente as empresas disponibilizam seus contatos no fim da página inicial. Vale dar uma checada.
Outra dica boa é visitar o site oficial da marca, e buscar por lá a oferta que lhe foi oferecida. Dessa forma você garante que está lidando com os canais oficiais da loja.
Use o cartão de crédito
Parece até loucura dar essa dica já que tanta gente tem o cartão clonado por aí. Mas na verdade é muito mais fácil reaver o dinheiro em caso de fraude quando a compra é feita no cartão de crédito. Isso porque, no caso do cartão, você negocia diretamente com o banco, e tem as provas do pagamento ali no extrato. Já no boleto, por exemplo, fica muito mais difícil reaver qualquer quantia.
Obs: Caso você use o app do seu banco, pode criar um Cartão Virtual com o valor correspondente ao produto. Desse jeito, caso haja algo errado com a segurança do site, nenhum valor a mais poderá ser cobrado a partir dos dados inseridos.
Condições de Troca
Essa é quase um dica extra e que não é obrigatória para todos os casos. Mas se você for comprar roupas ou calçados, principalmente, deve se atentar às condições de troca dos produtos. Pode ser que ele não sirva, ou que simplesmente não seja como você imaginou, então é melhor saber se é possível trocar antes de finalizar a compra.
Preste atenção, também, ao prazo de envio e o prazo de troca. Caso o primeiro seja maior, ficará difícil você saber que precisa substituir o produto antes que o tempo acabe.
E aí, gostou das nossas dicas? Não se esqueça de usá-las mesmo nos sites mais conhecidos pra evitar problemas nessa época do ano. Você já acabou fazendo uma compra com desconto que na verdade era um golpe da Black Friday? Conta pra gente nos comentários.
Mais dicas e notícias sobre o mundo tech você confere no Blog Empório.