O que fazer com o celular molhado é uma dúvida que muita gente tem. Principalmente nesta época do ano, esse tipo de acidente aumenta muito e você precisa estar preparado. A Empório do Celular é especialista em manutenção e por isso a gente te ensina o que fazer nestes casos. Será que é possível substituir o aparelho através da garantia? A gente te explica certinho neste post.
A garantia cobre danos no celular causados pela água?
A resposta mais simples é “Não”. Infelizmente, na maioria dos casos os celulares tem um dispositivo interno que identifica quando o aparelho entra em contato com a água. Desse jeito, assim que o celular é aberto já é possível saber que ele esteve em contato com a água, e nestes casos as empresas não costumam ressarcir os danos.
No entanto, para os aparelhos que têm certificação à prova d’água a história pode ser outra. Aqui no Brasil, alguns usuários já conseguiram mover ações contra empresas que alegavam oferecer um aparelho a prova d’água, mas que na prática não cumpriam com a certificação.
Então, vale a pena pesquisar tudo sobre o seu aparelho e tentar acionar a garantia caso ela deixe claro que ele deveria “sobreviver” à exposição ou submersão na água.
O que fazer quando o celular molhar?
Agora sim, se o seu celular acabou de ser molhado o primeiro passo é desligá-lo. A maior vontade é sempre saber se ele vai continuar funcionando, mas mantê-lo ativo pode acabar causando um curto. Então, desligue o aparelho assim que perceber que ele está molhado.
Em seguida, retire tudo o que possível dele. Capinhas e acessórios, a bandeja do cartão SIM e SSD, e a bateria caso o modelo do seu aparelho permita. Fazendo isso, você abre mais espaço para que a água saia do aparelho, e evita que esses componentes acumulem ainda mais liquído no interior do celular.
O último passo é levar o seu celular em uma assistência. Mesmo com diversas dicas na internet, o ideal é sempre procurar ajuda profissional para que ele possa avaliar os danos, ou apenas secar o aparelho internamente. Caso você não tenha acesso a uma assistência imediatamente, mantenha o aparelho desligado até que seja possível procurar ajuda, durante este tempo você pode seguir a velha dica de deixá-lo dentro do arroz, mas lembrando que procurar uma ajuda especializada o quanto é imprescindível para evitar grandes danos.
Ficou com alguma dúvida? Comenta aqui embaixo que a gente te ajuda!
Mais dicas e notícias sobre o mundo tech você confere no Blog Empório.
FONTE FONTE