Saber qual iPhone comprar em 2021 pode ser um pouco difícil. Principalmente depois das últimas polêmicas do lançamento da Apple, a escolha de comprar um celular da marca pode ficar ainda mais confusa .
É por isso que no post de hoje a gente te mostra as melhores opções de celulares da Apple pra comprar neste ano. E é claro que a gente leva em consideração todos os pontos positivos e negativos pra chegar até um vencedor. Vamos lá?
Data de lançamento
O primeiro ponto a se pensar é a data de lançamento do iPhone. É claro que o ideal é acompanhar sempre as últimas novidades do mercado, mas neste caso você não precisa comprar o iPhone 12. Boas escolhas, por exemplo, são o iPhone 11 e o iPhone SE lançados recentemente. Pensando em qualidade, até mesmo o XS Pro Max também é uma boa opção.
Neste caso, vale pensar nas atualizações de software que o aparelho ainda receberá. Normalmente, o iOS é atualizado até 4 anos depois de seu lançamento, então aparelhos de 2017, por exemplo, já não são viáveis para comprar 2021. E fora o sistema, os próprios apps começam a perder atualizações e podem ficar sem segurança depois de um tempo. Então, o ideal é optar por aparelhos um pouco mais recentes.
Design
Pode ser que você não se importe muito com a aparência do celular. No entanto, alguns pontos como a tela, por exemplo, fazem toda diferença na usabilidade, então precisam ser levados em consideração.
Desde a geração X, a Apple investiu nas telas que ocupam toda a parte da frente e excluem o botão frontal. Pensando nisso, é uma boa analisar todos os modelos lançados depois de 2018, já que eles terão uma “cara” muito mais moderna e adaptada aos últimos lançamentos.
Se a tela grande for importante pra você, podemos excluir o SE 2020 da lista, já que ele tem a carcaça do Iphone 8 e uma tela bem menor que ocupa menos espaço na parte da frente.
Câmeras
Um dos aspectos mais importantes dos celulares hoje em dia são as câmeras. No caso do iPhone elas importam ainda mais, porque são um dos pontos que mais chamam a atenção nesses aparelhos. Para encontrar o modelo ideal podemos considerar que ter ao menos câmera dupla é essencial, levando em conta todos os outros modelos disponíveis no mercado.
Então, a escolha fica entre os aparelhos lançados pela marca desde 2017. Já que a partir do 7 Plus a empresa já começou a inserir este tipo de câmera nos aparelhos. No entanto, somente a partir do iPhone 11 é que as lentes ganharam um upgrade e passaram a ser bem maiores, e com maior entrada de luz, além de mais qualidade. Esse lançamento fez toda a diferença nos aparelhos.
Preço
Sem dúvidas, outro ponto muito importante sobre o iPhone é que ele ainda é um dos celulares mais caros do mercado. As versões mais novas, por exemplo, ultrapassam os R$10 mil, e isso precisa ser levado em consideração.
Vale pensar, então, em fazer um investimento intermediário. Comprar o iPhone 12 pode ser caro demais, mas um iPhone 8 poderia ser até perda de dinheiro já que ele vai ficar sem atualizações logo.
Então, um dos iPhone X ou iPhone 11 ainda parecem ser as melhores opções, visto que o preço é um pouco mais baixo que o do 12, mas mesmo assim ainda devem durar bastante tempo.
Resultado:
Apesar de parecer que a linha X e o iPhone 11 estão empatados, a gente considera que o segundo é uma opção bem melhor para investir. Em primeiro lugar, ele se destacou na maioria das nossas categorias: ainda terá várias atualizações, tem design moderno, câmeras de última geração e um preço mais acessível. Além disso, o aparelho foi o mais vendido de 2020, o que só demonstra muito sobre o seu sucesso.
Em comparação com a linha X, ele pode acabar sendo um mais caro, mas compensa com ao menos uma atualização a mais, e com as câmeras totalmente diferenciadas e mais modernas.
Então, analisando todos os prós e contras, o iPhone 11 parece ser o melhor iPhone para comprar em 2021.
O que você achou dessa análise? Acha que algum outro modelo deveria aparecer por aqui? Conta pra gente sua opinião nos comentários, e aproveita pra enviar esse post para um amigo.
Mais dicas e notícias sobre o mundo tech você confere no Blog Empório.