Como já relembramos na nossa retrospectiva de melhores celulares de 2020, este ano foi bem agitado. Dessa vez a gente relembra os maiores acontecimentos do universo tech, sem deixar escapar nenhuma polêmica que fez sucesso.
Impactos da Covid-19
Não dá pra falar de 2020 de outro jeito senão lembrando do coronavírus. Especialmente no ramo da tecnologia, a doença teve grande impacto na produção mundial, e até chegou a diminuir em mais de 30% as vendas de celulares aqui no Brasil.
Seja por falta de matéria-prima, ou pela necessidade de ficar em casa gerada pela quarentena, com certeza foi possível notar os efeitos do vírus no mercado tecnológico.
iPhone 12 atrasado
Falando nos efeitos da COVID-19 pelo mundo, não dá pra esquecer do atraso inédito no lançamento dos iPhones. Neste ano, os smartphones da Apple chegaram em Outubro, cerca de 1 mês depois da data tradicional da empresa. De acordo com a própria marca, a demora se deu, principalmente, pela falta de materiais e funcionários gerados pela pandemia. Como esses acontecimentos não puderam ser previstos, o iPhone 12 acabou chegando um pouco atrasado.
iPhone sem carregador e fones
Falando em lançamento da Apple, esse com certeza fez muito barulho, mas não foi de uma maneira positiva, né? O que era boato ainda no início do ano, e parecia bem difícil de acreditar, se concretizou no dia 13 de Outubro, e os aparelhos realmente chegaram ao mercado sem incluir carregador e fones na caixinha.
A justificativa da marca ainda durante o evento de lançamento foi a necessidade de produzir menos lixo, uma vez que a maioria dos seus usuários já tinha os dois acessórios. No entanto, essa explicação não convenceu muita gente, e ainda traz bastante polêmica para a empresa.
Aqui no Brasil, inclusive, o Procon de SP e de SC entraram com uma medida que pretende obrigar a Apple a dar os acessórios para os usuários que solicitarem. Por enquanto, ainda não há um desfecho para a história, mas pode deixar que em 2021 a Empório continuará a acompanhar essa saga.
Celulares dobráveis
É verdade que os celulares dobráveis não foram lançados em 2020. No entanto, neste ano, eles com certeza ganharam muito mais credibilidade e espaço no mercado. Seja com o Razr 2020, da Motorola, ou com o Z Flip, da Samsung, o que não faltou foi assunto sobre esse tipo de aparelho.
Foram diversos testes feitos, inovações planejadas e, principalmente, muita expectativa para que tenhamos ainda mais novidades do tipo em 2021.
iPhone 11 é o mais vendido do ano
Ainda no primeiro semestre já era possível ver que o iPhone 11 estava sempre no topo das listas de mais vendidos. Agora que chegamos ao fim do ano, é possível declarar o aparelho como campeão de vendas de 2020. Mesmo sendo lançado no ano passado, o celular conseguiu ter um ótimo desempenho no mercado, e garantir a liderança de vendas da marca.
TikTok vs. E.U.A
Foram tantas polêmicas em apenas um ano, que parece que a briga entre o aplicativo TikTok e o governo dos Estados Unidos tem muito mais tempo. Só que foi ainda em 2020 que o app chegou bem perto de ser banido do país norte-americano.
Até então, essa é outra polêmica que não teve desfecho definido. Principalmente por conta das eleições que aconteceram por lá, o banimento ou não do aplicativo acabou sendo adiado.
Vale lembrar que o motivo pelo qual o ex-presidente Trump planejava proibir o app no país seria o suposto roubo de dados e espionagem chinesa. Porém mesmo com a comprovação de que a rede social tem problemas de segurança, as acusações não foram comprovadas.
Lives
Não dá pra chamar as lives de polêmica, mas é impossível não as incluir nesta retrospectiva. No início da quarentena, principalmente, elas eram parte certa dos fins de semana em casa. De todos os tipos e durações possíveis, com certeza depois deste ano elas serão um lembrete forte do que aconteceu em 2020.
Gostou da nossa lista? O que você acha que ficou faltando aqui? Conta pra gente nos comentários, e aproveita pra mandar esse post pra um amigo e relembrar tudo junto com ele.
Mais dicas e notícias sobre o mundo tech você confere no Blog Empório.