Nesta semana o portal WABeta Info teve acesso a novidades que chegarão ao WhatsApp em breve. Ninguém menos que Mark Zuckerberg confirmou pessoalmente as informações para o portal, e revelou que parte das novas funções devem entrar no modo Beta do aplicativo em cerca de 2 meses, tendo previsão de se tornarem oficiais um pouco depois disso.
WhatsApp em até 4 dispositivos
A novidade que chegará primeiro ao mensageiro é a possibilidade de utilizar uma mesma conta no app em até 4 dispositivos. Segundo o CEO do WhatsApp, Will Cathcart, foi um desafio fazer com que as mensagens se mantivessem sincronizadas e criptografadas em todos os aparelhos. No entanto, segundo ele, a função está finalmente pronta para ser testada por usuários e vai manter a conexão entre dispositivos mesmo que um deles esteja desligado ou sem acesso à internet.
Essa novidade será a primeira a ser lançada, e, segundo Cathcart, a ideia é ter também uma versão oficial do app para tablets em breve.
“Modo desaparecimento”
Com o “Disappearing Mode” ativado todas as conversas do app somem em até 7 dias (Reprodução/WABeta Info)
Chamado de “Disappearing Mode” por Zuckerberg, essa nova função fará com que todas as mensagens do app sejam temporárias. Dessa maneira, todo o aplicativo tem um modo que faz com que as conversas durem pouco tempo, e não possam ser acessadas depois.
Ainda não se sabe ao certo se o modo uma vez ativado afeta também as conversas e aparelhos de outros usuários, mas assim que a função chegar à versão Beta do WhatsApp já poderemos ter uma ideia melhor do que se trata.
Imagens temporárias
Vídeo e fotos poderão ser visualizados apenas 1 vez, mas quem recebe ainda poderá tirar prints e gravar a tela.(Reprodução/WABeta Info)
A última novidade revelada na conversa com Zuckerberg e Cathcart é a possibilidade de enviar imagens e vídeos que só poderão ser acessados uma única vez. Como é possível ver pelos prints, a imagem ou vídeo ficam disponíveis num modo parecido com o dos arquivos enviados pelo chat. Depois de vistos uma vez, não é possível abri-los novamente.
No entanto, o próprio aplicativo destaca que ainda será possível tirar um print, ou capturar a tela ao abrir a mídia recebida. Resta saber se o WhatsApp passará a exibir um aviso quando acontecer, ou se não será possível ter controle sobre isso.
Mais dicas e notícias sobre o mundo tech você confere no Blog Empório.
Os prints das novas funções foram feitos pelo administrador do portal WABeta Info, para conferir o post e a conversa completa (em inglês), clique aqui.