Na última semana, o WhatsApp começou e exibir um aviso no aplicativo informando sobre sua nova política de privacidade. A partir de 8 de Fevereiro, o usuário terá suas informações compartilhadas com o Facebook, obrigatoriamente. A outra opção é ter a conta desativada, até que você aceite os novos termos da empresa.
De acordo com os representantes do Facebook, a mudança vem sendo anunciada com bastante antecedência para que os usuários possam ter tempo para aceitar ou não as novas regras. Eles ainda ressaltam que caso alguém prefira não compartilhar seus dados, terá sua conta apenas suspensa e não excluída.
Quais são as mudanças
Ainda segundo com os representantes da empresa, serão compartilhadas somente informações como as transações feitas pelo app de mensagens, foto de perfil, número do IP e o modelo de telefone sendo utilizado. No entanto, o conteúdo das mensagens, assim como as mídias compartilhadas entre usuários, continuam criptografadas e seguras.
O intuito deste compartilhamento, segundo a empresa, é melhorar a experiência do usuário nas outras plataformas, trazendo conteúdos mais personalizados e que condizem com o que o cliente busca nas redes sociais.
Como evitar o compartilhamento
Caso você pretenda continuar utilizando somente o WhatsApp, infelizmente será preciso aceitar as novas regras da plataforma. No entanto, depois de tantos escândalos envolvendo a privacidade do Facebook e com a adoção dessas novas medidas muitos usuários já começaram a deixar de usar o WhatsApp. O download de outros aplicativos de mensagem como o Telegram e o Signal aumentou significativamente nos últimos dias. Ambos são gratuitos, e tem uma política de privacidade mais rígida que a do WhatsApp.
WhatsApp Business também é afetado
Além do WhatsApp de uso comum, o Business também será afetado pela nova política da plataforma. Dessa maneira, tanto a empresa quanto o usuário que entra em contato com ela terão suas informações compartilhadas com o Facebook.
A sugestão da empresa para quem não quer ter as informações compartilhadas é que o usuário não utilize a rede social para contatar os negócios.
Vale lembrar, que a União Europeia e o Reino Unido não serão consideradas para a nova política de privacidade por conta das leis de privacidade assinadas pelos governantes dos países em questão.
Então, o que você acha dessa atualização, será que muita gente deixará de utilizar o app, ou não vai fazer grande diferença? Conta pra gente sua opinião nos comentários, e não aproveite para compartilhar essa notícia com os amigos que utilizam o app.
Mais dicas e notícias sobre o mundo tech você confere no Blog Empório.