O Windows 11 foi lançado oficialmente ontem (24), como muita gente já esperava. A nova versão do sistema operacional está bem repaginada e foi pensada para ser mais personalizável pelo usuário, além de oferecer mais praticidade no uso.
Até 2022, ela deve ser oficialmente disponibilizada para todos, e poderá ser baixada no site oficial da Microsoft por quem já tem o Windows 10.
Botão Iniciar no centro
Uma das mudanças mais óbvias no sistema é a localização do botão Iniciar. Ele tradicionalmente ficava no canto esquerdo da tela, mas agora passa a ocupar uma posição no centro. Ao lado dele estão vários outros atalhos que também costumavam ficar alinhados do lado direito, mas agora são centralizados.
Criação de diferentes desktops
O foco de vários lançamentos tech nos últimos meses tem sido viabilizar espaços que separam a vida pessoal do trabalho etc. No Windows 11, um mesmo usuário poderá ter diversos desktops, cada um deles com um tema específico para que os documentos e atalhos de diferentes áreas da vida não se misturem.
Team chat mais conectado
Agora, o foco do app Team Chat é garantir uma comunicação simplificada para os usuários. Por isso, o app no computador poderá enviar áudios, textos, imagens e fazer chamadas com qualquer dispositivo que tenha o app instalado. Mesmo que ele seja Android ou iOS, as ligações poderão ser feitas instantaneamente bastando uma conexão de internet.
Aplicativos Android no Windows
Uma novidade interessante do Windows 11 é possibilidade de baixar a maioria dos apps do Android no PC. Em uma parceria com a Amazon App Store, o usuário poderá ter qualquer aplicativo em seu computador, com todas as funcionalidades e atualizações liberadas.
Segundo a própria empresa, a novidade ainda pode demorar um pouquinho mais para chegar, mas no primeiro semestre de 2022 já deve ser uma realidade.
Widgets na tela inicial
Por fim, outra novidade interessante do novo sistema operacional são os Widgets que podem ser adicionados à tela. A função já existe no Android há muito tempo, chegou recentemente ao iOS e finalmente vai para o Windows também. Pelo jeito, o usuário poderá personalizar bastante a forma como exibe essa função e incluir o conteúdo que desejar.
O exemplo dado pela própria Microsoft é o de incluir sites de notícias e outras utilidades para os horários de pausa no trabalho. No entanto, é possível que vários outros tipos de aplicativos e sites também possam criar suas versões de widgets para PC.
Mais dicas e notícias sobre o mundo tech você confere no Blog Empório.