Em setembro de 2019 o Whatsapp anunciou que deixaria de funcionar em alguns celulares mais antigos e em aparelhos Windows Phone. Isso significa que o sistema operacional nos dois casos já não suporta as atualizações, ou representa uma parte muito pequena dos usuários.
Os celulares que deixarão de suportar o app são todos aqueles lançados em 2012 ou antes. Pra ficar mais claro, o Android 2.37,e o iOs 9 ou inferiores, não serão mais capazes de enviar mensagens e desfrutar de todos recursos que o app oferece.
A data limite pra que o ele deixe de funcionar completamente é 1 de fevereiro de 2020. Mas até lá, a empresa não garante que todas as funções serão executadas normalmente.
Será que seu aparelho vai parar?
No caso dos aparelhos Apple, o iPhone 4 e seus anteriores não suportarão mais o aplicativo. A partir dele, qualquer celular da marca que esteja com o sistema atualizado está livre, e continuará com as funções do Whatsapp sem nenhum problema.
Já nos modelos que funcionam com Android, você deve se preocupar se tiver um mais antigo fabricado por volta de 2012 ou antes. Um Galaxy S ou Y, por exemplo, não terão mais recursos para rodar o app.
E tanto para os celulares iOs quanto para os com sistema da Google, a única solução é substituir o aparelho por um modelo mais novo.
Descubra seu sistema operacional:
-
Android
Vá até as configurações do celular e procure por “Sobre o Telefone”.
Na próxima tela verifique se o número que aparece abaixo de “Versão Android” é superior a 2.37.
Caso seja, não precisa se preocupar.
Mas caso contrário, volte à tela anterior e clique em “Atualização de Sistema” pra descobrir se há como atualizar o aparelho.
-
iOs
No caso dos aparelhos Apple, vá até as Configurações, em seguida clique na opção ‘“Geral”, e depois em “Sobre “.
Na opção “Versão do Software” veja se o número é superior a 9. Se ele for, não há problema e o Whatsapp deve continuar funcionando normalmente.
Caso o número seja menor ou igual a 9, volte à tela anterior e clique em “Atualização de Software”. Mais uma vez, se não houver atualizações disponíveis, a solução é substituir o aparelho.
Windows Phone
Se você tem um Windows Phone já percebeu que o sistema operacional não roda o aplicativo desde 1 de janeiro. Neste caso, caso você queira continuar usando o Whatsapp, deve substituir o aparelho por algum com Android ou iOs mais recentes.
Ficou com alguma dúvida, ou não conseguiu descobrir seu sistema operacional? Conta pra gente aqui nos comentários que a gente te ajuda 😉