Fica cada vez mais difícil evitar os golpes no WhatsApp. Na maior parte das vezes, o celular atingido é um iPhone, e o golpista tem acesso ao aplicativo remotamente. Há também aqueles casos em que algum site, ou app, é o caminho para o roubo dos dados
Foi exatamente isso que aconteceu com João*. Depois de publicar um anúncio num site de vendas ele recebeu uma mensagem de alguém que se identificava como da equipe do próprio site. Como confirmação, João deveria informar o código recebido por SMS. No entanto, assim que enviou a sequência de números, ele se deu conta de que a mensagem servia para ativar o WhatsApp.
Ao tentar entrar no app novamente já não era possível fazer login. E em contato com a equipe do aplicativo para recuperar seu acesso, ele descobriu que poderia levar até 1 semana pra que a conta fosse devolvida. Enquanto isso, o golpista conseguiu pedir um “empréstimo” a uma amiga de João se passando por ele.
Essas situações são mais comuns do que a gente imagina, e na maioria das vezes geram ainda mais prejuízos. Pensando em buscar maneiras de evitar os golpes no WhatsApp, selecionamos dicas que aumentam a segurança no aplicativo de mensagens. Veja só:
Ative a verificação em 2 etapas
Ao ativar essa opção você cria uma senha numérica para todas as vezes que logar a sua conta num novo dispositivo. Então, além de precisar do código enviado ou da leitura do código QR, você ainda precisará inserir o PIN. Isso impede que o golpe do código SMS seja aplicado, por exemplo.
Pra ativar é bem simples: Acesse os ajustes do WhatsApp, e clique em “Conta”. Aí basta selecionar “Confirmação em duas etapas” e ativar. O ideal é colocar uma senha que você vá se lembrar depois.
Mantenha o app atualizado
Essa pode ser uma dica boba, mas manter o app atualizado é uma medida bem importante. Conforme novas brechas vão sendo descobertas na segurança de um aplicativo, seus desenvolvedores o modificam pra garantir que ele se torne mais seguro. Por isso, ative a atualização automática do WhatsApp, ou lembre-se de atualizá-lo sempre.
Desconecte sua conta de PCs compartilhados
Ao conectar o WhatsApp em computadores o login pode acabar ficando salvo. Mesmo que o app normalmente não abra quando longe do celular, o melhor é desconectar assim que terminar de usar o Web WhatsApp num pc compartilhado.
Gostou das nossas dicas? A gente ainda recomenda que você tenha muito cuidado ao passar informações ou códigos por sms. Caso receba alguma mensagem suspeita, entre em contato com a empresa para certificar-se de que aquele é um procedimento padrão.
Já sofreu um golpe desse tipo, ou tem alguma dica valiosa? Conta pra gente nos comentários! E não esqueça de compartilhar esse post com os amigos. Você ainda pode conferir mais notícias sobre o mundo tech no Blog Empório.
*O nome João é fictício e foi alterado para proteger a vitima do golpe.