O Mp, ou MegaPixel, é normalmente utilizado para identificar o tamanho da foto que uma câmera é capaz de capturar. 1 MegaPixel é o equivalente a 1.000 pixels, sendo essa uma maneira mais fácil de denominação. Isso significa que quanto maior a quantidade de Mp de uma câmera maior será a foto e, portanto, mais adaptável às telas maiores ela será.
O Mp faz diferença?
Ao comparar diferentes celulares pela câmera, será que observar o número do Mp pode ajudar na decisão? A resposta é não! Na maioria dos casos, as fotos captadas por celulares servem para posts de redes sociais, ou até para simples recordações. No caso das redes, elas acabando diminuindo a imagem de qualquer maneira para que o carregamento seja mais rápido. E mesmo em gravações de vídeo, o número não precisa ser grande.
O padrão de 12Mp visto em grande parte dos celulares mais caros já alcança o “tamanho” da imagem exibida numa televisão de resolução 4K. O que ocorre, então, nos aparelhos com uma quantidade maior de MegaPixels é a compressão de vários pixels em apenas um, visando criar uma resultado final bem melhor.
No entanto, no caso de fotógrafos profissionais, uma câmera com quantidade de Mp maior é muitas vezes necessária pensando no uso dessas fotos num tamanho bem maior, ou até mesmo no recorte delas.
A quantidade de MegaPixel pode atrapalhar?
Ainda que ter uma quantidade muito baixa de Mp possa ser ruim, um número alto pode ficar muito “pesado” para o aparelho. Se as outras atribuições da câmera não forem suficientes para uma quantidade grande de MegaPixels, ele pode acabar diminuindo a qualidade da fotografia ao invés de aumentar.
E como dissemos, 12Mp já são o suficiente para criar imagens com qualidade suficiente para uma televisão 4K. Então somente agora como surgimento de telas 8K esse número precisará ser um pouco maior.
Como escolher uma câmera?
E se a pergunta agora é o que observar numa câmera de celular, a gente indica que você fique de olho na abertura da lente, principalmente. Quanto maior, melhor tende a ser a qualidade das imagens e a sua adaptação a determinados ambientes.
Além disso, você pode checar se o software do aparelho costuma ter um processamento de imagens bom. Mesmo que os outros dois componentes sejam elevados, com um software que não processa bem as imagens, dificilmente se alcançará um resultado de boa qualidade. Na maioria dos casos, o pós processamento é a parte mais importante das câmeras, e a mais cara também. Para encontrar esse tipo de informações é possível consultar resenhas online, ou até mesmo analisar a qualidade de outros aparelhos da mesma marca.
Ficou com alguma dúvida? Comenta aqui embaixo que a gente te ajuda.
Mais dicas e notícias você confere no Blog Empório.