As mudanças do WhatsApp são uma grande polêmica desde o início do ano. O aplicativo resolveu atualizar sua política de privacidade, e agora pretende compartilhar as informações dos usuários com suas outras redes. Dessa forma, Facebook, Instagram e Messenger poderão ter acesso aos dados dos usuários.
Prazo final para aceitar as mudanças
Primeiro, a data limite para que os usuários aceitassem os novos termos do app era 8 de fevereiro. No entanto, por conta de uma indignação de grande parte dos usuários, a empresa decidiu prolongar o prazo, optando por 15 de maio.
O intuito da mudança, segundo o WhatsApp, foi acabar com qualquer fake news sobre as mudanças. Com o grande número de usuários que acabaram migrando para outras plataformas, a empresa optou por ter um prazo maior para explicar aos clientes do que se tratavam as atualizações.
O que vai mudar no WhatsApp
O novo prazo final para que os usuários finalmente aceitem as mudanças na plataforma está próximo. Sendo assim, precisamos entender o que realmente vai mudar para quem decidir não aceitar os novos termos do aplicativo.
Vale dizer que essas medidas valem tanto para quem recusou os novos termos, quanto para quem ainda não os aceitou. O app promete enviar lembretes mais frequentes para que o usuário escolha uma das opções, mas caso ele adie a decisão, também sofrerá com as consequências dentro do aplicativo.
Em primeiro lugar, já a partir do dia 15 de maio, o usuário que não concordar com os termos não poderá abrir sua lista de contatos. Ele pode responder mensagens e chamadas recebidas, mas não pode iniciar uma conversa, ou fazer uma chamada pelo aplicativo. Sendo assim, só será possível utilizar o WhatsApp através de suas notificações.
Se o usuário optar por não aceitar os termos algumas semanas depois de 15 de maio, ele também deixará de receber notificações e chamadas. Por último, se o aplicativo não for utilizado durante 120 dias, a conta será automaticamente excluída.
Isso significa que depois que alguém deixar de receber as notificações do app, tem até 4 meses para concordar com os termos, ou então ficar sem uma conta no aplicativo.
O que você achou das mudanças do WhatsApp? Vai aceitá-las, ou preferiu migrar para outra plataforma? Conta pra gente sua opinião nos comentários, e aproveite pra compartilhar esse post com os amigos que ainda não sabem da mudança.
Mais dicas e notícias sobre o mundo tech você confere no Blog Empório.